Em épocas de enchente é comum ter isso, mas também existem defeitos mecânicos que podem destruir o seu motor por dentro
Durante épocas de enchentes é comum que as oficinas recebam muitos carros que sofreram calço hidráulico. Esse problema ocorre quando o motor aspira água, mas existem outros fatores que causam isso.
O calço hidráulico é o nome do fenômeno que ocorre quando entra muito líquido nas câmaras de combustão com o motor em funcionamento. Como os componentes internos já estão em movimento, o líquido cria resistência e causa danos.
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Os efeitos do calço hidráulico incluem entortar ou quebrar as bielas e danos no virabrequim e nos mancais. Em casos mais extremos a quebra da biela pode perfurar o bloco e o cabeçote também pode ficar danificado.
O reparo de tudo isso sai caro, já que é preciso fazer uma retífica. Quando há perfuração no bloco pode ser necessário comprar um novo.
Como já falamos, o risco do calço hidráulico é maior quando o motor aspira água. Isso acontece quando o motorista atravessa um trecho alagado mais profundo que a capacidade de transposição máxima do carro.
Essa capacidade é ditada pelo altura da tomada de ar do motor. Em projetos já pensado para o Brasil ela fica em posição mas elevada no cofre do motor para evitar riscos, mas ainda assim existem carros com a admissão em posição baixa.
O mais seguro é não enfrentar enchentes onde a água passe da metade da altura das rodas. Mesmo com uma margem de segurança pode haver o risco de um veículo passar no sentido contrário, gerar uma onda e fazer o motor do seu carro aspirar água.
Alguns problemas mecânicos podem resultar no calço hidráulico, mesmo se o seu carro estiver em local seco. Um deles é o excesso de combustível sendo injetado no motor.
Isso pode acontecer caso os bicos injetores travem abertos, criando um fluxo constante de combustível que gera resistência ao pistão. O cilindro também pode ser invadido pelo liquido de arrefecimento quando a junta do cabeçote está danificada.
Um motor diesel trabalha com taxa de compressão elevada. Por isso, ele pode sofrer calço hidráulico com quantidades menores de líquido que um motor do ciclo Otto (a gasolina, a etanol, a GNV ou flex).
Os motores diesel também possuem motor de arranque mais potente, que pode causar um calço hidráulico se a água invadiu os cilindros com ele desligado. Nos motores Otto esse risco é menor.
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