Correia dentada banhada a óleo é problema só para quem não cuida
Recurso usado nos motores de 3 cilindros da Ford e da Chevrolet é alvo de desconfiança, mas com cuidados básicos dura mais de 200 mil km
Recurso usado nos motores de 3 cilindros da Ford e da Chevrolet é alvo de desconfiança, mas com cuidados básicos dura mais de 200 mil km
A correia dentada, usada na sincronização do comando de válvulas com o motor, tem a vantagem de ser mais silenciosa que a corrente, mas a durabilidade é menor. Nos últimos anos apareceram os carros com a correia banhada a óleo, que vêm com a promessa de durar mais de 200 mil km.
Como toda nova tecnologia, as correias dentadas banhadas a óleo foram recebidas com desconfiança, já que exigem cuidados específicos para manter a durabilidade. O principal é o óleo lubrificante: é preciso usar o fluido recomendado pelo fabricante por ter a aditivação específica para preservar a correia.
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Segundo a General Motors, a correia banhada a óleo passou a ser adotada com o lançamento do Onix e Onix Plus, em 2019. A fabricante afirma ter adotado a nova correia por ter maior durabilidade, que foi atestada em testes de desenvolvimento. E ela ainda orienta:
O consumidor deve seguir o que determina o manual do proprietário, já que o uso de lubrificantes fora da especificação do manual podem comprometer sua vida útil”
Conversamos um funcionário de uma concessionária da marca, que aponta que há uma questão de comportamento por parte do consumidor. “O consumidor compra o carro, faz apenas as primeiras revisões na concessionária, mas depois deixa de lado pois acredita que consegue economizar e para de seguir o cronograma de manutenção e a especificação do lubrificante. É a receita para ter dor de cabeça”, comenta.
O primeiro carro de volume no Brasil a usar a correia dentada banhada a óleo foi o Ford Ka 1.0 de três cilindros, apresentado em 2014. Na época, a Ford divulgava que o componente tem durabilidade de 10 anos ou 240 mil km, o que ocorrer primeiro.
Os novos motores 2.0 turbodiesel da Ford também utilizam a correia dentada banhada a óleo. Esse propulsor é adotado no furgão Transit e nas versões XL e XLS da Ranger. Na marca do oval azul também existe o 1.5 de três cilindros adotado pelo Ka e EcoSport nos últimos anos de produção.
Outro motor que adota essa solução é o 1.2 Puretech de 3 cilindros usado no Peugeot 208 e no Citroën C3. Porém o mais famoso com esse tipo de correia é o motor de três cilindros da Chevrolet, em versões 1.0 aspirado, 1.0 turbo e 1.2 turbo.
O motor da GM é o que recebe maior quantidade de reclamações por causa da correia banhada a óleo por ser também o mais popular do Brasil. A família Onix, o SUV Tracker e a nova Montana possuem boas vendas.
A grande vantagem da correia dentada banhada a óleo é ter durabilidade mais alta que a comum. Sua durabilidade pode varia entre 160 mil km e 240 mil km, dependendo do motor.
No motor de três cilindros dos Chevrolet Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, tanto o turbo quanto o aspirado, a durabilidade é de 240 mil km ou 15 anos, o que ocorrer primeiro.
Nos três cilindros da Ford, adotados pelo Ka, EcoSport e Fiesta EcoBoost, a durabilidade é de 160 mil km.
A Peugeot e Citroën foram conservadoras com o seu 1.2 de três cilindros, usado pelo 208 e C3. O período de troca para a correia é listado no manual em 80 mil km, a mesma recomendação para o 1.6 16v antigo que usa correia comum.
Para obter essa durabilidade é importante seguir as recomendações do fabricante na hora da manutenção. O principal é usar o óleo de motor adequado e que possua a aditivação necessária para proteger a correia, como veremos a seguir.
Em novembro de 2024 foi anunciado pela Chevrolet que a garantia da correia dentada banhada a óleo do Onix, Onix Plus, Tracker e Montana será de 240 mil km sem limite de tempo. Isso vale para todos os carros feitos a partir de 2020 e equipados com os motores 1.0, 1.0 turbo ou 1.2 turbo de três cilindros.
A garantia é maior até que a do veículo, que é coberto por três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro. Ela também é igual a durabilidade prevista para a correia de acordo com o manual de serviço.
Para ter essa garantia e mantê-la basta o consumidor seguir o plano de manutenção oficial, realizar as revisões na concessionária e usar o óleo correto, o ACDelco Dexos 1GEN3.
Carros modernos, com motores mais complexos, exigem que o proprietário siga o plano de manutenção corretamente. Em caso de descuidos, os prejuízos podem ser caros.
Nos motores que usam correia dentada banhada a óleo, o lubrificante recomendado no manual traz aditivação que protege essa correia e garante a alta durabilidade. O uso de um produto sem essas propriedades pode fazer que ela inche ou desfie dentro do motor.
Consultamos Arley Barbosa, coordenador da Comissão Técnica de Lubrificantes da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para elucidar sobre a composição desses lubrificantes.
Segundo o especialista, a composição dos aditivos é um segredo industrial, já que há uma mistura de elementos dentro do lubrificante. O óleo ter ter a base sintética de Éster pode ser um indicativo de que seja adequado para as correias, porém a certeza só vem com a presença da homologação pela montadora.
As montadoras possuem certificações para os óleos que são recomendados para seus motores, existindo opções fora do que é vendido apenas na concessionária. As principais marcas do mercado possuem modelos de lubrificantes que atendes a essas normas.
No caso do motor de três cilindros da Chevrolet, é preciso usar um óleo com a certificação Dexos 1GEN3. Nos motores da Ford com correia banhada a óleo o lubrificante precisa atender à norma WSS-M2C948-B.
Nos Citroën e Peugeot com motor 1.2 Puretech é exigido o lubrificante que tenha a certificação PSA B71 2302. Na embalagem costuma vir escrito que o lubrificante é homologado pela montadora.
Muitos questionam o motivo desses motores não adotarem a simples corrente metálica, que possui longa duração e não exigem cuidados especiais. Apesar dessas vantagens a longo prazo, as correntes produzem mais ruídos e são mais pesadas.
As correias dentadas são silenciosas e trazem menos perdas mecânicas, trazendo a desvantagem de durarem menos. Nas que são banhadas a óleo, a durabilidade é resolvida — contanto que sejam tomados os cuidados necessários com o lubrificante.
Ou seja, a correia banhada a óleo ajuda a reduzir o consumo e as emissões por “roubar” menos potência do motor. Assim como a direção com assistência elétrica, por exemplo.
Segundo a Continental, que produz correias, essa solução gera 30% menos perdas por fricção quando comparadas com as correntes metálicas. Em uma época onde as montadoras buscam maior eficiência, é de se esperar a popularização desse sistema.
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Não tem muita defesa pra esses motores, são bons, potentes e silenciosos, mas só o primeiro dono irá desfrutar desse benefício, em terras tupiniquins o mercado de usados tem muita demanda, e sendo um desses consumidores de usados, eu nunca iria comprar uma incógnita dessa. Tem muita opção mais confiável.
Bóris, esta semana tinha na internet que a GM passou a oferecer garantia da correia dentada dos Onix, Tracker e Montana até 240.000 km desde que, todas as revisões obrigatórias sejam feitas nas concessionárias GM, ao meu ver, uma decisão muito boa e importante para a confiabilidade da marca GM. Procede esta informação? Abraços
Quem fez essa matéria n tem o mínimo de conhecimento, o óleo pode ate ser o correto e não danificar a correia, porem como o tempo os motores tendem a ter folgas de dilatação onde vários fatores pode levar pouco combustível a se misturar com o óleo do motor, onde mora o perigo! Pois os aditivos presentes nos combustíveis são corrosivos e a borracha esfarela! Evite dor de cabeça não comprem carros com motores com correia dentada banhada a óleo!
Um monte de iludidos querendo defender essa porcaria de engenharia. Mais uma vez o brasileiro recebendo lixo que sempre vai sobrar no nosso bolso, fora o tanto que já somos sugados por impostos. Brasileiro gosta de se lascar, dinheiro de trouxa é matula de malandro. Não presta e ponto final, “mas ah, o carro do fulano andou tantos e não estragou”, se não estragou vai estragar, não presta e pronto seu animal.
perfeito esse comentario
Comprei sem saber dessa correia banhada a óleo já faz três anos já está com mais de 170 mil km estou preocupado sou o segundo dono e nunca foi trocado a correia.
Troque a correia e o óleo se está preocupado, se ela estiver se desfazendo, provavelmente já entrou sujeira onde não devia, adiar a troca só vai piorar a situação. Após realizar essa troca, passe a trocar o óleo preventivamente a cada 10mil km, é o que os mecânicos estão recomendando. E use somente o óleo recomendado, sem exceção alguma.
você tem sorte amigo! meu ecosport está com 82 mil Km e também não sabia dessa correia dentada banhada a oleo com 3 cilindros, ele é 2019 já comprei usado e agora quebrou a correia e o estrago foi enorme……ainda está na mecanica, tem que fazer todo o motor novamente, até os farelos da correia acharam em todos os lugares….detalhe o mécanico é meu amigo e quando ele viu quando chamei porque o carro para sem aviso previo, ele já falou: vixi amigo, pode preparar o bolso…. no minimo 7.000 para começar a brincadeira. ele também falou em uma convensão para o engenheiro da ford que essa correia, mesmo com o oleo correto não dura 75.000 o engenheiro como sempre defendendo o seu disse que é para durar 150.000…… laméntavel, mais uma vez, nós que ficamos com o prejuizo…. assim que arrumar, vou ficar com ele mais um pouco para usufruir o que gastei kkkkk e passar pra frente. boa sorte.
também tenho carro com correia banhada a óleo, já está com 80 mil, sem problemas, nunca troquei um parafuso, sempre uso somente o óleo recomendado no manual, quem diz que banhada a óleo não presta, é porque nunca teve um, só criticam. Estou satisfeito.
Bem, pelo que percebi na teoria é tudo uma maravilha, mas na prática… O que eu conclui, de acordo com os relatos é que carros com esse sistema darão dor de cabeça uma hora ou outra. Vi alguns vídeos também falando disso e nesses vídeos o autor relata sobre deixar seu carro em situações estressantes, que seriam engarrafamentos ou correr demais, que ocasionariam o gasto mais rápido da correia ou seja para durar eles tem que ficar na garagem mesmo.
Precisa de cuidados especiais? Minha dica? Fuja de correia banhada a óleo! O melhor dos mundos? Corrente!
Minha Ranger V6 com 43.000km, revisões em concessionária, e a correia dentada arrebentou. Estou p… da vida com isso.
Mas a V6 é corrente e não correia.
Estou com o ka da esposa na minha garagem ainda, 1.0 sel 3 cilindros , comprado zero, carro com 70.000 kms começou a falhar , feitos todos os testes , compressão mo 1° cilindro a 30% , uma das válvulas tinha uma fissura.
Resultado troca de todas as válvulas, pedi ao mecânico para trocar o kit da correia também, afinal aproveitar a mâo de obra , pedi para ver a correia , ela estava com rebarba em ambos os lados .
Duvido que ela duraria 130 mil, quiça os 240 dito pela ford.
Todas as revisões feitas corretamente, óleo trocado corretamente, até antes dos 10 mil.
Uso do carro 70% rodovia , 30 cidade.
Vergonhoso .
3 cilindros , somado a correia banhada , nunca mais.
Verdade, vi o relato de um cara no site Reclame Aqui que a correia do Onix dele quebrou com 132 mil e poucos Km. O manual do Onix também recomenda a troca com 240 mil Km.
Não quero essa tranqueira nem de graça.
Isso nuca vai funcionar direito, principalmente no Brasil com gasolina adulterada e tudo mais.
Não tem nem como ter certeza que o óleo que você tá comprando não é adulterado… e aí ?
Muito boa a reportagem. Excelente explanação técnica. Mas na minha lista de carros – especialmente de usados – esses com correia de borracha banhada a óleo estão definitivamente riscados. E conheço muuuuitos que pensam do mesmo jeito.
Esqueceu de informar quanto custa trocar uma correia banhada a óleo e não banhada a óleo. Para trocar a banhada a óleo tem que desmontar meio motor…então o custo será bem maior fora que a não banhada da para visualizar por fora seu estado facilitando a data da troca
Vdd
Então… Ainda hoje que levei o carro para trocar a correia dentada meu mecânico disse que para trocar do meu carro que é uma Correia normal ele cobra r$ 200 para trocar a correia banhada a óleo cobra r$ 1500 kkkkk
Depois de muitos relatos de correia de borracha banhada em óleo soltando fragmentos e entupindo o pescador do cárter mesmo com manutenção em autorizadas, me desfiz de meu KA 2018, 40 mil km rodados, comprado 0K, sem nenhum problema aparente. Sempre usei óleo 5w20 motorcraft .Todavia temos a pior gasolina do mundo, muitas vezes batizada, sem falar no alto teor de álcool que pode contaminar o óleo.
Passei em frente, comprei um outro carro com CORRENTE METÁLICA banhada em óleo. Vamos ver daqui pra frente!
Tenho um l[iena 2011 com corrente e mais de 140.000… por enquanto ta tranquilo.
Eu não compraria nenhum desses carros, são aberrações das empresas tentando economizar. A muito tempo carros e motos usam corrente dentada (dentro do motor banhada a óleo, mas são correntes de metais) com sucesso.
Não quero isso nem de graça carro é com corrente comando igual Ford ka zetc rocam tenho o meu é não troco por isso , tenho uma F75 4 cilindros ano 79 outra maquina isso é carro de verdade
Venho relatar que no dia 08/04/2024 aproximadamente as 18:40 na volta do serviço pela BR 070, proximo ao Setor H Norte, o carro veio a em pleno funcionamento a 70 quilomentros por hora, veio acontercer o desligamento do veiculo forcando a parada em plena pista, tive que acionar um guinho para levar o carro a uma mecaica de confiança, no dia seguinte o diagnostico foi que a correia banhada a óleo quebrou os dentes, com isso seria necessario a troca do motor. Apos verificar o manual do veiculo me deparo com a informação que a troca sexta programada com 160mil quilometros, e meu veiculo estava abaixo do informao com exatamente 113 mil quilometros rodado. Direcionei o carro a concessionaria mais proxima para uma analise de cortesia, pois o rompimento foi prematuro, assim apos analise da concessionaria forde foi informado que não foi usado o óleo correto pela montadora, sendo que esta não é a verdade, o carro tem suas revisões pela concessionaria no manual ate o seus 65mil km, e apos disto foi apresentado todas as notas fiscais e notas manuais com a informação que o óleo utilizado foi o correto, sendo ele o 5w20 motorcraft. A ford Brasil veio negando meu pedido de cortesia relacionada ao pedido de reclamação N 00570 1540, mesmo mencionando e apresentado que foi detectado no passado e “possivelmente corrigido” um recall de motor, onde ocasiona toda a situação que relatei, a polia do motor perde a sincronia e ocasiona o desligamento do veiculo e o rompimento da correia, ocorrendo risco de acidente. Fica aqui minha idginação a Ford Brasil que não houve interesse a verificar o caso mesmo mencionado o recall que o veiculo teve.
Vários proprietários do ônix fizeram à manutenção na concessionária, assim mesmo deu problema.
Comprei um Onix midnight com Correia banda banhada a óleo, ele está apenas com 25.000 KM rodados, porém não é o que eu estou morrendo de medo, só vejo vídeos de comentários que aterrorizam.
Tão passando pano heim
Olá pessoal,
A GM aprova tanto esse sistema de correia banhada a óleo que está dando garantia até o prazo/km dos 240.000 km. É só fazer as trocas de óleo e filtros na concessionária.
Tenho um onix 2022, nunca levei na concessionária pra fazer revisões, peguei ele 0km, mas sempre coloquei o óleo correto ele tá com 120 mil km e até agora funciona perfeitamente, não tem vestígios de fragmentos de correa … toda troca de oleo eu verifico
Essa tecnologia é a maior enganação que podiam fazer com o brasileiro, tanto que na China esse motorzinho da GM já foi abolido. Mas aqui 3° mundo, várzea do mundo, América Latrina empurram esses lixos para consumirmos. Linha GM, Ford, VW todos são assim, eu não quero nem de graça uma dor de cabeça dessas.
Amigo a chevrolet vendeu em 2023 323.000 carros será que é tão ruim assim
Se fosse razoavelmente bom a China estaria vendendo os carros lá com esses motores até hoje. Se tem inúmeras reclamações mesmo em carros com manutenção nas concessionárias, sim são ruins assim. Eu estou fora.
A china parou de vender esses motores não por que eram ruins, mais sim pq a produção de motores elétricos e motores a combustão deles se tornou automaticamente sustentável amigo, vc acha mesmo que o chineses iriam continuar gastando dinheiro com os americanos se o mercado de veículos deles é o que mais tem crescido no mundo?
Cada uma kkkkk
Acho não .Tenho certeza. Pesquise o motivo desse motor ter deixado a linha de produção na China. Lá tem cemitérios de carros elétricos que se paga uma fortuna aqui, jogados para apodrecer. Acho que suas informações é que estão desatualizadas. Eu me livrei fe uma bomba dessa e voltei para um 4 cilindros 1.4 e enquanto a GM tiver com esses motores eu não compro mais nenhum carro deles. Quer correr o risco, ou está defendendo o seu que está na garagem?
O maior problema dessa tecnologia aqui no brasil é a falta de informação na hora da aplicação do produto certo no motor, o lubrificante que é exigido pelo fabricante tem que ser com API SP/RC, caso não seja aplicado conforme manda o fabricante você com certeza terá um problema, já vi concessionaria fazendo aplicação errada.
Por exemplo: aplica em uma tracker 3 cilindro um 0w20 API SN (Na concessionaria) carro na garantia, quando chego a 80 mil km aconteceu o previsto, teve problema com a correia banhada a óleo que se desmanchou. a própria concessionaria aplicando o produto errado, ou seja, falta a informação até mesmo para os aplicadores, nem todo 5w30 ou 0w20 ou 5w20 é a mesma coisa, hoje em dia o que mais determina a especificação do produtor é a API, é muito importante vocês confirmarem a API que tem e não só a viscosidade.
duvidas fico a disposição.
Att.
Muito boa observação Jean.
Sou reparador e moro no interior de Minas Gerais, tenho muitas dúvidas sobre esses novos veículos usando correia banhada a óleo, se tiver uma tabela do veículos e seus lubrificantes e puder me enviar ficarei muito grato .
Alessandro, ver:- Lista de carros com correia banhada a óleo:
Chevrolet Onix a partir de 2020.
Chevrolet Montana a partir de 2023
Chevrolet Tracker a partir de 2020
Citroen C3 1.2
Ford EcoSport 1.5
Ford Fiesta EcoBoost
Ford Ka 1.0 a partir de 2015
Ford Ka 1.5 a partir de 2019
Ford Ranger 2.0 turbodiesel
Ford Transit 2.0 turbodiesel
Peugeot 208 1.2 *Obs,Lubrificantes seguir à rigor manual do fabricante.
Obrigada pela explicação Jean. Eu comprei o meu carro agora, vou pegar semana que vem . Vc poderia me passar uma tabela com as especificações do óleo correto a ser utilizado no Onix Premier plus, por favor?
Tudo politicagem..
Todo e qualquer veículo, ou máquina, depende de revisões preventiva..
O que ocorre com o brasileiro e que só corrigem quando quebra..
Seu texto é grande, mas tão repetitivo quanto o dos fabricantes, não subestime a capacidade alheia de pensar das pessoas, existe um limite de tentativa de ludibriar pessoas, óbvio é óbvio e verdade só existe uma, motores de três cilindros são descartáveis, e os com correias mergulhadas no óleo são projetos fracassados, inúteis e caros, parem de tentar dizer que o lubrificante errado é a culpa deste projeto horrível, fica cada vez mais feio tentar mudar a opinião pública, principalmente mudar a opinião de quem vive neste mercado há 42 anos especializado em motores a combustão.
Correia banhada a óleo e motor três cilindros. Motor descartável. Porcaria. Não presta em nenhuma marca ou modelo. Um lixo. Você usa o óleo específico e não adianta.
Motor pra mim te que trabalhar com qualquer marca de oleo , isso de correia banhada a oleo nunca vai prestar . Eu nao compro carro com esse tipo de motor
Amigo o meu onix plus foi todo revisado na concessionária, está com 46 mil e está com o mesmo problema, ou seja, a questão não é cuidado na troca do óleo, é um defeito crônico do carro.
Verdade, vi o relato de um cara no site Reclame Aqui que a correia do Onix dele quebrou com 132 mil e poucos Km. O manual do Onix também recomenda a troca com 240 mil Km.
Excelente colocação Jean! Não adianta tentar esclarecer.. Determinados proprietários vão insistir em “economizar” R$ 100,00 e vão trocar o óleo na loja da esquina, porque o proprietário informou que óleo 5w30, 0w20 e 5w20 é tudo igual. Está aí o exemplo acima, do proprietário de Brasília que, mesmo deixando de realizar as revisões na concessionária, tentou uma “cortesia” com a fabricante.. “Ah, mas eu utilizei Motocraft, então quero garantia!!!”. Não adianta… Tentar explicar prá quem não quer entender, é pura perda de tempo..
Essa tecnologia não funciona. Discordo totalmente da matéria.
Tenho um Ford ka 1.5 Sedan 2019, infelizmente arrebentou a correia com 80.000 km, troco óleo e filtro religiosamente na km certa. Discordo com a km que o manual indica para a troca da correia.
Tenho sertesa que vc não colocava o óleo correto ou usava o carro en uso severo e trocava o óleo a cada 1 ano aí não funciona mesmo acaba quebrando a firma que trabalho tem 3 onix de viagem um já está com 220.000km e já trocar correia quando trocou a correia estava com 180.000km amigo a correia estava zera acho que esses relatos de correias que quebrando são todos mau uso
Bem é visto que você não me conhece Nilton, pois já falei que troco o óleo religiosamente e dou manutenção constante para o carro, mas não tenho que te provar nada, somente afirmo que apesar dos cuidados a correia arrebentou com 80.000 km
A única certeza e que não sabe português e o fato é que correia banhada a óleo já nasceu morta essa tecnologia se assim podemos chamar
Tenho uma Ecosport 2018 e a minha comeu os dentes da correia, levei na concessionaria e estou com caso em aberto… eles falaram que não utilizei o oleo correto, sendo que isso é mentira. o manual fala que tem que trocar com 160mil km e a minha esta com 113 mil km…. me deram a informação que preciso de um motor novo de 25mil reais…. como comprar isso sendo que o carro ainda esta financiado? A ford tem que rever esses casos de previsão de troca com 160 mil e 240mil km, isso não existe.
Tem muitos casos sobre o mesmo assunto da correia arrebentar e perder os dentes.
É difícil acreditar que esse tipo de correia é tão durável assim. Porque não usaram corrente nesses projetos da Ford, GM e Peugeot? Aposto que no mercado americano a Ford e GM não usam esse tipo de solução em modelo fabricados e vendidos por lá. Outra coisa, se essa solução da correia banhada a óleo fosse tão boa viríamos Mercedes, Audis e BMWs utilizando esse tipo de correia.
Com todo respeito ao Boris, canal que aprendo e confirmo o que já sabia, mas essa parte da defesa que ele faz destes motores 3 cilindros ainda não consegui assimilar, não sou comentarista de gabinete, rodo no asfalto, no barro e na areia, em alguns lugares em grande quantidade, e jogo meu nome no lixo mas afirmo com toda certeza que são carros exclusivamente urbanos, porque se arrochar eles abrem o bico, sou do Centro Oeste e aqui esses pangarés de 3 cilindros só servem pra ocupar os pátios das oficinas..
Meu ford ka 2019 estar com 210 mil km, ainda não troquei a correia. Sempre uso óleo motorcraft 5w 20.
Propaganda enganosa nunca vi borracha em olé durar . coloque olé em baixo de um pneu e deixa um tempo parado ele derrete quanto mais uma correia fica dica
Amigão tanta correia dentada e banhada, todo cuidado é pouco. Manter rigorosamente dentro do manual do carro, difícil tbém? _Temos amigos, q acabou fundindo motor, hoje já gerando problemas nos principais carros de venda GM_
Meu primo só faz as preventivas em css …. e deu problema…aí te pergunto, será que é falta de cuidado??? Essa carniça não presta…a GM tem que assumir essa falha
Concordo, nem o wd40 aguentaria a reclamação de óleo e borracha junto.
Essa tecnologia já foi retirada dos outros países correia banhada a oleo, no meu caso Ford Ka, não quero nunca mais tive prejuízo enorme em 3 ford ka, tenho carros de aluguel, toda revisão óleo original ford os três deu problemas no motor, um com km 86 mil outro 118 mil outro 129 mil km,.não aguentou nem a troca delas que o fabricante indica todas soltou pedaços que causou entupimentos que levaram a desgaste prematuro dos casquinhos da biela.
Melhor corrente ou correia seca. Eu não compro carro essa tecnologia que não serve para Brasil.
Somos dois! Conseguiram complicar uma simples troca de correia dentada.
Perdi um motor do Ford Ka com 80 .000 KM.
Já tive problema com +- 60.000 KM. Tive que retificar o cabeçote pois a correia soltou pequenos pedaços e danificou o cabeçote. Tudo balela,sempre troquei o óleo recomendo e antes do prazo já por essa desconfiança…vendi meu Ka 2017 por 23.000 reais para não ter mais prejuízo.
Vc não compra eu não compro mas continua o carro mais vendido do Brasil vende se quase 40.000 unidades anuais aí vc vê dar problema um ou outro é por isso que acho que seria mau uso se não amigo teria uma avalanche de onix quebrado no brasil
Eu fico com as “barulhentas e mais pesadas” correntes metálicas.
CORRENTES É MELHOR SEM DÚVIDA. SÓ CONFIRMAR MERCADO DE MAIOR VENDA CONSOLIDADA. DESDE 2011, JÁ TIVE VÁRIAS MARCAS, 90% CORRENTE, NEM PERCEBE-SE TANTO BARULHO Q DIZEM? CLARO SE TIVER MANTA ACÚSTICA NO CAPO, JÁ DIMINUI NO GERAL BARULHO DO MOTOR E OUTROS ADVINDO DAI….
Tive a felicidade de ter um Festa Rocan 1.6 2013/2014 com correia metálica, Nunca deu problema. Hj tenho um Kwid com correia de borracha sem nenhum problema.Cuido bem dos meus carros.
A corrente de comando ainda é a melhor, a banhada a oleo fica dependendo de vários fatores a cuidar que a maioria dos brasileiros não faz, estragos serão maiores e gastos também. Até a correia dentada a seco é melhor no sentido dos cuidados pois se consegue visualizar o estado da mesma mais facilmente e com isto os riscos e gastos serão menores mesmo tendo que trocar mais seguido.
Tive um ka+19/20 e não sabia dessa correia banhada a óleo como faço app esse motor dragon da Ford foi sempre uma polêmica conseguir peças , mangueiras tudo que envolve esse motor e caro,troquei as correias com 135000 km e gastei 4300,00 para essa troca com fluidos e mão de obra,mesmo assim fora da realidade ,e ainda parcelei em 10x que acabou saindo mais caro ainda e o mecânico alegou que seria aberto o motor e seria limpo até o pescador e carte,enfim com 190.000 km me livrei do carro assumi uma conta de parcelas do novo mas estou mais tranquilo , porque ele tem corrente de comando.
Meu amigo eu tive um fomos 2023 maravilhoso… Pena que roubaram o carro agora em maio…Hoje fui ver um ônix sedan 2022… Cheguei a fechar o negócio dei uma entrada de 25.000 … Estava todo empolgado para pegar o carro semana que vem…Hoje decidi ligar meu para mecânico de confiança…Sabe o que ele me falou???Que eu tinha entrado na maior furada pois essa corrente banhada a óleo não presta…Hoje mesmo já desfiz o negócio….tô fora pois sou motorista de App e todo mto…..Não quero mais nem saber de corrente banhada a óleo…
Se tem que cuidar então é problema.
Eu prefiro os carros que tem corrente na sincronização, temos um Corolla 2003 com quase 300.000km e funciona perfeitamente, a corrente quanto fica gasta fica fazendo barulho, a correia de borracha não dá sinal, quebra e faz estrago. Pela explicação, essas correias banhada a óleo tem uma longa vida, como diz na reportagem a montadora Chevrolet dura até 240.000. Mas como o brasileiro costuma achar que sabe mais que os engenheiros começa a mudar de óleo lubrificante, com isso a correia quebra com pouca kilometragem e o estrago é grande.
A maioria dos sistemas hidráulicos industriais deixaram de usar o óleo ester-fosfato devido a provável ligação dele com danos a saúde dos funcionários. Já ouvi relatos de casos fatais. E o risco do uso em correia de veículos?
Infelizmente acreditam que o defeito está no consumidor, é assim sempre, e o trouxa acredita.
Muitos carros com revisões nas agências dando esses defeitos, com baixa kilometragem.
Falta ministério público trabalhar um pouco.
Na minha garagem não entra carros com esses motores, conheço gente que fazia a manutenção e troca de óleo corretamente e estourou a correia com 50 mil km…só trouxa compra isso
Tenho um Ford Ka 1.0 2019,o manual diz que a troca pode ser feita com 250.000 km,uso sempre o óleo específicado,nunca passei do prazo em kms,porém,com 130.000 km,um pouco mais da metade recomendada para a troca,fiz a substituição da correia pq a mesma apresentou desgaste pré-maturo,essa inovação é passada como a solução dos nossos problemas,mas além de serem”picaretagem”como diz o saudoso Bóris,ainda os custos para a troca são elevados demais.
Se correira de borracha ou correira borracha banhada a óleo fosse solução… a Renault não teria voltado a implementar a corrente de comando novamente em seus modelos, inclusive nas novas Dusters 1.6/16v a partir de 2021 que são super econômicas e eficientes. Na minha garagem não entra mais carro que tenha essa correira no controle do comando de válvulas… nem a seco nem banhada a óleo, só Corrente! O Óleo se degrada de um jeito ou de outro independente do local das revisões por que nenhum de motor se mantem puro se você viaja muito abastece combustível adulterado que tem de monte por aí… não tem jeito, contamina o óleo e tchau correira! Abraço a todos.
VIVE la France !!!
Dizem que o combustível de má qualidade contamina o óleo, e aí defensores, quando estiverem viajando e bem longe do seu posto de confiança?
Só ha um detalhe que praticamente ninguém comenta… A contaminação e a degradação do óleo lubrificante por conta de combustíveis adulterados. Como atingir uma durabilidade tão alta das correias dentadas banhadas a óleo se não há segurança fidedigna de abastecimento com um combustível de qualidade?
Infelizmente a kilometragem informada pelo artigo está equivocada em relação ao Ford Ka 1.0.. Manual informa 260.000km.
A correia de comando só trás vantagem para concessionária, óleo mais caro,filtro mais caro,enfim toda manutenção e mais cara.
Todos ganham , concessionária e fábrica de peças ,menos o cliente.
Já ouvi depoimento de proprietário de carro que sempre fez a revisão na agência ainda assim o motor travou , teve de trocar o motor .A correia arrebentou e entupiu todas as canaletas do motor deixando o mesmo sem opção pra conserto.
O bom mesmo é corrente de comando.
DIONÍSIO,Concordo com vc,só que não sabemos o que está acontecendo por que tem gente que tem esses carros e diz que o carro já tem mais de 200.000km sem problemas,outros dizem que tem 300mil km e tá ótimo,outros falam que a correia estorou com 40,70 mil km,enfim,vc está certo no que disse,mas existem esses relatos de quem faz revisão em autorizada e mesmo assim estorou a correia e não sabemos o que está acontecendo,mas a corrente é muito melhor,eles não colocam por corte de custo.
Se passarmos lá no boteco, encontraremos quem jure estar com a mesma correia há 500.000 kms e o motor “igual ao de um Zero Km”.
O amigo do primo do cunhado do filho da vizinha que estudou a quinta série com o meu avô, disse que o carro dele rodou 2 milhões de km sem trocar a correia, pois a mesma era imersa em óleo.
O problema e que os carros que rodam em rodovias fazendo viagens longos tipo de 500 km a 800 km por dia a correia banhada a óleo pode durar até mais de 240.000 km agora os carro que rodan na cidade o nunca vai atingir esse km vai estourar a correia pq o carro não atinge o km que as montadoras recomenda pois o motor não para de girar e sempre vai andar de primeira ou segunda marcha isso trás um desgaste maior para o motor …muitos carro estoura a correia antes do tempo mesmo as correias convencional
Já é fato que as correias estão esfarelando mesmo em carros que fazem revisões em concessionárias religiosamente, a teoria mais plausível é a do uso severo. No manual sempre lemos que quando um carro passa por uso severo, como muito tempo parado em congestionamento ou voltas curtas que não permitem que o carro seja utilizado com o óleo em sua temperatura normal por muito tempo devem trocar o óleo na metade da km ou metade dou tempo especificado para a troca. O que acontecia com quem não respeitava esta indicação era problemas futuros a médio ou longo prazo para o motor, o primeiro dono não iria sofrer com o problema. Agora o que acontece quando este óleo em mal estado/contaminado fica em contato com a correia? Irá provocar deterioração acelerada da mesma, eu realmente penso que esta é a única resposta plausível, quem possuir carro com correia banhada a óleo deve trocar o óleo em intervalos de seis meses ou 5000km.
O problema é que brasileiro quer comprar carro e só andar. Você vê isso quando compra um semi-novo ou um usado, é só decepção. O cara paga 100 mil em um carro e vem 5 mil de seguro e 4 mil de IPVA,bentão a manutenção é negligênciada.
Igual ao motor com corrente de comando não tem igual é, o melhor sistema pra qualquer motor, tem vida longa!
Exatamente ZILTON SILVA RIBEIRO,se o motor com corrente fosse ruim os carros de luxo não vinham com eles,a corrente de comando é o melhor sistema,mas pra durar muito tempo tem de fazer as trocas de óleo de acordo com o manual do veículo.