Prepare o bolso: gasolina vai receber 30% de etanol!

Hipocrisia: governo anuncia grupo de trabalho para decidir o que já está decidido e sem considerar as consequências para muitos motoristas

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Consumidor é que vai pagar a conta do aumento de etanol (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/01/2024 às 09h03

Até parece que o Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE) terá mesmo um grupo de trabalho “para analisar tecnicamente e deliberar sobre a proposta de aumentar o teor de etanol anidro na gasolina de 27,5% para 30%”, conforme declarou o ministro Alexandre Silveira, do Ministério Minas e Energia (MME).

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Está repetindo afirmação feita por ele mesmo em maio deste ano. Quando o CNPE, aliás – pressionado pela bancada ruralista – aprovou o aumento do teor do biodiesel de 10% para 12% apesar de todos os problemas provocados nos veículos e antes mesmo de qualquer estudo da ANP que avalizasse o novo percentual.

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Como cabe ao CNPE (que pertence ao MME) estabelecer a composição dos combustíveis no país, é quem autoriza os percentuais de biodiesel no diesel, de etanol na gasolina, etc.

No caso da gasolina, o “texto enviado pelo governo diz que fixação de percentuais superiores ao limite atual (27%) depende de constatação de viabilidade técnica”.

Pura conversa para boi dormir. Primeiro porque, ao aumentar o percentual de 25% para 27%, o CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobrás) testou a gasolina com vários percentuais de etanol, inclusive com 30%. E o resultado foi positivo. O que é óbvio, pois nos motores flex, o etanol pode ser misturado em qualquer teor, até mesmo 100%, pois foram projetados para isso.

Aliás, postos desonestos já “batizam” a gasolina com percentuais muito maiores de álcool e o motor não reclama, só o bolso do motorista, pelo aumento do consumo de combustível.

Gasolina deveria ficar mais barata

O único problema técnico de se elevar mais e mais o teor do etanol está nos automóveis com motor a gasolina, que sofrem com o excesso do combustível verde no tanque. Para quem roda com carro flex (85% da frota), problema é a conta no fim do mês: fosse o Brasil um país de conduta ilibada, o preço da gasolina deveria cair quando se aumenta o teor de álcool, que tem menor valor energético. Ou seja, quanto mais etanol, maior o consumo e a conta no bolso do motorista.

Solução para não prejudicar o funcionamento dos motores a gasolina é manter – como já se fez ao aumentar o teor para 27% – a do tipo  premium com apenas 25% de etanol anidro.

O resumo da ópera é que o governo faz de conta ser responsável, preocupado com o cidadão e com as emissões de CO2. Anuncia então com toda a pompa um grupo de trabalho para analisar o aumento de etanol na gasolina para só então aprovar a medida. Farsa!

Duvide-o-dó de que a conclusão não seja assim divulgada: “Depois de profundos e cuidadosos estudos, simulações, análises e testes, este grupo de trabalho conclui que, sim, é possível aumentar para 30% o teor de etanol. E reduzir em tantas toneladas a emissão de CO2, contribuir para a descarbonização do planeta, incentivar o setor agrícola e respeitar a premissa de que o nosso etanol é definitivamente um dos combustíveis do futuro”.

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5 Comentários
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Gilson 24 de janeiro de 2024

Deixe de ser contra a emissão de CO2, é melhor pro mundo. O Brasil não precisa de gente contra.

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Polvo 12 de janeiro de 2024

Considerando que a maioria dos postos já batizam a gasolina com etanol, praticamente vamos comprar “gasolina” com mais da metade de etanol.

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Carlos Alberto Ranieri 9 de janeiro de 2024

Vai ser complicado para carros e motos a gasolina com carburador …

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Tobias 7 de janeiro de 2024

Bom para usineiros e governo. Para usuário, prejuízo em 80% dos Estados da federação.

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Leoni 6 de janeiro de 2024

A criminosa privatização da BR Distribuidora além da ação de atravessadores impede ação mais direta para repassar preços mais moderados aos consumidores
+R$ 1,21 22,2% – Distribuição e Revenda
+R$ 0,79 14,5% – Etanol*
+R$ 1,08 19,8% – ICMS estadual (variáveis por estados)
+R$ 0,35 6,4% – Impostos Federais CIDE e PIS / PASEP e COFINS
+R$ 2,03 37,2% – Petrobras Gasolina**
=R$ 5,46 – Preço médio gasolina postos BR
Por estes dados acima apresentados temos R$ 0,79 por 27% de Etanol, significando que sai R$ 3,41 o litro de Etanol*, e R$ 2,03 e por 73% de gasolina, isto significa R$ 2,78 o litro de gasolina**.
Alguém da ANP poderia explicar, pelo demonstrativo o porquê do custo da mistura significar que absurdamente um litro do Etanol sai 22,6% maior que um litro de gasolina, lembrando que esta desproporção de custo não é de agora há anos se está privilegiando usineiros além da porcentagem de 27% de Etanol na gasolina o Brasil é o único país que adota, é prejudicial ao rendimento conforme vários testes de performance constantes no YouTube, o Brasil deveria adotar o padrão Internacional que é de 10% no máximo como aditivo, além de fiscalização mais rigorosa do CADE, PROCON e ANP, e demais órgãos de defesa do consumidor, quando abasteço na estrada, observo claramente a queda de desempenho do veículo.

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