Audi Q3 Sportback 2023: Já guiamos o SUV cupê alemão
Conferimos o Audi Q3 Sportback, que chega ao mercado partindo de R$ 316 mil, com 231 cv sob o capô e uma silhueta arrebatadora
Conferimos o Audi Q3 Sportback, que chega ao mercado partindo de R$ 316 mil, com 231 cv sob o capô e uma silhueta arrebatadora
A Audi apresentou o Q3 Sportback, versão cupê de seu SUV compacto, que chega para ampliar o portfólio das quatro argolas. O modelo conta com os mesmos atributos técnicos do utilitário “convencional”, mas chama atenção pelo estilo mais esportivo.
Oferecido em duas versões – Performance 2.0 (R$ 315.990) e Performance Black 2.0 (R$ 339.990) -, a grande novidade é que cupê e SUV passam a ser fabricados no Brasil, a partir de julho.
VEJA TAMBÉM:
A versão testada foi produzida na Hungria, assim como a primeira remessa entregue à rede de concessionários. No entanto, a marca garante que trata-se do mesmo carro, uma vez que os Q3 nacionalizados serão montados em regime CKD. Ou seja, os kits vêm desmontados da Europa e são unidos na linha de São José dos Pinhais (PR).
Guiamos a versão Performance Black, que se destaca pelo para-choques com molduras mais esportivas, acabamento com elementos em preto (como sugere o nome) e um pacote farto de conteúdos.
Por dentro, o SUV tem apelo esportivo com soleiras em alumínio, volante com base achatada e as inscrições S Line, que indicam a chancela mais estilosa da marca alemã.
Além do visual, ele ainda conta com itens como bancos esportivos (com ajuste elétrico), acabamento em alcântara, teto solar panorâmico, sistema de áudio com 10 alto-falantes e 180 Watts, além de rodas aro 19.
O pacote ainda conta com itens como quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, abertura do porta-malas com “sensor de pé”
A marca ainda oferece como opcional na versão Performance Black assistentes de condução. O pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de permanência em faixa, alerta de colisão e frenagem emergencial. O acréscimo na nota fiscal é de R$ 15 mil.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa: Como o Q3 Sportback se comporta. O Q3 Sportback tem comportamento arisco. O motor TFSI 2.0 de 231 cv e 34,6 kgfm de torque é um velho conhecido no mercado brasileiro. Essa unidade já equipou modelos com Volkswagen Golf GTI além de vários modelos da Audi e ainda está disponível no Jetta GLI.
No entanto, ele é conectado a uma transmissão automática de oito marchas, que supera em muito a caixa de seis velocidades do sedã da VW. Com todo o torque disponível a partir de 1.700 rpm, o Q3 Sportback acelera rápido. O pico de potência surge apenas aos 5 mil giros, o que provoca um delicioso ruído áspero, que instiga a acelerar ainda mais.
Ele ainda conta com borboletas para trocas manuais. Essas aletas são perfeitas quando se acelera em pistas sinuosas como a estrada que conecta a rodovia Presidente Dutra (BR-116) à cidade de Parati (RJ). Para o Brasil, a Audi ajustou a suspensão (independente com McPherson, na frente, e multilink atrás) do Q3 Sportback. Segundo a marca, ele ficou 18 mm mais alto no eixo dianteiro e 13,5 mm, no traseiro.
Mas isso não compromete a estabilidade desse SUV, que literalmente se comporta como um cupê. Claro que o carro conta com tração integral Quattro, de quinta geração, capaz de distribuir o torque meio a meio entre eixos, além do pacote eletrônico que faz até os menos habilidosos se sentirem o verdadeiro Walter Röhrl, à bordo de Sport Quattro S1.
No entanto, se o amigo pensa na comodidade para o uso familiar, o Q3 Sportback oferece ainda bom espaço interno para quatro ocupantes. Ele ainda conta com porta-malas para 540 litros, que pode subir para 1.700 bom o encostos rebatidos. E se a bagagem for volumosa e a lotação completa, os bancos traseiros contam com trilhos que podem deslizar os assentos em até 13 cm.
Ou seja, dá para arrepiar, dá para viajar. Agora é fazer o Pix.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
É um Nivus de mais de 300 mil kkkkkkkkkk
Que beleza