Tração quattro eleva performance e segurança de Audi A4 e A5

Agora, todos os carros da montadora alemã, com exceção do compacto A3, serão vendidos apenas com tração integral

audi a5 quattro advanced azul frente em movimento
Audi A5 tem a carroceria do tipo "cupê de 4 portas" (Fotos: Audi | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 02/06/2024 às 15h03

A Audi decidiu que irá comercializar (quase) toda a sua linha 2024/2024 de automóveis no Brasil com a tradicional tração integral quattro – a única exceção será o compacto o A3. As últimas novidades apresentadas dentro dessa nova diretriz foram os modelos A4 e A5.

Preços do Audi A4 2024/2024

  • Audi A4 Prestige: R$ 333.990
  • Audi A4 S Line: R$ 359.990

Preços do Audi A5 2024/2024

  • Audi A5 Advanced: R$ 359.990
  • Audi A5 S Line: R$ 394.990

Junto do renomado sistema de tração, a marca alemã aplicou leves retoques no visual e adicionou novos equipamentos à dupla. No A5 foi acrescentada também a versão Advanced para complementar a gama. Os dois terão apenas a opção de motor 2.0 turbo TSI com 204 cv – ele já foi mais potente, mas restrições impostas pela legislação antiemissões provocaram a redução. O torque é de 32,6 kgfm.

VEJA TAMBÉM:

Para os dois modelos, a velocidade máxima está limitada em 210km/h. A diferença no 0 a 100 km/h é ínfima: enquanto os sedan faz em 6,7 segundos,  o cupê gasta 6,8 segundos. Nos dois modelos a melhora em aceleração foi de 0,4 segundo em relação à versão com tração dianteira.

Audi A4 quattro

O pacote de equipamentos do Audi A4 quattro inclui faróis full-LED matriciais, pacote ADAS, ar-condicionado automático com três zonas e banco do motorista com regulagem elétrica incluindo apoio lombar, luz ambiente.

A diferença entre as duas versões do A4 Quattro ficam na decoração mais esportiva do S Line, que inclui rodas de 19 polegadas e bancos com desenho mais envolvente. Os únicos opcionais são a pintura metálica, por R$ 2.200, e o teto solar, que custa R$ 11 mil. No S Line existe também uma opção de roda com desenho diferente também por R$ 11 mil.

Audi A5 quattro

audi a5 quattro advanced azul traseira em movimento
Graças a tração integral, a aceleração melhorou

A Audi vendia o A5 apenas na versão S Line, com visual mais esportivo. Agora, junto da tração Quattro, o cupê de quatro portas ganhou a versão Advanced com visual mais comportado e preço menor.

O pacote de equipamentos do A5 Advanced bancos dianteiros com regulagem elétrica, chave presencial, painel digital, pacote ADAS, ar-condicionado automático com três zonas, rodas de 19 polegadas, faróis full LED matriciais, teto solar panorâmico, luz ambiente, sistema de som com oito alto-falantes e bancos revestidos em couro.

Na versão S Line são acrescentados os seguintes itens: para-choques esportivos, memória para a regulagem dos retrovisores e banco do motorista, sistema de som premium, rodas de 20 polegadas, bancos dianteiros esportivos e pacote de luz ambiente expandido.

Dimensões

audi a5 quattro advanced interior painel

Os Audi A4 e A5 têm praticamente as mesmas dimensões, com 4,75 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,82 metros. O A5 oferece um porta-malas ligeiramente maior, com capacidade de 465 litros, contra 460 l do A4.

Tração garante segurança e performance

A tração quattro (com q minúsculo) é uma marca registrada da Audi, que sempre apostou na tração integral como um diferencial para seus veículos – alguns deles ícones das pistas de rali. No caso dos modelos A4 e A5, o sistema usado é o Haldex.

Na maior parte do tempo a tração é dianteira, mas em caso de demanda, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma absolutamente imperceptível. Em curvas de alta, o A5, modelo que colhemos nossas impressões, parecia transitar sobre trilhos (com o perdão do clichê).

Também fizemos algumas simulações de mudança repentina de faixa, como slalom e um “quase” teste do alce. Também com o carro abslutamente sobre controle – o motorista que não tem demanda por performance tem ganho em segurança.

O motor com potência razoável para a categoria atende bem às necessidades em uso cotidiano e tranquilidade para um bom ritmo em rodovias.

Acabamento e ergonomia típicos da marca alemã: seria possível identificar que se trata de um Audi mesmo que as quatro argolas ficassem cobertas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário