A montadora comparou a comoção gerada em redes sociais com os registros feitos por consumidores para mensurar as criticas
É impossível falar de Chevrolet Onix nas redes sociais sem ser soterrado por comentários criticando a correia dentada banhada a óleo. Esse fenômeno começou durante 2024, cinco anos após o lançamento da geração atual e do motor de três cilindros com essa solução.
Durante o lançamento da linha 2026 do Onix, a Chevrolet apresentou um estudo que fez sobre a repercussão da correia dentada. Os dados levantados sobre os comentários foram cruzados com os relatos recebidos pelos canais oficiais de atendimento ao consumidor.
VEJA TAMBÉM:
Segundo esse levantamento, apenas 3% das interações nesses canais de pós venda foram relacionados com a correia dentada. É um valor dentro da média. Mas nas redes sociais o volume de comentários sobre o tema foi bem acima.
No Google Trends houve uma repercussão parecida, com a correia sendo o 20º tópico mais pesquisado relacionado ao Onix. Mas em seções de comentários ele aparenta ser o principal assunto.
O pico de comentários apareceu com a apresentação da linha reestilizada do Chevrolet Onix, em julho de 2025. Segundo o levantamento da montadora, existe um padrão repetitivo nos comentários.
Os mais comuns dizem “trocou seis por meia dúzia” ou começam com “ou seja”. Outra constante é usar os emojis de bomba ou de risos. Esses padrões repetitivos são indícios de bots para disparar criticas automatizadas e criar narrativas online.
Todos apareceram em um espaço curto de tempo, são curtos e não respondem. Os perfis que fizeram esses comentários são todos sem postagens, sem fotos e alguns já estavam desativados.
Um outro indício do uso de automação foram os comentários em outras línguas, principalmente uzbeque. O Uzbequistão é um dos países onde o Chevrolet Onix e o Tracker são vendidos com esse motor de três cilindros com correia dentada banhada a óleo.
Curiosamente, os ataques são focados na linha Onix, o SUV Tracker e a picape Montana se safaram.
Segundo a Chevrolet, os casos reais de problemas com a correia dentada banhada a óleo que chegaram a sua rede foram causados por negligência na manutenção. Como ela exige um óleo com aditivação específica para ter a durabilidade de 240 mil km, o uso de lubrificantes fora desse padrão gera estragos.
Os relatos chegaram envolviam o uso de óleos errados ou falsificados. Também foram registrados danos causados por excesso de rotação, que é prejudicial até mesmo com a correia seca ou a corrente metálica.
A nova correia dentada possui reforço em fibra de vidro e teflon. Ela também possui um revestimento externo diferente, que em caso de danos solta detritos pequenos que não entopem a bomba de vácuo.
Isso não significa que o motor de três cilindros possa receber qualquer lubrificante, muito pelo contrário. A recomendação segue sendo o AC Delco com a certificação Dexos 1 Gen 3.
A peça nova é apenas mais resistente a essas negligências esporádicas ou aos óleos falsificados — que representam por 20% do mercado brasileiro segundo levantamento do Instituto Combustível Legal.
Outro comentário frequente é que o Onix vendido no México utiliza corrente metálica nesse mesmo motor de três cilindros. Isso é uma verdade parcial, o modelo vendido por lá é importado da China e utiliza um propulsor diferente tricilindrico, um 1.3 aspirado.
O Tracker vendido no México é importado do Brasil e utiliza o mesmo 1.2 turbo do nacional. Nossa país também importa esse SUV, a Montana e a linha Onix para toda a América do Sul e Central.
O motor 1.2 turbo com a correia banhada a óleo também é usado nos EUA pelos Chevrolet Trax e Trailblazer, como também pelos Buick Encore GX e Envista. Lá não existe o volume de criticas visto no Brasil.
A correia dentada banhada em óleo não é uma novidade no Brasil, ela estreou por aqui em 2014 com a segunda geração do Ford Ka. Hoje ela é usada pela Chevrolet em seus três cilindros e pela Ford no 2.0 turbodiesel da Ranger e da Transit.
A correia dentada banhada a óleo possui algumas vantagens técnicas que são apreciadas na busca por motores mais eficientes: ela exige menos esforço do motor, roubando menos potência, e também é mais silenciosa.
O fato de ser banhada a óleo implica em uma durabilidade maior, pois não fica exposta a elementos externos e os aditivos do óleo ajudam na durabilidade. A corrente metálica possui durabilidade ainda maior, porém é mais pesada e ruidosa.
Esse motor da Chevrolet é conhecido por ser um dos mais eficientes do mercado, o uso da correia banhada a óleo é um de seus segredos. Mas ela exige esse cuidado maior na hora de trocar o lubrificante para conseguir os resultados prometidos.
A garantia da correia foi aumentada para 240 mil km, que é o período de sua durabilidade. Para ter essa cobertura é preciso realizar as trocas de óleo na rede autorizada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Temos 2 Onix Plus em casa: 1 turbo automático e 1 mecânico aspirado. As revisões na concessionária são mais em conta do que nas oficinas paralelas. Os carros não são o supra sumo da engenharia, mas também não são o lixo que quem nunca teve gosta de propagar. Mas é aquele negócio, se não posso ter, vou difamar.
A VW já tem ACC e a GM está panguando. Sem contar com essa Correa banhado à óleo, pisca no Paralamas, isso é coisa de Brasília. Todos os carros agora é corrente de comando
Eles não entendem, o Brasileiro não quer complicação, tenho um Onix modelo anterior, e se for para trocar de carro, não compro esse modelo novo, apesar de gostar de Onix, para que complicação, custo mais elevado e risco, se posso ter uma vida mais tranquila com outros modelos, não querem agradar a população se vire com sua tranqueira.
A GM só está provando um pouco do mercado. Várias marcas passaram por isso aqui. A mesma coisa acontece com o Renegade, que diziam que era manco, mais lento que 1.0 e quem já dirigiu sabe que não é o carro mais rápido do mundo mas tem outros muito piores, como por exemplo, kicks ou Creta 1.6 ou Tracker 1.8. Mas os comentários massivos na rede criaram a má fama. No caso do Onix tem sim problemas nas correias mas não acredito que seja em 100% dos veículos. Talvez alguns lotes. Carros que tem alto volume de venda tem muito mais chance de aparecer problema. Não sei se é a mesma coisa com o powershift pq não conheço o carro mas existem inúmeros comentários dizendo que não presta e logo embaixo pessoas dizendo que estão com os carros há anos e nunca deu problema. O mercado automotivo brasileiro é sujo, se o seu veículo se destaca dos demais, só esperar a chuva de comentários negativos.
Tive o carro que na época 2 litros desse bendito óleo era mais caro que a troca do carro anterior um City, o carro dava falha na parte elétrica as vezes , mandei pra frente, nunca mais quero isso, a Chevrolet sempre gostei mas essa linha não dá não
E por ser caro, com certeza você colocava um óleo diferente do original né? Por isso que estraga.
Mesma arte da Ford com o Power bomba câmbio que destruiu a confiabilidade de um carro espetacular que era o Focus!
Aí invés de reconhecerem que o produto possui vícios e problemas crônicos, culpa os consumidores e as críticas. Daí fica complicado. Total falta de respeito. Aos compradores de Chevrolet. Meus pêsames.
Se a correia era boa pq só agora troca ela por uma melhor,quase eu compro esse Onix mais optei por um HB20, melhor escolha que eu fiz pq meu vizinho compro um Onix e é só dor de cabeça claro que nenhum dos 2 carros foram zero mais usados, o Onix dele deu pau em tudo parte elétrica tanto que teve q troca a caixa de fusíveis, pro primeiro dono pode ser até bom o Onix mais pra quem for o 2 3 ou 4 dono, tá lascado se zero já tá dano ruim imagine usado, mais fazer oq os consumidores que estão errados e ela tá certo pelo carro que pegou fogo dentro da fábrica e outros na ruas.
O consumidor é o único culpado e tolo, a GM tem razão, em comprar está porcaria, os engenheiros devem estar rindo atoa em como é ganhar dinheiro fácil com um projeto amador.
Não tem lógica nenhuma ter de abrir motor pra trocar correia. Não compro e não comprem nenhum carro com essa aberração!
O meu ex onix, que deu problema na correia dentada banhada a óleo, aos 172 mil km foi levado sempre na Autorizada Nicola de Sta Maria /RS e nem por isso, deixou de dar o problema.
Não concordo com a explicação da GM.
Enquanto isso outros veículos sem banha no óleo vendem muiiiito
Porque nessa nova geração colocaram óleo na correia? nunca mais compro se não mudarem essa correia ,quando fui trocar o onix a própria concessionária desvalorizou o onix devido a essa correia fujam dessa cilada.
Se trocar por corrente vai ser uns dos melhores ou melhor motor da categoria, mais não, coloca novamente. Tantos carros com corrente como o Corolla que você fica mais tranquilo e confiante.
Pode ser que a correa hoje seja mais resistente. Porém o usuário tem que casar com a Chevrolet para manter a garantia especialmente após a garantia de fabrica.,portanto a nível Brasil o custo benefício não compensa na minha modesta opinião.
Já estou no meu segundo Chevrolet com correia banhado a óleo [tracket e agora Montana] e por isso acho que osso falar como usuário, é carro é uma maravilha e ainda qual outro marca garante 15 anos ou 240.000km no motor, fazendo apenas a troca de óleo na concessionária? Quando for trocar pretendo manter o mesmo 1.2 da GM