Calibrar o Adas do seu carro pode ser necessário! Saiba quando
Sempre que algum ajuste ou manutenção próximo aos sensores seja efetuado, esta parte do pacote de segurança deve ser ao menos verificada
Sempre que algum ajuste ou manutenção próximo aos sensores seja efetuado, esta parte do pacote de segurança deve ser ao menos verificada
Há alguns anos, no mercado de automóveis brasileiro, começou a ficar comum adquirir um veículo com o pacote Advanced driver-assistance system (Sistemas avançados de assistência ao motorista), ou simplesmente Adas. Essa tecnologia auxilia o motorista no alerta de obstáculos em volta do carro ou até mesmo em casos de desatenção do condutor, utilizando de câmeras, sensores e radares para isto. Porém esta tecnologia requer uma manutenção específica que ainda não é de conhecimento de muitos. A calibração.
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Em um evento para discutir a importância dos sistemas de segurança e principalmente do pacote Adas, a Autoglass, líder no mercado de peças de primeira colisão na América Latina, alertou o setor automobilístico da importância de estar com o equipamento sempre em dia, para não ser surpreendido em uma situação de emergência.
O ponto chave destacado pelo vice-presidente do Grupo Autoglass, Flavio Cezario, é que os veículos com sensores, câmeras e radares de pacote Adas necessitam passar por uma verificação e possível calibração sempre que um modelo passar por alguma manutenção, ou sofrer avaria em alguma peça próxima deste sensores.
Um exemplo é o caso do para-brisas. Na necessidade de substituição do vidro frontal do veículo, automóveis que tenham a câmera de controle de cruzeiro embarcada devem ter seu equipamento verificado, Pode ser que seja necessário a substituição do sensor, apenas a calibração ou até mesmo que nenhuma mudança aconteça.
O mesmo acontece no caso do para-choque dianteiro (ou outras partes). Se alguma colisão ocasionar ou não avarias aparentes a peça, o sensor de frenagem de emergência deve sofrer a inspeção.
Em uma situação de Adas descalibrado, o motorista recebe informações imprecisas e incorretas e pode se envolver em acidentes. Como condutores, estamos nos acostumando com as facilidades que o sistema nos oferece, e ficamos confiantes o suficiente para aceitarmos todos os alertas dados por ele; um alerta errado pode ser fatal”, apontou Flavio.
Perguntamos a Autoglass se existe uma periodicidade para a calibração das peças ou se apenas quando o automóvel sofrer algum impacto ou avaria. O vice-presidente afirmou que ainda não existe uma tabela de manutenção para a inspeção do Adas, mas que algumas marcas já pensam em trazer isso junto com o manual de revisão dos veículos. Flávio também afirmou que as fabricantes já recomendam a calibração dos itens em casos de substituição de peças em torno dos sensores.
Além da calibração em situações de colisão, avaria ou substituição de uma peça, como explicado acima, o adas deve ser verificado sempre que algum alerta de irregularidade aparece no painel do veículo.
É comum que estes alertas apontem algum defeito ou falta do funcionamento do equipamento, porém a falta de precisão pode enganar até mesmo o computador do carro.
Por ser um sistema relativamente novo no mercado, nem toda oficina oferece os equipamentos necessários para a manutenção do Adas. Com isso, a Autoglass salientou que investiu mais de R$ 21 milhões na modernização de suas operações, incluindo a aquisição de equipamentos de ponta e a capacitação técnica para a calibração de ADAS.
A empresa já conta com um plano de expansão, com a expectativa de atingir a marca de 100 lojas inauguradas até 2026, reforçando sua presença nacional.
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