Ar-condicionado não gela? Descubra como derrotar a onda de calor

Ar-condicionado merece atenção o ano todo, mas é nas ondas de calor que o motorista descobre que há problemas quando ele para de gelar

AR CONDICIONADO NÃO GELA MULHER AO VOLANTE shutterstock
Nestes dias de ondas de calor não tem nada pior que um ar-condicionado que não gela (Fotos: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 22/02/2025 às 11h00

O ar-condicionado se tornou um item essencial nos automóveis. Se até poucos anos, o equipamento era vendido como opcional, hoje está presente em todos os modelos, até mesmo nos mais baratos.

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Mas como todo equipamento de um automóvel, o ar-condicionado merece cuidados periódicos. E a falta de atenção pode comprometer seu funcionamento, principalmente em dias de calor extremo, como o que estamos passando em fevereiro em várias partes do Brasil.

AR CONDICIONADO NÃO GELA MÃO NA SAIDA DE AR shutterstock
Muitos fatores podem impedir o funcionamento correto do ar-condicionado do carro

Primeiramente é preciso entender como o ar-condicionado funciona. Ele conta com um compressor que suga o ar ambiente e o faz passar por uma tubulação em contato com tubos por onde circula o gás refrigerante. Esse contato reduz a temperatura do ar sugado que é direcionado para dentro da cabine do automóvel.

Isto posto, vamos dar algumas dicas para manter o ar-condicionado gelado, sem falta de potência. Confira:

Troca do filtro de cabine

A função do filtro é reter impurezas para dentro do sistema de circulação de ar. No entanto, é preciso fazer a troca dele rotineiramente, de acordo com o que preconiza o manual do proprietário. Especialistas recomendam fazer a troca a cada seis meses e nunca passar de um ano.

shutterstock filtro de cabine ar condicionado sendo removido do carro
Filtro de cabine acumula sujeira que impede o fluxo de ar, além de ser um berçário para ácaros e fungos

Isso porque o acúmulo de impurezas compromete o fluxo de ar que circula dos dutos. Assim, o ar circula com menos potência. Além disso, há também a proliferação de ácaros que podem causar problemas respiratórios nos ocupantes.

Uma dica interessante para reduzir a formação de ácaros é desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino para que a umidade gerada na condensação evapore e evite a proliferação de microorganismos.

Defeitos que podem impedir de o ar-condicionado gelar

Um problema recorrente que muitos motoristas passam no momento de calor é descobrir que o ar-condicionado não está gelando. Esse problema é geralmente causado por dois fatores.

O primeiro é um defeito no compressor, que não arma e não consegue refrigerar o ambiente. Nesse caso, é preciso levar o carro para um especialista em ar-condicionado para descobrir a origem do defeito.

tubulacao de gas refrigerante do ar condicionado do carro
Tubulação do ar-condicionado conta com mangueiras de borracha que podem apresentar fissuras com o passar dos anos

Outro problema que pode acarretar na falta de potência do ar-condicionado pode ser fissuras nas mangueiras que enviam o ar-resfriado para o sistema de ventilação. A tubulação tende a ressecar com a passagem dos anos e apresentar fissuras que provocam vazamentos.

Verificar o estado de conservação das mangueiras e tubos do sistema de ar-condicionado é fundamental para o bom funcionamento e garantir a ventilação geladinha no interior.

Reposição do gás do ar-condicionado quando não gela

REPOSIÇÃO GÁS AR CONDICONADO SHUTTERSTOCK
Reposição do gás refrigerante demanda inspeção para localizar pontos de vazamento no sistema de ar-condicionado

O gás do ar-condicionado pode durar por toda vida útil do automóvel. Mas quando o gás acaba é porque há algum vazamento no sistema, composto por peças como cilindro, tubos, condensador e compressor.

Recirculação ajuda a gelar o ar-condicionado

Assim, se seu carro está com sistema de ar-condicionado em pleno funcionamento, sem vazamento de gás, sem filtro de cabine sujo, mas o ar não gela, uma dica é conferir se a circulação está aberta ou fechada.

Ativar a recirculação impede a entrada de ar externo na cabine, o que evita a mistura com o ar refrigerado. Assim, a temperatura mais baixa se sustenta por mais tempo.

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