Cuidado: o protetor de cárter pode ser um destruidor de motor!

Nem todos os modelos de automóveis têm instalado o protetor de cárter de fábrica. Porém, alguns podem instalá-los depois, já outros não

Por Boris Feldman23/04/19 às 14h25

O protetor do cárter é uma chapa de aço que se coloca sob o motor para protegê-lo de eventuais obstáculos. Pedras, lombadas, tampas de bueiro viradas, ou outros podem atingi-lo na parte inferior (onde fica o cárter, o depósito do óleo lubrificante) e danificá-lo. Pode ficar restrito a um amassado, mas pode também rompê-lo e, neste caso, deixar o óleo vazar.

o protetor de cárter
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Muitos automóveis já fundiram o motor porque o cárter se rompeu, o óleo vazou até a última gota, a luz de alerta (provavelmente) se acendeu mas o motorista, distraído, não percebeu. E era-se uma vez um motor…

O protetor do cárter pode vir instalado de fábrica mas, em geral, é vendido como acessório. Por ser barato, muitas concessionárias o ofertavam durante a negociação de venda do automóvel. Entretanto, novas tecnologias aplicadas ao motor e à estrutura do carro podem inviabilizar o protetor.

Possíveis problemas

A Volkswagen, por exemplo, passou recentemente a projetar a parte inferior do cárter bem mais resistente para resistir a impactos. A montadora não recomenda instalar o acessório. Se o seu automóvel não veio equipado de fábrica com o protetor de cárter, procure saber (pelo 0800 – SAC) se o modelo pode ou não recebê-lo.

Entretanto, há modelos em que não se deve instalar o protetor: as fábricas argumentam que ele poderia desviar a água da rua para o filtro de ar e acabar danificando o motor.

Outro problema seria o protetor prejudicar a refrigeração, desviar o fluxo de ar que ventila o motor. E finalmente, existem alguns projetos em que o motor, no momento de um acidente do automóvel com impacto frontal, deveria ir para baixo, em direção ao piso. Mas o protetor pode impedir e o motor acaba avançando para dentro da cabine de passageiros.

Veja também: Protetor de cárter pode ser instalado em carros sem esse acessório?

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário