Cadeirinha com Isofix vale mesmo a pena? Por quê?
Sistema de Retenção Infantil dotado de ganchos garante a instalação correta e mais estabilidade em casos de acidentes de trânsito
Sistema de Retenção Infantil dotado de ganchos garante a instalação correta e mais estabilidade em casos de acidentes de trânsito
Desde 2010, as cadeirinhas para automóvel são obrigatórias no Brasil. Mais recentemente, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que os veículos produzidos ou importados para o país passassem a contar com ancoragem para os Sistemas de Retenção Infantil. Entenda a diferença entre os modelos de cadeirinha com Isofix e os convencionais, além da razão pela qual vale a pena utilizar a primeira opção.
LEIA MAIS
De acordo com Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), o Isofix é um dispositivo instalado na carroceria do veículo que permite a fixação de cadeirinhas infantis. Seu principal benefício é proporcionar um vínculo estrutural – isso por meio do encaixe rápido de garras existentes na base da cadeirinha com Isofix com os engates soldados na carroceria do veículo.
Esse tipo de encaixe diminui o risco de má instalação, diferente dos dispositivos convencionais, que utilizam o sistema do cinto de segurança para fazer a instalação.
Para ilustrar a frequência com que as cadeirinhas de automóveis são instaladas erroneamente, o Cesvi relembra uma pesquisa realizada no Reino Unido. O estudo criado em conjunto com a organização especializada Child Seat Safety constatou que 59% das crianças transportadas estavam sentadas em cadeirinhas montadas incorretamente ou inadequadas para seu tamanho e idade.
Para chegar ao resultado, foram realizados 30 eventos de verificação de assentos em todo o Reino Unido em 2016 e 2017.
Ainda segundo os especialistas do Cesvi, com a instalação correta, o dispositivo mais comum é eficaz. Porém, a dificuldade para instalação pode gerar acoplamento incorreto.
Outro problema da cadeirinha para automóvel convencional é que sua instabilidade, mesmo quando instalada de forma correta, pode retirar o assento da posição certa durante a condução.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária recomenda o uso de cadeirinhas com Isofix. Isso porque elas:
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realiza, além do teste anual dos SRI, um levantamento de preços de cadeirinhas com e sem Isofix e de bebês-conforto. Confira os valores e quais das opções se saíram melhor nas avaliações acessando a página da associação.
De acordo com o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), antes de escolher e comprar uma cadeirinha com Isofix, é importante verificar sua data de validade (no geral, os dispositivos estão aptos a serem usados por 12 anos).
Outra recomendação do órgão é conferir se o SRI está em conformidade com os padrões técnicos reconhecidos internacionalmente. Como são relativamente novas no Brasil, nem todas as cadeirinhas com Isofix foram testadas pelo Inmetro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |