RS 4 Avant: pilotamos a perua de 450 cavalos da Audi
Modelo é um verdadeiro esportivo "disfarçado" de carro familiar; perua chega ao mercado este mês tabelada em R$ 546.990
Modelo é um verdadeiro esportivo "disfarçado" de carro familiar; perua chega ao mercado este mês tabelada em R$ 546.990
do A Audi lançou, no Brasil, a quarta geração do RS 4 Avant. Esportivo é equipado com motor V6 de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência e entrega 61 kgfm de torque. Preços do modelo, que será entregue a partir deste mês, partem de R$ 546.990.
Andamos no RS 4 Avant no autódromo Vello Cittá, em Mogi Guaçu (SP). Para “ajudar” estava chovendo, o que deixou evidente tratar-se de um veículo muito acima do que é normal no universo automotivo.
A tração integral Quattro empolga! Mesmo em piso molhado você pode acelerar sem medo. Ainda que todas as rodas entrem em escorregamento lateral em uma curva, o RS 4 continua na mão!! Dá para escolher o quanto quer “espalhar” nas curvas pisando mais ou menos, sem perder a trajetória. Se isso é bom na pista, melhor ainda ao ajudar ao motorista comum em uma situação de perigo.
Outro ponto que diverte no RS 4 Avant, é o motor. Quem não quer ter 450 cavalos à disposição? E mais: a força máxima do V6 biturbo 2.9 está disponível praticamente o tempo todo, entre 1.900 e 5.000 rpm. Ele está sempre pronto para responder com muito fôlego.
A transmissão automática Tiptronic com oito marchas aproveita tudo que o motor tem a dar… Mas, se quiser, faça ao seu gosto com as borboletas no volante, atingindo os 100km/h em apenas 4,1 segundos e seguindo até a velocidade máxima de 280 km/h.
Para o piloto do RS 4 Avant, bancos anatômicos com comandos elétricos e forração em estilo colmeia. Todas as informações estão à sua frente, incluindo acelerômetros, pressão dos pneus, potência e torque. Também há painel digital em tela customizável que pode apresentar as informações conforme a sua preferência, além de “Head Up Display” que projeta as informações como se flutuassem à frente do carro, para serem vistas sem tirar os olhos da estrada.
Depois que aceleramos bastante o RS 4 Avant, vejamos as amenidades… A primeira coisa a ser lembrada é que estamos falando de um veículo com muito espaço interno, mesmo para as bagagens: a capacidade do porta-malas vai de 505 a 1.510 litros (dependendo do rebatimento do banco traseiro). Quer dizer, o mesmo que os queridinhos SUVs, só que com muito mais estabilidade e elegância! Um veículo que pode atender perfeitamente à mais zelosa dona de casa durante a semana e ir para um track day no sábado, “sem mudar de roupa”.
Por fim outros detalhes interessantes desse RS: rodas 20 polegadas com pneus super baixos série 30, sistema de som hi-fi com 755 watts e 19 alto-falantes, sistema de infotenimento com tela tátil e conexão para celular, ar-condicionado com três zonas (uma para o assento traseiro), sistema de manutenção de faixa, controlador de velocidade adaptativo, controles de tração e estabilidade e quatro modos de condução. Opcionalmente você pode adquirir discos de freio em cerâmica.
Também testamos o RS 5 Coupé, que tem a mesma construção básica do motor, tração, suspensão, etc, em uma carroceria mais esportiva. Além do opcional “teto de carbono”, tem como principal diferença arrancadas mais rápidas, em função de ser mais leve e ter melhor aerodinâmica, chegando aos 100 km/h em 3,9 segundos
Por fim, sem dúvida, a parte mais emocionante desta matéria, o preço: O RS 4 Avant disponível ainda este mês custará a bagatela de R$ 546.990, enquanto o RS 5 Coupé que estará disponível em breve (ainda não há data precisa), sairá por R$ 556.990.
Fotos Audi | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |