Boris Responde #58 | Usar filtro esportivo é ruim? Precisa lavar tanque de diesel?
Os leitores perguntaram sobre uso de filtro esportivo, manutenção de picape diesel, aerodinâmica e cambagem, entre outras
Os leitores perguntaram sobre uso de filtro esportivo, manutenção de picape diesel, aerodinâmica e cambagem, entre outras
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Na estrada faço muitas ultrapassagens. Isso pode ser prejudicial ao motor? Tenho que pedir uma atenção especial ao mecânico para algum componente? (Matheus Silva)
Por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro? (Emmanuel Pércio)
Tanque de carros diesel precisam ser lavados? A cada quantos km? Diesel S-10 ajuda a evitar a sujeira no tanque? (Mauricio Laukenickas)
Meu motor estava grilando. Usei aditivo e não resolveu. Me indicaram abastecer com gasolina Podium, depois com etanol e, por fim, com gasolina comum sem desligar o motor. Faz sentido? (Diego Aparecido)
Gostaria de saber para que serve o marcador de consumo instantâneo no computador de bordo. (Rubens Martinelli)
Gostaria de saber qual a verdadeira finalidade daquele acabamento (espécie de um defletor) que existe nas janelas das portas de alguns veículos no fim dos anos 90. (Marcelo Alves)
Preciso fazer cambagem e caster quando vou alinhar o carro? (Joel Fernandes)
Se o velocímetro de um sedã e de uma picape estiverem marcando 100 km/h, o sedã, por ter a roda menor, para emparelhar com a picape precisa passar dessa velocidade? (Anthony Damasceno)
Quais são os prós e contras de trocar o filtro de ar do motor por um do tipo esportivo? É melhor abastecer somente com gasolina aditivada? Qual seria a diferença se usar etanol ou gasolina comum? (Jimmy)
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Essa técnica de rodar com etanol e depois com gasolina não é nada de estranho. A primeira vez que ouvi isso foi de um engenheiro da Chevrolet, e posteriormente de outro engenheiro da Petrobras.
Ambos disseram que o etanol tem a capacidade de limpar agregados da gasolina, e vice-versa. Tanto que em carros Flex essa é uma prática recomendada pela própria GM justamente por essa razão.
Motor a diesel não presta, só em caminhão. A borra que o diesel causa no sistema de turbocompressor pode destruir uma picape dessas. Já vi mto dono de Hylux, Blazer, Triton etc chorando as mágoas por ter adquirido um diesel
Só você sabe disso. Tenho picapes diesel desde que me conheço por gente, e faço parte de grupos de picapeiros, enão conheço ninguém que experimentou essas bobagens que você diz, e são pra lá de mais de 600 picapeiros hoje. Picape tem que ser diesel. Picape flex é para parecer bonito para o vizinho e levar o cachorrinho no petshop, fora isso não presta para nada.
Tive uma Ranger a Diesel com kit GNV instalado, foi preciso limpar duas vezes o tanque, mas o consumo compensou msm tendo essa manutenção. Mas não sei se foi só por ser carro com kit gás.
Já botei filtro esportivo num Siena que tive, o filtro se fechou e gerou um estouro no motor, teve q fazer o motor, pistão , cabeçote, foi tudo pro espaço. O mecânico disse que foi o filtro que fechou e não permitiu a passagem do ar. Não boto mais.
Boris, você é descendente de Cearense?