[Avaliação] Ford Ka Freestyle 1.5 faz estripulias seguras
Versão aventureira da linha 2019 do hatch tem boa oferta de itens de segurança, câmbio automático e novo motor 1.5 de três cilindros; beira os R$ 70 mil
Versão aventureira da linha 2019 do hatch tem boa oferta de itens de segurança, câmbio automático e novo motor 1.5 de três cilindros; beira os R$ 70 mil
Ford Ka Freestyle beira os R$ 70 mil se a opção de cor for metálica, único opcional. Versão aventureira que estreou na linha 2019 está equipada com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, tela tátil de 6,5 polegadas do sistema multimídia Sync 3 destacada na parte mais alta do painel acima dos controles de volume e estações do persistente rádio.
Se um compacto bem equipado com itens de segurança ativa e passiva, conforto e conveniência tem preço elevado os impostos representam cerca de 40% desse valor. É tudo muito.
O Ka evolui na linha 2019. Entre as novidades: motor 1.5 flex de três cilindros, que substitui 1.5 Sigma de quatro cilindros; arrasto aerodinâmico diminuiu de 0.34 para 0.33; coxim do motor com amortecimento hidráulico e amortecedor dianteiro com stop hidráulico, que evita pancada seca no fim do curso.
Nova calibragem da direção e reforços estruturais na carroceria vieram depois do vexame no teste de impacto do instituto Latin NCAP, em outubro de 2017. Agora, o compacto tem três estrelas (em cinco possíveis) na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.
Ford Ka Freestyle vem com airbags laterais e de cortina (segurança passiva que minimiza as consequências do acidente), além dos controles de estabilidade e tração (segurança ativa que pode evitar acidente).
Avaliamos o Ford Ka Freestyle 1.5 com câmbio automático de seis marchas. Existe a opção pelo câmbio manual de cinco marchas. As alterações de estilo são mais perceptíveis com a versão anterior ao lado, pois são sutis. Apliques de plástico em toda a carroceria e duas barras paralelas no teto caracterizam a versão aventureira. Elas suportam 50 quilos. Difícil perceber a suspensão elevada no visual (2,4 cm a mais do que as demais versões). Molas e amortecedores recalibrados.
O acabamento interno evoluiu. Ruídos internos mais abafados pela nova calibragem da suspensão, diversas intervenções acústicas e reforços estruturais. No alto do painel central, predomina o marrom em contraste com o preto; bancos são forrados em couro e tecido. Porta-objetos são muitos em torno do motorista. O senão em ergonomia é o acionamento do comando dos retrovisores externos, que exige desencostar para acioná-lo. Os demais estão ao alcance.
No banco traseiro, segurança básica completa com apoios e cintos de três pontos retráteis nos três assentos. Dois adultos se acomodam bem com espaço para pernas, ombro e cabeça. Porta-malas coerente com as dimensões da carroceria pode ser aberto por comando na chave ou interno. Encosto fracionado no banco traseiro em 1/3 e 2/3 possibilita levar bagagem e passageiros.
Motorista se acomoda rápido com regulagens de altura do banco e da coluna de direção. Falta a de distância. Assentos dos bancos apoiam bem as pernas. Percebe-se logo a melhor sensibilidade do sistema de direção. Leve em baixa e firme em velocidades mais altas. O câmbio automático de seis marchas com conversor de torque faz trocas suaves na maioria das vezes. Em poucas, ocorrem pequenos trancos e ligeira hesitação nas trocas de marcha. Nem sempre ocorre redução. No modo esportivo (s), as trocas são feitas em rotações mais elevadas. Assim, o Ka fica bem mais disposto.
Trocas manuais são feitas por meio de teclas na alavanca. Pouco prático, mas fácil de acostumar. Motor 1.5 de três cilindros tem bons valores de torque e potência para o peso do carro. Bem melhor e eficiente do que o anterior 1.5 de quatro cilindros. Desempenho é bom em acelerações e ultrapassagens com câmbio automático, que já é tendência para amenizar desconforto no anda e para na cidade.
O Ford Ka Freestyle tem maior altura do solo em relação às outras versões e usa pneu de asfalto. Melhor que os de uso misto que não agradam nem no asfalto nem na terra. Entretanto, contorna bem as curvas com inclinação moderada da carroceria. É bom o comportamento dinâmico inspirando confiança na aderência também pela maior sensibilidade da direção. É prudente não exagerar nas curvas pela maior altura do solo. Ford declara diâmetro de giro de 10 metros. Parece maior ao exigir mais manobras.
Freios eficientes param o carro em espaço razoável. Faróis iluminam bem no baixo e no alto. São eficientes os limpadores de para-brisa, mas o lavador nem tanto. Deveria ser do tipo spray em todos os carros, pois espalha melhor a mistura água/xampu. Retrovisores grandes proporcionam boa visibilidade. Câmera de ré tem boa definição. Quadro de instrumentos analógicos tem visualização imediata. Falta o indicador de temperatura do motor.
Sistema Sync 3 com tela tátil de 6,5 polegadas em destaque no alto do painel. Percebida até do lado de fora do carro. Duas entradas USB iluminadas e, segundo a Ford, com carregamento rápido. Vidros têm acionamento elétrico nas quatro portas com sistema um toque no lado do motorista. Os tapetes dessa versão, incluindo o porta-malas, são de borracha e em forma de bandeja, o que evita cair sujeira no carpete do assoalho. Prático e funcional na limpeza e no uso.
O Ford Ka Freeestyle automático tem preço sugerido de R$ 67.990. A pintura metálica, único opcional disponível, custa R$ 1.350, totalizando R$ 69.340. Garantia é de três anos.
Ficha técnica | Ford Ka Freestyle |
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Motor | três cilindros em linha, 1.497cm³ de cilindrada, flex, 12 válvulas, de 136 cv (álcool) e 128 cv (gasolina) de potências máximas a 6.500 rpm e torques máximos de 16,1 kgfm (a) e 15,6 kgfm (g) a 4.750 rpm |
Transmissão | tração dianteira e câmbio automático de seis marchas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10 metros |
Freios | disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira |
Suspensão | dianteira, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo autoestabilizante; altura do solo, 18,8 cm |
Rodas/pneus | 6×15”em aço (liga leve)/185/60R15 |
Peso | 1.135 kg |
Carga útil (passageiros+ bagagem) | 405 kg |
Dimensões (metros) | comprimento, 3,954; largura, 1,77 (espelhos dobrados); altura, 1,57; distância entre-eixos, 2,49; |
Capacidades (litros) | tanque, 51,6; porta-malas, 257 litros |
Desempenho | velocidade máxima, 180 km/h (álcool); aceleração até 100 km/h, 11,2 segundos (a); não informa desempenho com gasolina |
Consumo (km/l) | cidade, 7,5 (a)/10,7 (g); estrada, 9,4 (a)/13,5 (g) |
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
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A suspensão dele foi elevada em 2,4 cm, a história do mal dos SUVs, ficam mais altos e com maior tendência de instabilidade em situações de curva e altas velocidades. Na minha opinião tentar passar a idéia de SUV num Ford Ka é simplesmente absurda, eu ficaria com a versão SE.
O Ka SE 1.5 AT seria mais estável que o Ka Freestyle?