Caminhões Scania e MAN compartilharão motores, chassi e cabines
Compartilhamento de peças já acontece entre as duas marcas do Grupo Traton e deverá aumentar ainda mais daqui em diante
Compartilhamento de peças já acontece entre as duas marcas do Grupo Traton e deverá aumentar ainda mais daqui em diante
A Scania e MAN, que fazem parte do grupo Traton, vão adotar um novo sistema modular a partir de 2030. E o que isso vai significar na prática? Inicialmente, os caminhões da Scania, MAN, Volkswagen vão compartilhar motores, chassi, caixa de marchas e outras tecnologias. É algo que já acontece na prática, como por exemplo o sistema ADAS 2.0 que usa os mesmos radares de ponto cego para Scania e MAN.
VEJA TAMBÉM:
Compartilhamento de motores já é algo que acontece na prática. A montadora americana International vem usando os motores da MAN, e mais recentemente, Fábio Souza, que era vice-presidente e diretor-geral da Scania no Brasil, foi transferido para a Navistar, empresa que controla a marca Internacional e que faz parte do grupo Traton.
As caixas de marchas da Scania e os motores ser serão adotados nos caminhões da MAN até o próximo ano. E isso também deve ocorrer no Brasil, onde a Volkswagen Caminhões e Ônibus utilizará motores Scania no lugar das unidades MAN. Já os motores Cummins, que equipam alguns produtos em especial, não se sabe seu destino.
Na parte de cabines, as montadoras vão passar a usar a mesma base. Ou seja, a estrutura será a mesma, porém os painéis serão diferentes. Com isso é esperado que cada montadora siga com a sua identidade visual.
Por fim, ainda vale lembrar que a International anunciou no ano passado o lançamento do seu novo trem de força (motor e caixa) chamado de S13, que na verdade se trata do motor Super da Scania.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |