Anel do bujão: é necessário trocar ou é picaretagem barata?
Essa peça é barata, custa menos de R$ 50, mas precisa ser substituída em todas as trocas de óleo senão os danos ao motor serão grandes
Essa peça é barata, custa menos de R$ 50, mas precisa ser substituída em todas as trocas de óleo senão os danos ao motor serão grandes
A troca de óleo é a manutenção preventiva mais frequente feita em um carro. Ela é feita a cada revisão, com base na quilometragem ou no tempo. No serviço está incluso o lubrificante, o filtro de óleo e o anel de vedação do bujão do cárter, fora a mão de obra.
A parte mais barata no serviço é o anel de vedação do bujão, que custa menos de R$ 50. Alguns consumidores acham que essa troca é algum tipo de picaretagem para o mecânico lucrar um trocado a mais, porém essa peça pequena e barata possui uma importância grande.
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A função do componente está no próprio nome, ele faz a vedação do parafuso (bujão roscado) que fecha o cárter após a troca do óleo. Para garantir que não haja vazamentos, o anel de vedação se deforma durante o aperto do bujão roscado.
Caso o componente não seja substituído após uma troca de óleo, ele não irá vedar adequadamente. Isso resultará em um vazamento do lubrificante, que causará problemas catastróficos ao motor.
Trabalhar com um nível baixo de óleo no motor aumenta o desgaste dos componentes internos que são lubrificados por ele. O aumento de atrito causa aumento do consumo e perda de força, já que é exigido um maior esforço para o carro funcionar.
Se o óleo vazar por completo e se esgotar, não haverá a lubrificação e o motor irá travar. Aí a solução, caso seja recuperável, é uma retífica completa do propulsor. Tudo por causa da economia de uma peça que custa menos de R$ 50.
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O óleo vazar não poderá você ver na chão de sua garagem? Intõsses mó de quê a troca, sóis? Picaretagem é ouvi isso.
Se tiver vazamento vai aparece quando para e pode ser substituído . Não precisa esperar zerar o óleo para verificar. Pode não ser picaretagem, mas nem swmpre é necessária s substituição.
Nunca precisei trocar isso.
Picaretagem e cobrar R$ 50,00 por uma arruela de alumínio. Deram um nome pomposo para uma simples arruela que custa centavos.
Aí, se vc trocar o óleo e, depois perceber que o anel do bujão não foi trocado, vira o carro de ponta cabeça para o óleo não vazar, tira o bujão e põe o anel de vedação novo. Rsrsrsrs… brincadeiras à parte, na próxima troca, acho que tenho que levar em um lugar que levanta o carro, troca o óleo, bujao, anel de vedação e tudo junto. Faz umas 5 trocas que eu levo no mesmo lugar e a troca é feita por sucção. Troco a cada 5 mil km. Mas tô com medo de começar a acumular borra de óleo no fundo.
Minha nossa,então o anel de vedação,bujao do cárter são descartaveis pra em toda troca do óleo serem trocados?,nunca vi isso,ainda mais uma arruela de vedação ser menos de 50,00?,que doideira,outra coisa,a troca do óleo a vácuo é a pior de todas por que nunca a troca fica tão mais garantida como é pelo bujao do cárter,quem quiser trocar a vácuo que troque,mas nunca fica tão garantida quanto é pelo bujao do cárter.
Ótima orientação