Cuidado: o protetor de cárter pode ser um destruidor de motor!

Nem todos os modelos de automóveis têm instalado o protetor de cárter de fábrica. Porém, alguns podem instalá-los depois, já outros não

protetor carter shutterstock 1371483356
Por Boris Feldman
Publicado em 23/04/2019 às 14h25
Atualizado em 23/04/2019 às 14h39

O protetor do cárter é uma chapa de aço que se coloca sob o motor para protegê-lo de eventuais obstáculos. Pedras, lombadas, tampas de bueiro viradas, ou outros podem atingi-lo na parte inferior (onde fica o cárter, o depósito do óleo lubrificante) e danificá-lo. Pode ficar restrito a um amassado, mas pode também rompê-lo e, neste caso, deixar o óleo vazar.

o protetor de cárter
(Fabiano Azevedo/AutoPapo)

Muitos automóveis já fundiram o motor porque o cárter se rompeu, o óleo vazou até a última gota, a luz de alerta (provavelmente) se acendeu mas o motorista, distraído, não percebeu. E era-se uma vez um motor…

O protetor do cárter pode vir instalado de fábrica mas, em geral, é vendido como acessório. Por ser barato, muitas concessionárias o ofertavam durante a negociação de venda do automóvel. Entretanto, novas tecnologias aplicadas ao motor e à estrutura do carro podem inviabilizar o protetor.

Possíveis problemas

A Volkswagen, por exemplo, passou recentemente a projetar a parte inferior do cárter bem mais resistente para resistir a impactos. A montadora não recomenda instalar o acessório. Se o seu automóvel não veio equipado de fábrica com o protetor de cárter, procure saber (pelo 0800 – SAC) se o modelo pode ou não recebê-lo.

Entretanto, há modelos em que não se deve instalar o protetor: as fábricas argumentam que ele poderia desviar a água da rua para o filtro de ar e acabar danificando o motor.

Outro problema seria o protetor prejudicar a refrigeração, desviar o fluxo de ar que ventila o motor. E finalmente, existem alguns projetos em que o motor, no momento de um acidente do automóvel com impacto frontal, deveria ir para baixo, em direção ao piso. Mas o protetor pode impedir e o motor acaba avançando para dentro da cabine de passageiros.

Veja também: Protetor de cárter pode ser instalado em carros sem esse acessório?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Clair Taques Zelenski 6 de janeiro de 2023

Corrigindo: ano 2016

Avatar
Clair Taques Zelenski 6 de janeiro de 2023

O meu carro está com o protetor plástico quebrado, eu estou querendo colocar o de aço, é aconselhável? O carro é um Sandero 2026.

Avatar
Clair Taques Zelenski 6 de janeiro de 2023

Corrigindo: ano 2016

Avatar
Renato Texeira 28 de outubro de 2020

Nos dois últimos carros que eu tive não usei protetor de cárter metálico e mesmo ficando 4 anos com cada um deles não fez falta. Acredito que a proteção plástica ou os motores recuados que vem na maioria dos carros atualmente já dá proteção suficiente para quem roda só no asfalto. Acho que o protetor de cárter metálico só faz falta em veículos que rodam mais no campo e em locais não pavimentados, tanto que muitas caminhonetes e SUVs a diesel já vem com este item de fábrica.

Avatar
Pedro Geraldo Ruas 13 de outubro de 2020

O Caráter protetor do motor, de feltron e melhor que o de ferro.

Avatar
Deixe um comentário