Autoclásica 2022: Encontro argentino é marcado por homenagens
A AutoClásica é um dos principais encontros de carros antigos do mundo e nesse anos celebrou figuras importantes como Juan Manuel Fangio e Oreste Berta
A AutoClásica é um dos principais encontros de carros antigos do mundo e nesse anos celebrou figuras importantes como Juan Manuel Fangio e Oreste Berta
O circuito dos grandes encontros de carros antigos continuam. Após a realização do Brazil Classics Kia Show no final de julho e Pebble Beach Concours D’Elegance em agosto, chegou a hora da mostra argentina Autoclásica. O encontro foi realizado entre os dias 6 e 10 de outubro, no hipódromo de San Isidro.
A Autoclásica é um dos maiores encontros de antigos da América Latina, nesse ano reuniu mais de 600 carros e mais de 400 motos. Durante os cinco dias de evento foram comemoradas algumas datas importantes: 75 anos da Ferrari, 50 anos da BMW Motorsport, 60 anos do lançamento do Jaguar E-Type, 50 anos do lançamento da Honda CBX e o centenário do Lancia Lambda.
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Em meio a tantos carros históricos, o carro que foi eleito o melhor do evento foi o Bugatti Type 57 Ventoux de 1935. O cupê azul com motor de 8 cilindros em linha tem carroceria feita “em casa” pelo próprio fabricante. O nome Ventoux é uma homenagem ao Monte Ventor, localizado na França.
O Bugatti competiu pelo principal troféu da Autoclásica com um Alfa Romeo 6C 2500 SS Pininfarina de 1949 e com um Bentley 4.5 Liter Open Tourer 1929.
A Argentina é pátria de nomes importantes para o automobilismo. Três deles tiveram espaço dedicado no evento. Começando por Juan Manuel Fangio, que correu na era de ouro do automobilismo.
O Museo Juan Manuel Fangio teve sua primeira participação oficial na Autoclásica e levou alguns carros que marcaram a carreira do piloto. O Maserati 250F e uma réplica do Mercedes-Benz 300 SLR acompanhado de seu caminhão de transporte foram os destaques. O Torino 380W que Fangio pilotou em Nurburgring também esteve presente.
Outro piloto homenageado foi Carlos Reutemann, que teve bom desempenho na Fórmula 1 e faleceu em 2021. Seus Brabham estava expostos na Autoclásica. Além dos monopostos havia o Peugeot 205 Turbo 16 que o argentino pilotou no Grupo B, a categoria mais extremo do mundial de rali.
Não foram apenas pilotos que tiveram suas seções dedicadas, o histórico preparador Oreste Berta teve seu espaço. Ele fez história até no Brasil, onde preparou carros para a equipe Hollywood incluindo o icônico Maverick com pneus de Fórmula 1.
Fotos: Autoclásica | Divulgação
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