BMW X5 xDrive50e é o primeiro híbrido plug-in feito no Brasil

A marca alemã teve a primazia nesse tipo de eletrificação no Brasil, com o SUV luxuoso partindo de R$ 756.950 na versão X-Line

BMW X5 xDrive50e na linha de produção da fábrica de araquari santa catarina sc primeira unidade com funcionários
A primeira unidade já saiu da linha de montagem (Fotos: BMW | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/12/2024 às 13h00

Nos anos 90 tivemos uma onda de carros nacionais estreando tecnologias novas no Brasil. Parece que essa moda voltou, a BMW anunciou o início da produção do primeiro híbrido plug-in nacional, o X5 xDrive50e.

Esse SUV é também o modelo mais cara e mais luxuoso produzido em solo nacional. O SUV grande não mudou em comparação com o modelo que vinha importado dos EUA, o preço é de R$ 756.950 na versão X-Line e a M-Sport custa R$ 806.950.

VEJA TAMBÉM:

A BMW anunciou também um investimento de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028 no Brasil. Com esse aporte ela trará novos modelos para a fábrica de Araquari (SC) e desenvolver novas tecnologias globais em seu escritório brasileiro de engenharia.

A planta catarinense já produz hoje o X1 e o Série 3, que lideram em seus respectivos segmentos. Ela está em atividade há 10 anos e já fez 100 mil carros.

A BMW possui também uma parceria com WEG e a Energy Source para desenvolver estações de recarga. Elas utilizam baterias usadas de i3 e painéis solares, dando uma segunda vida ao componente que seria descartado.

Ela também possui um programa de reciclagem das baterias com a Tupy e o Senai Paraná. Utilizam o processo de hidrometalurgia, que é mais sustentável. Com isso é possível reaproveitar os materiais e reduz a necessidade de minerar metais novos para produzir uma bateria nova.

Como é o BMW X5 xDrive50e nacional

bmw x5 xdrive50e 2023 interior painel
O interior renovado conta com a tela curva

O BMW X5 xDrive50e combina o tradicional motor de seis cilindros em linha com um elétrico potente para entregar desempenho elevado e gastar menos. O 3.0 a gasolina entrega 313 cv, já o motor elétrico produz 197 cv. Em conjunto eles levam 489 cv e 71,4 kgfm para as quatro rodas.

A aceleração de zero a 100 km/h do BMW X5 xDrive50e é feito em 4,8 segundos, a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. O pacote de baterias de 25,7 kWh proporciona 79 km de autonomia no ciclo PBEV estipulado pelo Inmetro.

A BMW fornece para o proprietário do X5 xDrive50e um carregador wallbox de 22 kW e um carregador portátil de 11 kW. Graças aos serviços conectados do veículo é possível acompanhar pelo aplicativo My BMW o status da recarga, descobrir locais com carregador e monitorar funções do carro a distância.

O X5 foi reestilizado recentemente, ganhando linhas mais retas e vincos mais pronunciados. O interior ganhou a tela curva que une a central multimídia ao painel de instrumentos.

Por ser um SUV grande, o espaço interno é o que não falta, cinco ocupantes vão com conforto. O porta-malas leva 500 litros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário