Apple CarPlay: o que é? Para que serve? Como conectar?
Sistema de conectividade da Apple para multimídia de automóveis oferece recursos de entretenimento e navegação
Sistema de conectividade da Apple para multimídia de automóveis oferece recursos de entretenimento e navegação
O multimídia se tornou um item praticamente obrigatório nos automóveis. Com exceção das versões mais básicas de hatches compactos e picapes de trabalho, quase todo carro conta com a tela embarcada.
VEJA TAMBÉM:
E nos últimos anos todas elas passaram a ser compatíveis com sistemas de conectividade de smartphones. Os líderes do mercado são Android Auto e Apple Carplay.
O Apple CarPlay é o serviço de conectividade da marca da maçã. Ele permite que funções do iPhone sejam comandadas pela tela do multimídia do carro. Atualmente, mais de 800 modelos de 77 marcas contam com a função.
O sistema entrou em operação em março de 2014. No Brasil, o serviço se tornou disponível em meados de 2015, com a atualização 8.3 do sistema operacional iOS. O primeiro modelo habilitado para rodar o Apple CarPlay foi o Volkswagen Fox, quando ganhou a linha 2016.
A interface do Apple CarPlay segue o mesmo padrão do iPhone e praticamente não sofreu mudanças desde então. Os ícones dos aplicativos são os mesmos e é possível que cada usuário customize o fundo da tela da maneira que achar mais agradável.
Conectar o Apple CarPlay não tem segredos. Ela pode ser sem fio, ou cabeada. Basicamente, automóveis compatíveis fabricados entre 2015 e 2020 só permitiam conexão via cabo.
Em junho de 2020, quando a Fiat lançou a segunda geração da Strada, a central Uconnect foi a primeira a permitir conexão sem fio. A partir daí, a maioria dos automóveis produzidos passaram a se conectar sem a necessidade de cabo usando sinal Wi-Fi.
Como toda conexão, é necessário primeiro acesso via Bluetooth com o iPhone e na sequência autorizar o uso do Apple CarPlay. Basta procurar a central pelo Bluetooth do celular e fazer a conexão.
A conexão também pode ser feita via cabo. O processo é ainda mais simples. Basta conectar o telefone por uma das saídas USB (ou USB C).
O Apple CarPlay replica boa parte dos aplicativos nativos do iPhone. São eles:
No entanto, há uma grande variedade de aplicativos de terceiros disponíveis, que inclusive são mais acessados que os nativos. São eles:
O Apple CarPlay permite conexão com 37 versões do iPhone. Todos os modelos a partir do iPhone 5 estão habilitados a se conectar.
O uso do Apple CarPlay sem fio garante usufruir do sistema sem a necessidade de ter um cabo. Por outro lado há o maior consumo de bateria, o que pode deixar o usuário na mão. Uma solução presente em automóveis mais sofisticados são os carregadores por indução. Ele permite regenerar a carga da bateria sem a necessidade de cabo.
No entanto, é preciso salientar que a recarga é mais lenta que em um cabo USB convencional e muito mais devagar quando usamos porta USB C. Além disso, a recarga por indução combinada com a transmissão de dados eleva o calor do celular. Há carros como Fiat Fastback e Renault Kardian que conta com saída de ventilação direcionada para a base de recarga. Mas é sempre bom ficar atento para não deixar que seu smartphone superaqueça.
O recomendável é ter sempre um cabo no porta-luvas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |