Ar-condicionado não gela? Descubra como derrotar a onda de calor
Ar-condicionado merece atenção o ano todo, mas é nas ondas de calor que o motorista descobre que há problemas quando ele para de gelar
Ar-condicionado merece atenção o ano todo, mas é nas ondas de calor que o motorista descobre que há problemas quando ele para de gelar
O ar-condicionado se tornou um item essencial nos automóveis. Se até poucos anos, o equipamento era vendido como opcional, hoje está presente em todos os modelos, até mesmo nos mais baratos.
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Mas como todo equipamento de um automóvel, o ar-condicionado merece cuidados periódicos. E a falta de atenção pode comprometer seu funcionamento, principalmente em dias de calor extremo, como o que estamos passando em fevereiro em várias partes do Brasil.
Primeiramente é preciso entender como o ar-condicionado funciona. Ele conta com um compressor que suga o ar ambiente e o faz passar por uma tubulação em contato com tubos por onde circula o gás refrigerante. Esse contato reduz a temperatura do ar sugado que é direcionado para dentro da cabine do automóvel.
Isto posto, vamos dar algumas dicas para manter o ar-condicionado gelado, sem falta de potência. Confira:
A função do filtro é reter impurezas para dentro do sistema de circulação de ar. No entanto, é preciso fazer a troca dele rotineiramente, de acordo com o que preconiza o manual do proprietário. Especialistas recomendam fazer a troca a cada seis meses e nunca passar de um ano.
Isso porque o acúmulo de impurezas compromete o fluxo de ar que circula dos dutos. Assim, o ar circula com menos potência. Além disso, há também a proliferação de ácaros que podem causar problemas respiratórios nos ocupantes.
Uma dica interessante para reduzir a formação de ácaros é desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino para que a umidade gerada na condensação evapore e evite a proliferação de microorganismos.
Um problema recorrente que muitos motoristas passam no momento de calor é descobrir que o ar-condicionado não está gelando. Esse problema é geralmente causado por dois fatores.
O primeiro é um defeito no compressor, que não arma e não consegue refrigerar o ambiente. Nesse caso, é preciso levar o carro para um especialista em ar-condicionado para descobrir a origem do defeito.
Outro problema que pode acarretar na falta de potência do ar-condicionado pode ser fissuras nas mangueiras que enviam o ar-resfriado para o sistema de ventilação. A tubulação tende a ressecar com a passagem dos anos e apresentar fissuras que provocam vazamentos.
Verificar o estado de conservação das mangueiras e tubos do sistema de ar-condicionado é fundamental para o bom funcionamento e garantir a ventilação geladinha no interior.
O gás do ar-condicionado pode durar por toda vida útil do automóvel. Mas quando o gás acaba é porque há algum vazamento no sistema, composto por peças como cilindro, tubos, condensador e compressor.
Assim, se seu carro está com sistema de ar-condicionado em pleno funcionamento, sem vazamento de gás, sem filtro de cabine sujo, mas o ar não gela, uma dica é conferir se a circulação está aberta ou fechada.
Ativar a recirculação impede a entrada de ar externo na cabine, o que evita a mistura com o ar refrigerado. Assim, a temperatura mais baixa se sustenta por mais tempo.
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