Anota aí, Neymar: 7 fabricantes de veículos das Arábias

Além de suas Ferraris e Bugattis, Cristiano Ronaldo e Neymar também terão à disposição muitos supercarros “locais”

w motors fenir branco em movimento
O menino Ney não terá do que reclamar dos modelos árabes (Foto: W Motors | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 17/08/2023 às 11h02

De uma hora para a outra, o futebol árabe foi alçado ao nível de uma Champions League. Com a ida de Cristiano Ronaldo e, mais recentemente, Neymar (que acaba de assinar com o Al-Hilal), a Arábia Saudita chamou ainda mais a atenção. Não bastassem os petrodólares, xeques que ostentam à exaustão e os super carros nas ruas, grandes craques também farão parte da paisagem local.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Mas como uma coisa puxa a outra, os boleiros endinheirados poderão recorrer também a carrões locais. Na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos e na Península Arábica existem muitas marcas de veículos com possantes de dar inveja. Conheça agora 7 fabricantes de veículos das Arábias.

Al-Araba

al araba frente e lateral neymar
Apresentado há 20 anos,  cupê de luxo tinha linhas futuristas e era equipado com motor 1.5 turbo (Foto: Al-Araba)

Considerada a primeira fabricante de veículos civis da Arábia Saudita, a marca nasceu de uma joint-venture com prazo de validade entre a empresa de blindagem Al-Araba Company e o estúdio indiano DC Design. No Salão de Genebra de 2003, foi mostrado o Al Araba 1.

Com 4,57 metros de comprimento e 1,25 metro de altura, o cupê de duas portas usava como base o Mitsubishi Lancer EVO. Tinha tração integral e motor quatro cilindros 1.5 turbo fornecido pela fabricante japonesa.

A ideia era fazer um carro para lá de exclusivo. Teve pouquíssimas unidades produzidas, ao preço de US$ 270 mil, cada. E finada a produção, a parceria também chegou ao fim

Noor Majan

noor majan lateral portas abertas neymar
Estranho, o Noor Majan iE1 é um sedã que mistura portas do tipo asa de gaivota com as do tipo tesoura (Foto: Internet)

No ano passado a empresa com sede em Omã apresentou um protótipo de carro elétrico que parece ter vindo do filme Mad Max. Fruto de uma parceria entre a Noor Majan e a australiana Mays Motors, o iE1 tem carroceria de fibra de carbono, autonomia de 500 km com uma única carga e pode acelerar de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos.

Segundo as fabricantes, 500 unidades do veículo já foram encomendadas e a produção está prevista para a cidade de Barka.

Zarooq

zarooq motors suv laranja frente neymar
A Zarooq Motors oferece o carro ideal para o deserto, segundo ela mesma; seu SUV tem jeito de supercarro mais foi feito para vencer qualquer terreno (Foto: Zarooq Motors | Divulgação)

Com base em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Zarooq produz um SUV esportivo e com pegada para lá de off-road. A fabricante das Arábias diz que o SandRacer tem design italiano, engenharia alemã e mecânica estadunidense.

Na verdade, o bugue esportivo usa motor V6 central de origem Nissan com potências que vão de 313 cv a 507 cv. A fabricação fica a cargo da Campos Racing, que já teve passagem pela Fórmula 1. A ideia da marca é participar de ralis internacionais e nacionais, como o Dubai Off-Road Racing Track, realizado em circuito em areia. Se Neymar quiser pegar uma duna, esse é o carro.

Elibriea

elibriea frente e lateral cinza portas tesoura abertas neymar
O “Bugatti do deserto” é o primeiro carro da indústria automotiva catari (Foto: Elibriea | Divulgação)

O primeiro carro do Catar ainda não saiu da fase protótipo. Em fevereiro de 2016, a Elibriea apresentou seu conceito de superesportivo. Com desenho de traços retos que lembra o de muitos modelos da Lamborghini, o cupê usa motor V8 de 525 cv e promete 0 a 100 km/h abaixo dos 4 segundos. Mas continua na promessa.

Lykan (olha este, Neymar)

lykan preto frente e lateral
Protagonista de uma das cenas mais “realistas” de “Velozes & Furiosos 7”, o Lykan é o supercarro das Arábias e pode agradar ao ex-menino Neymar (Foto: Lykan | Divulgação)

Talvez a mais famosa entre as fabricantes de veículos das Arábias. Criado pela W Motors (que tinha sede em Beirute, no Líbano, e se transferiu para os Emirados – e que também é dona da Zarooq), o Lykan é um supercarro tratado pela própria marca como “veloz e furioso”.

Nada exagerado. Exagerados, a propósito, são os números do Lykan. Motor 3.7 de 780 cv de potência, 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima limitada em… 395 km/h!

Fenyr SuperSport

fenyr supersport azul frente e lateral
Produzido artesanalmente pela W Motors, o Fenyr SuperSport é mais exclusivo que um Chiron e poderia agradar ao craque Neymar (Foto: W Motors | Divulgação)

Outra marca da W Motors, outro superesportivo de números surpreendentes. Lançado em 2015 durante uma feira em Dubai, o Fenyr é equipado com motor biturbo 3.8, com seis cilindros e 811 cv de potência.

Desta forma, alcança os 100 km/h em 2,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 400 km/h. A produção é bem limitada: 25 unidades por ano, apenas.

Ceer, para os parças do Neymar irem ao mercado

ceer suv vermelho lateral
A Ceer quer se estabelecer como referência em carros elétricos na maior região petrolífera do mundo (Foto: Ceer | Divulgação)

Em um dos maiores produtores de petróleo do mundo, chega a ser curioso falar em fábrica de carro elétrico. Mas é isso mesmo. Dentro do plano Vision 360 do governo saudita, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman criou a Ceer, a primeira montadora de EVs do país árabe.

A fabricante das Arábias recebeu financiamento do Fundo Público de Investimento saudita e estabeleceu parcerias com BMW e Foxconn. A ideia é produzir os primeiros sedãs e SUVs elétricos do país.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário