Motor turbo faz toda diferença no Duster topo de linha

Fernando Calmon avalia versão topo de linha do Renault Duster, que tem como principal trunfo a unidade TCe 1.3 de 170 cv

Novo Renault Duster Plus
Renault Duster saiu da condição de SUV espartano para opção topo de linha da Renault (Foto: Renault | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 26/08/2024 às 09h00
Atualizado em 21/10/2024 às 15h34

O SUV da Renault chegou ao mercado em 2011. Poucos lembram de que foi a primeira resposta ao sucesso crescente do Ecosport, lançado em 2003 e ano após ano conquistando mais clientes para o segmento de SUVs, hoje o principal e não só aqui. O modelo francês é, hoje, o veterano do segmento dos SUVs compactos. A segunda geração, em 2020, avançou em segurança passiva e retoques de estilo. Sempre se destacou pela acomodação interna, ótimo porta-malas (475 litros/VDA) e faltava um conjunto motor-câmbio atualizado e potente.

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Embora restrito à versão de topo Iconic Plus, o motor 1.3 turbo flex deu outra vida ao carro. Manteve a tradicional configuração de quatro cilindros (ainda destacadamente mais suave e silencioso que um três-cilindros), 170 cv (E)/162 cv (G) e 27,5 kgfm, mais do que suficiente para garantir um desempenho muito bom e consumo bem razoável.

Novo Renault Duster Plus
Visual do Duster Iconic Plus 1.3 turbo também se destaca diante das demais versões da linha

Tudo harmonizado com o câmbio automático CVT de oito marchas reais e não “simuladas”, como se costuma dizer de modo impreciso. Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 s (dado de fábrica) mostra agilidade e capacidade de recuperação típica de motores turbo.

Os R$ 160.690, na versão avaliada com pacote Outsider, fogem da proposta central de preço competitivo, porém chama atenção principalmente pelas rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado escurecido. No interior, destaque para espelhamento de celulares Android e Apple, sem fio, carregador por indução e duas portas USB para o banco traseiro.

Os seis airbags o colocam dentro de um bom padrão de segurança passiva. Com 2.673 mm de entre-eixos, quem viaja no banco traseiro tem bom espaço para ombros, pernas e cabeças. Faltam, entretanto, saídas de ar-condicionado atrás.

Testamos o Duster Iconic Plus 1.3 turbo

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1 Comentário
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George 28 de agosto de 2024

Este motor 1.3 turbo flex com 170cv deu a vida que o carro precisava. Forte, ágil e veloz. Adicionalmente aos novos acessórios como 6 air bags, rodas de 17 pol com pneus Michelin 215×60, jogo de faróis entre outros, deixou o carro sensacional por um preço acessível. O meu saiu por R$146.800,00.

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