BYD fabricará híbrido flex na Bahia

Marca chinesas está em processo avançado de desenvolvimento de motor híbrido flex para equipar futuros modelos nacionais

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Song Pro é um dos modelos cotados para produção na Bahia e poderá receber inédito motor híbrido flex (Fotos: BYD | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 18/11/2024 às 17h00

A BYD já ligou as máquinas da fábrica de Camaçari (BA). Quase mil trabalhadores se alternam nos três turnos da filial da marca chinesa para iniciar sua produção em escala regular. Entre as atribuições da engenharia está o desenvolvimento de seu primeiro motor híbrido flex.

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Fontes de dentro da marca chinesa apontam que o projeto está em nível avançado. No entanto, ainda irá demorar um pouco para que os modelos híbridos flex da marca entrem em linha.

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Fábrica da BYD na Bahia utiliza as antigas instalações da Ford (Foto: BYD | Divulgação)

Por hora, os primeiros modelos, que serão feitos em processo CKD (com kits importados da China e apenas  e apenas montados aqui) utilizaram motores híbridos apenas com gasolina. No entanto, quando a produção total for localizada, os modelos híbridos terá companhia de uma unidade bicombustível.

Quais serão os BYD híbrido flex?

Na sua primeira fase, a BYD anunciou quatro modelos eletrificados com produção nacional. Os elétricos Dolphin e Dolphin Mini, assim como o SUV híbrido Song Pro e um quarto produto que ainda não foi definido.

Ele poderia ser a picape Shark, que acabou de chegar ao Brasil. Seus executivos acenaram (durante a apresentação global da picape, no México) que a picape teria grande potencial de ser fabricada na Bahia, mas que dependeria da aceitação do público e volume para justificar a operação.

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BYD Shark poderá ser um dos modelos fabricados por aqui com motor híbrido flex

Assim, os elétricos Dolphin e Dolphin Mini certamente manterão o processo CKD por mais tempo. Isso porque ainda falta uma base consolidada de fornecedores de componentes para elétricos de passeio.

A BYD já conta com uma fábrica de baterias em Manaus. No entanto, ela produz pilhas de ferro-lítio (LiFePO4) para os ônibus eletrificados da marca.

Por outro lado, na sua linha híbrida, ser flex é fundamental para associar eficiência energética e a possibilidade de abastecer com combustível mais barato.  Assim, podemos esperar que tanto o Song Pro, como a possível Shark nacional recebam motorização híbrida flex, quando a nacionalização estiver completa.

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1 Comentário
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Santiago 21 de novembro de 2024

Boa notícia!
Vamos de híbridos. Uma tecnologia mais honesta e eficiente, e verdadeiramente mais limpa.

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