A montadora comparou a comoção gerada em redes sociais com os registros feitos por consumidores para mensurar as criticas
É impossível falar de Chevrolet Onix nas redes sociais sem ser soterrado por comentários criticando a correia dentada banhada a óleo. Esse fenômeno começou durante 2024, cinco anos após o lançamento da geração atual e do motor de três cilindros com essa solução.
Durante o lançamento da linha 2026 do Onix, a Chevrolet apresentou um estudo que fez sobre a repercussão da correia dentada. Os dados levantados sobre os comentários foram cruzados com os relatos recebidos pelos canais oficiais de atendimento ao consumidor.
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Segundo esse levantamento, apenas 3% das interações nesses canais de pós venda foram relacionados com a correia dentada. É um valor dentro da média. Mas nas redes sociais o volume de comentários sobre o tema foi bem acima.
No Google Trends houve uma repercussão parecida, com a correia sendo o 20º tópico mais pesquisado relacionado ao Onix. Mas em seções de comentários ele aparenta ser o principal assunto.
O pico de comentários apareceu com a apresentação da linha reestilizada do Chevrolet Onix, em julho de 2025. Segundo o levantamento da montadora, existe um padrão repetitivo nos comentários.
Os mais comuns dizem “trocou seis por meia dúzia” ou começam com “ou seja”. Outra constante é usar os emojis de bomba ou de risos. Esses padrões repetitivos são indícios de bots para disparar criticas automatizadas e criar narrativas online.
Todos apareceram em um espaço curto de tempo, são curtos e não respondem. Os perfis que fizeram esses comentários são todos sem postagens, sem fotos e alguns já estavam desativados.
Um outro indício do uso de automação foram os comentários em outras línguas, principalmente uzbeque. O Uzbequistão é um dos países onde o Chevrolet Onix e o Tracker são vendidos com esse motor de três cilindros com correia dentada banhada a óleo.
Curiosamente, os ataques são focados na linha Onix, o SUV Tracker e a picape Montana se safaram.
Segundo a Chevrolet, os casos reais de problemas com a correia dentada banhada a óleo que chegaram a sua rede foram causados por negligência na manutenção. Como ela exige um óleo com aditivação específica para ter a durabilidade de 240 mil km, o uso de lubrificantes fora desse padrão gera estragos.
Os relatos chegaram envolviam o uso de óleos errados ou falsificados. Também foram registrados danos causados por excesso de rotação, que é prejudicial até mesmo com a correia seca ou a corrente metálica.
A nova correia dentada possui reforço em fibra de vidro e teflon. Ela também possui um revestimento externo diferente, que em caso de danos solta detritos pequenos que não entopem a bomba de vácuo.
Isso não significa que o motor de três cilindros possa receber qualquer lubrificante, muito pelo contrário. A recomendação segue sendo o AC Delco com a certificação Dexos 1 Gen 3.
A peça nova é apenas mais resistente a essas negligências esporádicas ou aos óleos falsificados — que representam por 20% do mercado brasileiro segundo levantamento do Instituto Combustível Legal.
Outro comentário frequente é que o Onix vendido no México utiliza corrente metálica nesse mesmo motor de três cilindros. Isso é uma verdade parcial, o modelo vendido por lá é importado da China e utiliza um propulsor diferente tricilindrico, um 1.3 aspirado.
O Tracker vendido no México é importado do Brasil e utiliza o mesmo 1.2 turbo do nacional. Nossa país também importa esse SUV, a Montana e a linha Onix para toda a América do Sul e Central.
O motor 1.2 turbo com a correia banhada a óleo também é usado nos EUA pelos Chevrolet Trax e Trailblazer, como também pelos Buick Encore GX e Envista. Lá não existe o volume de criticas visto no Brasil.
A correia dentada banhada em óleo não é uma novidade no Brasil, ela estreou por aqui em 2014 com a segunda geração do Ford Ka. Hoje ela é usada pela Chevrolet em seus três cilindros e pela Ford no 2.0 turbodiesel da Ranger e da Transit.
A correia dentada banhada a óleo possui algumas vantagens técnicas que são apreciadas na busca por motores mais eficientes: ela exige menos esforço do motor, roubando menos potência, e também é mais silenciosa.
O fato de ser banhada a óleo implica em uma durabilidade maior, pois não fica exposta a elementos externos e os aditivos do óleo ajudam na durabilidade. A corrente metálica possui durabilidade ainda maior, porém é mais pesada e ruidosa.
Esse motor da Chevrolet é conhecido por ser um dos mais eficientes do mercado, o uso da correia banhada a óleo é um de seus segredos. Mas ela exige esse cuidado maior na hora de trocar o lubrificante para conseguir os resultados prometidos.
A garantia da correia foi aumentada para 240 mil km, que é o período de sua durabilidade. Para ter essa cobertura é preciso realizar as trocas de óleo na rede autorizada.
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Já estou no meu segundo Chevrolet com correia banhado a óleo [tracket e agora Montana] e por isso acho que osso falar como usuário, é carro é uma maravilha e ainda qual outro marca garante 15 anos ou 240.000km no motor, fazendo apenas a troca de óleo na concessionária? Quando for trocar pretendo manter o mesmo 1.2 da GM