Tração quattro eleva performance e segurança de Audi A4 e A5
Agora, todos os carros da montadora alemã, com exceção do compacto A3, serão vendidos apenas com tração integral
Agora, todos os carros da montadora alemã, com exceção do compacto A3, serão vendidos apenas com tração integral
A Audi decidiu que irá comercializar (quase) toda a sua linha 2024/2024 de automóveis no Brasil com a tradicional tração integral quattro – a única exceção será o compacto o A3. As últimas novidades apresentadas dentro dessa nova diretriz foram os modelos A4 e A5.
Junto do renomado sistema de tração, a marca alemã aplicou leves retoques no visual e adicionou novos equipamentos à dupla. No A5 foi acrescentada também a versão Advanced para complementar a gama. Os dois terão apenas a opção de motor 2.0 turbo TSI com 204 cv – ele já foi mais potente, mas restrições impostas pela legislação antiemissões provocaram a redução. O torque é de 32,6 kgfm.
VEJA TAMBÉM:
Para os dois modelos, a velocidade máxima está limitada em 210km/h. A diferença no 0 a 100 km/h é ínfima: enquanto os sedan faz em 6,7 segundos, o cupê gasta 6,8 segundos. Nos dois modelos a melhora em aceleração foi de 0,4 segundo em relação à versão com tração dianteira.
O pacote de equipamentos do Audi A4 quattro inclui faróis full-LED matriciais, pacote ADAS, ar-condicionado automático com três zonas e banco do motorista com regulagem elétrica incluindo apoio lombar, luz ambiente.
A diferença entre as duas versões do A4 Quattro ficam na decoração mais esportiva do S Line, que inclui rodas de 19 polegadas e bancos com desenho mais envolvente. Os únicos opcionais são a pintura metálica, por R$ 2.200, e o teto solar, que custa R$ 11 mil. No S Line existe também uma opção de roda com desenho diferente também por R$ 11 mil.
A Audi vendia o A5 apenas na versão S Line, com visual mais esportivo. Agora, junto da tração Quattro, o cupê de quatro portas ganhou a versão Advanced com visual mais comportado e preço menor.
O pacote de equipamentos do A5 Advanced bancos dianteiros com regulagem elétrica, chave presencial, painel digital, pacote ADAS, ar-condicionado automático com três zonas, rodas de 19 polegadas, faróis full LED matriciais, teto solar panorâmico, luz ambiente, sistema de som com oito alto-falantes e bancos revestidos em couro.
Na versão S Line são acrescentados os seguintes itens: para-choques esportivos, memória para a regulagem dos retrovisores e banco do motorista, sistema de som premium, rodas de 20 polegadas, bancos dianteiros esportivos e pacote de luz ambiente expandido.
Os Audi A4 e A5 têm praticamente as mesmas dimensões, com 4,75 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,82 metros. O A5 oferece um porta-malas ligeiramente maior, com capacidade de 465 litros, contra 460 l do A4.
A tração quattro (com q minúsculo) é uma marca registrada da Audi, que sempre apostou na tração integral como um diferencial para seus veículos – alguns deles ícones das pistas de rali. No caso dos modelos A4 e A5, o sistema usado é o Haldex.
Na maior parte do tempo a tração é dianteira, mas em caso de demanda, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma absolutamente imperceptível. Em curvas de alta, o A5, modelo que colhemos nossas impressões, parecia transitar sobre trilhos (com o perdão do clichê).
Também fizemos algumas simulações de mudança repentina de faixa, como slalom e um “quase” teste do alce. Também com o carro abslutamente sobre controle – o motorista que não tem demanda por performance tem ganho em segurança.
O motor com potência razoável para a categoria atende bem às necessidades em uso cotidiano e tranquilidade para um bom ritmo em rodovias.
Acabamento e ergonomia típicos da marca alemã: seria possível identificar que se trata de um Audi mesmo que as quatro argolas ficassem cobertas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |