Para defender a liderança e o vice: novos T-Cross e S10

Autorama Podcast fala da renovação da média da GM, das mudanças no SUV líder da categoria e dos planos da BYD com uma picape híbrida plug-in

chevrolet s10 WT 2025 com acessorios frente parada
No mercado de automóveis, o segundo lugar é uma posição de prestígio (Foto: Laurie Andrade | Autopapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 19/05/2024 às 15h03

Para muitos, ser vice, especialmente no futebol, é ser apenas o primeiro dos últimos. Mas no mercado automotivo não é bem assim. Claro que todo mundo quer a liderança nos emplacamentos. Mas garantir a segunda colocação é também garantir bons volumes e rentabilidade.

VEJA TAMBÉM:

Não chega a ser uma estratégia SBT dos anos 1990, que praticamente ostentava a vice-liderança na audiência. Mas ao fazer uma profunda remodelação na Chevrolet S10, a GM quer garantir o seu segundo lugar entre as picapes médias – o que significou 25 mil unidades vendidas em 2023 e quase 8 mil emplacamentos em quatro meses de 2024.

Claro que isso representa cerca de 60% do que a líder de segmento Toyota Hilux. Porém, com a atualização, que inclui mudanças no design, nova transmissão e novos acertos na suspensão e no motor, a S10 ganha um gás para tentar ameaçar a Hilux. Ao mesmo tempo em que se resguarda das chegadas da Ford Ranger e Fiat Titano.

chevrolet s10 wt 2025 cinza frente com acessorios
Reforço na linha da S10 foi a forma encontrada pela GM para conter acirramento da concorrência (Foto: Laurie Andrade | AutoPapo)

No Autorama Podcast, eu destrincho o que mudou na S10 e falo das primeiras impressões ao volante. E também destaco toda a estratégia por trás da linha 2025 do modelo em uma entrevista exclusiva com Suelen Arece, gerente de marketing de produto de picapes da GM.

A executiva fala dos critérios para a renovação da picape média e o uso de inteligência artificial nessa reestilização. Suelen conta, inclusive, como isso facilitou a GM a optar por uma remodelação para manter a S10 competitiva em vez de apostar em uma nova geração do veículo.

VW mexe em time que está ganhando

volkswagen t cross comforltine 2025 vermelho frente parado
Novo T-Cross recebeu ajustes visuais para suavizar os anos de labuta (Foto: VW | Divulgação)

Quem também mudou, bem mais sutilmente, foi o Volkswagen T-Cross. No caso do utilitário esportivo, a estratégia é, talvez, mais desafiadora. O crossover compacto da marca alemã fechou 2023 como o mais vendido da categoria de SUVs e no quadrimestre manteve a ponta.

Só que o T-Cross está longe de ter uma folga na liderança. Concorrentes diretos estão na cola do modelo da VW. A reestilização, então, chega em boa hora e eu detalho o que mudou e quais são esses rivais a serem neutralizados no novo episódio do podcast.

Picape plugada a caminho do Brasil

BYD SHARK PICAPES CAMINHONETES 4X4
BYD Shark foi lançada no México e chegará ao Brasil até setembro (Foto: BYD | Divulgação)

Ainda sobra tempo para falar de picape. Picape inédita, híbrida e de marca chinesa. Eu conto como a BYD pretende vender e montar a Shark no Brasil, modelo que acaba de ser apresentado globalmente no México.

Também comento sobre os planos da fabricante, com direito à nova marca de elétricos prontinha para chegar ao Brasil.

Só dar o play e se divertir.

Saudações automotivas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário