[VÍDEO] Avaliação do furioso Porsche 718 Cayman GT4 RS
Confira como anda o Porsche 718 Cayman GT4 RS, que levamos para a pista no interior de São Paulo, onde ele mostrou seus limites
Confira como anda o Porsche 718 Cayman GT4 RS, que levamos para a pista no interior de São Paulo, onde ele mostrou seus limites
Lançado em 2005 como versão fechada do Boxster, o Porsche Cayman era uma opção para quem queria um cupê da marca alemã, mas não tinha cacife para bancar uma das versões do 911. Mas com o passar dos anos o modelo evoluiu e o 718 Cayman GT4 RS acaba de chegar como a versão Super Sayajin desse cupê.
O modelo acaba de estrear no Brasil, com preço acima de R$ 1 milhão, que supera inclusive o que é cobrado pelas versões mais “modestas” do 992, atual geração do 911, que parte de R$ 790 mil. E fomos até o interior paulista para saber se esse carro carrega as “sete esferas do dragão”.
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O GT4 RS é uma carro de pista homologado para uso urbano. Mas o lugar desse esportivo é o autódromo. Ele compartilha motor com o 992 GT3 e peças de modelos como 991 GT2 RS, para fazer dele o um devorador de curvas.
Cupê esportivo compacto, duas portas e capacidade de dois ocupantes.
Produzido na fábrica de Zuffenhausen (Alemanha).
R$ 1.157.000
O Porsche 718 Cayman GT4 RS concorre num segmento muito restrito. Seus rivais mais próximos seriam Audi TT RS e BMW M2 Competition.
O Porsche 718 Cayman GT4 RS é equipado com a unidade boxer seis cilindros 4.0, que também equipa o 992 GT3. Esse motor de aspiração natural entrega 500 cv a 9.000 rpm, além de 45 kgfm.
Ele conectado a uma transmissão de dupla embreagem PDK com sete marchas e a tração é traseira. Esse carro acelera de forma brutal e as trocas são imediatas.
Para aumentar o fluxo de captação de ar, os coletores foram reposicionados para as janela espias, praticamente junto à cabeça dos ocupantes. O som do ar sendo sugado é assustador.
Esse é tipo de coisa que não se pergunta num carro como este.
O 718 Cayman GT4 RS tem um pequeno compartimento sob o capô, que deve ser o suficinte para acomodar um capacete, macacão e as luvas.
Esse Porsche utiliza conjunto independente nas quatro rodas, com sistema McPherson, no eixo dianteiro, com direito a molas auxiliares do 911 GT3.
Na traseira, ele também utiliza conjunto McPherson, com molas auxiliares, com bitola 8 mm mais larga que no GT4 “básico”.
Isso tudo significa que esse carro gruda no chão, tem muito chão e dá espaço para o menos habilidoso dos motoristas corrigir seus deslizes.
Para estancar os 500 cv do GT4 RS, foram aplicados freios com discos de alumínio de 408 mm (dianteira) e 380 mm (traseira). Eles conseguem reduzir de 190 km/h para 80 km/h em menos de 100 metros. A Porsche ainda oferece opção de discos de composto de cerâmica.
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