Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024: preços e análises
Quase no fim do primeiro semestre, a disputa pelo 'título' de carro mais barato está acirrada e decidida por apenas R$ 300
Quase no fim do primeiro semestre, a disputa pelo 'título' de carro mais barato está acirrada e decidida por apenas R$ 300
Três modelos em particular travam uma briga interessante pelas primeiras posições entre os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024. Nos últimos meses, modelos da Citroën, Fiat e Renault têm se alternado para ver quem é o mais acessível do mercado.
Com base em preços apurados na última semana de abril, veja agora quais são os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024. Consideramos sempre a versão mais em conta dentro de cada modelo e com base nos preços públicos sugeridos pelas fabricantes para todo o país – exceto Zona Franca de Manaus.
É interessante também consultar a tabela Fipe para comparar e verificar a depreciação e os valores médios no mercado atual.
VEJA TAMBÉM:
A Renault foi a que menos mexeu no preço do Kwid de entrada e o subcompacto da marca francesa volta a ser o carro mais barato do Brasil em 2024. Isso na sua versão básica Zen, o hatch oferece nível de equipamentos razoável para uma vida digna na cidade e o desenho remodelado no início de 2022.
Controles de estabilidade, de tração e de subidas e quatro airbags já deixam o Kwid em vantagem em relação ao seu principal concorrente, o Fiat Mobi. Ar, direção elétrica, painel de instrumentos eletrônico e start/stop do motor são outros itens de série na versão Zen. O motor é o 1.0 tricilíndrico, que também faz o carrinho ser o automóvel mais econômico do país.
O preço do Mobi ficou R$ 3.000 mais caro do inicio de 2024 para cá. E por uma diferença de cerca de R$ 300, fica com a segunda posição entre os carros mais baratos, com a opção de entrada Like.
Ar, vidros dianteiros (com função “um toque”) e travas elétricos, computador de bordo e direção hidráulica fazem parte do recheio básico. Já o veterano motor 1.0 Fire de quatro cilindros foi recalibrado para se adequar às novas normas Proconve L7 no início de 2022.
Itens como controles de estabilidade e assistente de partida em subidas não estão disponíveis no Mobi. Bom lembrar que o subcompacto da Fiat também só sai de fábrica com o airbag duplo frontal exigido por lei.
O C3 começou 2024 como o carro mais barato do Brasil. Porém, encareceu R$ 5 mil de lá para cá e desgarrou das primeiras posições da lista dos carros mais baratos em 2024. Nesta opção Live, a terceira geração do hatch da Citroën usa motor 1.0 Firefly três-cilindros, de origem Fiat e com até 75 cv.
Com jeitão de SUV, tem design interessante para o segmento. Leva airbags frontais e controles de estabilidade e tração obrigatórios (por lei), assistente à partida em rampas e monitoramento dos pneus.
Completam a lista itens de conforto “mais do mesmo”. Ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos. Só esqueça equipamentos como central multimídia e até mesmo ajustes de altura do volante e do banco do motorista, que aparecem apenas em configurações mais caras.
A configuração mais barata do hatch compacto da Fiat já ultrapassou a barreira dos R$ 80 mil. Mesmo assim, se mantém num destacado quarto lugar entre os carros mais baratos do Brasil em 2024.
Sem sobrenome, a variante de entrada do Argo se vale de bom espaço interno e usa o mesmo motor Firefly de 77/70 cv do C3. Em equipamentos, é bastante tímido. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave tipo canivete com telecomando das portas e alarme, mas não tem controle de estabilidade, de tração e de subidas de série.
A linha 2024 do HB20 ganhou algumas versões e garantiu o hatchback na quinta posição entre os carros mais baratos do Brasil. Porém, a Sense deu lugar à Sense Plus como opção mais básica da gama do hatch compacto da Hyundai.
Que bom, porque nesta versão o HB20 tem itens mais bacanas. Destaque para o preto fosco nas colunas centrais e na moldura das portas, além de capas dos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. Dentro, em vez de som simples, central multimídia com tela de 8” e conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.
Chama ainda a atenção pelos itens de segurança. Controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e seis airbags são de série para toda a linha. Ar, direção elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos.
A única versão aspirada do Onix abre 2024 na sétima posição entre os carros mais baratos do Brasil. Muito devido a mudanças ocorridas nos portfólios da Fiat e da Peugeot para Cronos e 208, respectivamente. Na comparação da lista, o hatch da General Motors tem relação de equipamentos interessante.
O Onix aspirado e sem sobrenome sai de Gravataí (RS) com seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, limitador de velocidade e vidros dianteiros e travas elétricos. O motor três-cilindros ainda se destaca pela eficiência.
Peca pelo som simples com Bluetooth. A central multimídia MyLink só aparece na versão LT 1.0, por R$ 93.765.
O Polo Track foi lançado para ser o carro mais barato da Volks em 2023 e fica entre os carros mais baratos do Brasil em 2024 – apesar do reajuste ferrenho dos últimos meses. A nova versão aliviada do hatch, que chegou para substituir “simplesmente” o Gol em fevereiro de 2023, estreou com preço abaixo dos R$ 80 mil, mas agora já se aproxima da casa dos R$ 90 mil.
O Polo Track usa o mesmo motor três-cilindros do veterano e aposentado compacto – e das versões de entrada do “novo” Polo. Contudo, a simplicidade no acabamento e nos equipamentos é o que diferencia essa opção dos demais integrantes da linha.
Os faróis têm refletores simples, o parachoque é diferente e o acabamento interno deveras singelo. Pelo menos, herdou do restante da gama os quatro airbags e os controles de estabilidade, tração e subidas – que não faziam parte da realidade do Gol. No mais, a “receita de bolo” inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos.
A questão é que, por R$ 3.000 a mais, tem-se o Polo MPI. Com o mesmo motor, só que com sistema multimídia Composition Touch com tela de 8” e comandos no volante – o Track tem som simples -, faróis e DRL de LEDs, maçanetas e para-choques na cor do veículo e acabamento um pouco melhor.
As versões do Peugeot 208 com o motor Firefly de origem Fiat, continuam a colocar o hatch como um carro barato em 2024, mas já passou dos R$ 90 mil
Entre os equipamentos, o carro mais barato da linha compacta importada da Argentina traz recheio que até se destaca. São quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, Isofix e luz de condução diurna na parte de segurança.
No mais, ar-condicionado digital, trio elétrico, nova central multimídia com tela de 10,3” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ajustes de altura e de profundidade do volante, entre outros.
O Cronos pode se vangloriar de ser o sedã mais barato do mercado brasileiro. Para tal, se vale da versão Drive com motor 1.0 Firefly. Entre os equipamentos fica devendo, de cara, os controles de estabilidade e de tração.
No mais, sensor de ré, ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e monitoramento dos pneus. Destaque para central multimídia com tela de 7” e conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O Toyota Yaris volta a figurar entre os 10 carros mais baratos do Brasil. Isso porque a versão XL ainda se segura nos cinco dígitos dentro da linha compacta da marca japonesa no nosso mercado.
Entre os itens de série do Yaris mais básico, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em subidas, Isofix e luz de condução diurna. No conforto, o trivial: ar, trio, ajuste de altura do volante e central multimídia com conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
Se você deseja se manter atualizado sobre os carros 0 km mais baratos segundo a Fipe, confira aqui.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Corrigindo a matéria: os 10 carros menos caros. Os 4 primeiros são indecentes e valem no máximo 50 mil, justamente o que o PJ/frotistas pagam.
considerando o que oferece, o Kwid deveria ser o mais barato do Brasil
Que tipo de carro