Bilionário, Warren Buffett, famoso por prever estouro de bolhas, vende todas as ações da BYD, e derruba Bolsa de Xangai
A Berkshire Hathaway, empresa de investimentos do bilionário Warren Buffett, encerrou totalmente sua participação na BYD, após um dos investimentos mais lucrativos de sua história. A posição havia sido iniciada em 2008, quando Buffett adquiriu 225 milhões de ações por US$ 230 milhões, seguindo recomendação de seu sócio, Charlie Munger. Desde então, os papéis da empresa valorizaram cerca de 3.890%, chegando a transformar o aporte em aproximadamente US$ 9 bilhões no auge de 2022.
VEJA TAMBÉM:
Aos 95 anos, Buffett é conhecido por seu tino implacável para negócios, inclusive para farejar estouro de bolhas. E a liquidação dos papéis da chinesa é visto com uma manobra para proteger a rentabilidade com as ações da chinesa. Mas a venda não foi da noite para o dia.
A redução começou em 2022, quando a Berkshire iniciou a venda gradual de sua fatia. Em meados de 2024, já havia se desfeito de cerca de 76% das ações, ficando com menos de 5% da companhia — nível que não exige divulgação obrigatória de negociações na bolsa de Hong Kong. Relatórios de março de 2025 da Berkshire Hathaway Energy confirmaram que a posição foi totalmente zerada.
Buffett não detalhou os motivos para encerrar o investimento, mas já havia elogiado a BYD em diversas ocasiões, classificando-a como uma empresa extraordinária. Ainda assim, afirmou que poderia aplicar os recursos em outras oportunidades. Ele também criticou a ênfase de companhias em resultados trimestrais, apontando riscos de perda de foco no longo prazo.
O anúncio da saída pressionou as ações da BYD, que recuaram 1,01% na bolsa de Xangai. Mesmo com a correção recente, o investimento consolidou-se como um dos mais bem-sucedidos da carreira de Buffett, com ganhos de quase 4.000% em pouco mais de 15 anos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |