BYD avança com híbrido plug-in Song Pro
Ocupando o cargo de SUV híbrido plug-in mais barato do Brasil, o novo modelo da marca chinesa aposta nesse argumento para roubar clientes da Toyota
Ocupando o cargo de SUV híbrido plug-in mais barato do Brasil, o novo modelo da marca chinesa aposta nesse argumento para roubar clientes da Toyota
O BYS Song Pro, SUV de porte médio chinês tem a seu favor o estilo atraente e o conjunto motriz. O sistema híbrido plug-in a gasolina também é um recurso vantajoso que se reflete em baixo consumo de combustível. Todavia, o alcance médio declarado de até 1.100 km refere-se à antiga norma europeia NEDC abandonada por pouco refletir a realidade e caiu em desuso a partir de 2017. Sem sentido continuar a citá-la.
Pela norma brasileira NBR 7024, revista e utilizada pelo Inmetro, o alcance médio é de 780 km, mas na prática pode ser um pouco melhor com bateria totalmente carregada e tanque de 52 litros cheio.
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Por outro lado, uma característica bem interessante informada pela BYD é a eficiência térmica de 43% do conjunto comparável aos melhores motores a diesel. O Song Pro, na versão GS de topo que dispõe de uma bateria maior (18,3 kWh), entrega 235 cv e 43,8 kgfm ao combinar, segundo a fábrica, um motor a gasolina de 98 cv e 12,4 kgfm ao elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm. Bom lembrar que torque combinado tecnicamente não pode ser medido em aplicações em um mesmo eixo, embora BYD insista.
Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 s comprova desempenho muito melhor do que o Corolla Cross híbrido não plug-in limitado por seu motor flex de apenas 101 cv (álcool)/14,1 kgfm associado a um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm com potência combinada de somente 122 cv.
Isso ficou claro na primeira e curta avaliação pelas ruas de São Paulo. O SUV chinês tem ótimo desempenho. Mas ao partir da imobilidade há um certo atraso na resposta do acelerador, sem aquela reação fulminante dos elétricos. Impressiona o silêncio a bordo com os vidros dianteiros de dupla camada para isolamento de ruído. Porém, ao rodar em asfalto irregular ou passar por lombadas falta o acerto fino das suspensões.
Também se destaca pelo espaço interno com distância entre-eixos de 2.712 mm, pouco menor que a do Song Plus. Os passageiros no banco traseiro, além do assoalho plano, contam com regulagem do encosto. Bancos dianteiros são confortáveis e o do motorista tem regulagem elétrica (só no GS). O porta-malas oferece 520 litros, mas não inclui estepe e perde espaço devido a uma maleta contendo carregador portátil da bateria e seus cabos.
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