5 caminhonetes que poderiam ser vendidas no Brasil
Com o mercado brasileiro recebendo cada vez mais picapes, chega a ser estranho ver alguns desses modelos de sucesso ficarem de fora
Com o mercado brasileiro recebendo cada vez mais picapes, chega a ser estranho ver alguns desses modelos de sucesso ficarem de fora
O Brasil está recebendo caminhonetes em diversos segmentos, incluindo alguns inéditos. Mas ainda assim, modelos que acreditamos ter apelo por aqui ainda vivem nos sonhos.
Uma prova de que existe espaço para ainda mais caminhonetes sendo vendidas oficialmente no Brasil são as importadoras independentes. Por isso, vamos listar aqui alguns modelos que têm potencial para vir.
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A Toyota Hilux é praticamente uma instituição dentre os picapeiros brasileiros. Muitos a compra sem olhar para outras opções, sendo fiéis a robustez e liquidez do modelo. Por isso, a marca japonesa é forte nesse meio.
A Tundra é a caminhonete grande dela, que compete com Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado. Essas gigantes estadunidenses tem o apelo emocional do motor V8 potente e do luxo embarcado.
Na Toyota Tundra não é muito diferente, seu interior é igualmente luxuoso e tecnológico. Porém sob o capô só existe a oferta de motor V6 biturbo em versões de 353 a 394 cv. Também existe a opção híbrida, que une esse propulsor a um elétrico, gerando uma potência total de 443 cv.
Esse V6 pode não ter o ronco e o apelo de um V8 barulhento, mas a fidelidade dos “Toyoteiros” deve compensar isso. Além da marca ter ações fortes para vendas diretas, como aceitar grãos no pagamento e dar descontos fortes para produtores rurais.
A Ford Maverick foi lançada nos EUA praticamente ao mesmo tempo da Hyundai Santa Cruz. A caminhonete coreana não conseguiu o mesmo sucesso, até porque a Ford é líder nesse tipo de veículo enquanto a outra marca está na sua primeira.
Mas isso não tira os méritos da Santa Cruz: ela tem um estilo mais moderno, assim como a Fiat Toro, sistema de nivelamento na suspensão traseira e pacote de tecnologia bem generoso. O motor de entrada é um quatro cilindros 2.5 aspirado enquanto a opção mais forte é a versão turbo dele.
Suas medidas são praticamente as mesas da Fiat Toro, se destacando um pouco na largura. O que pode complicar a vinda da Santa Cruz são as cotas de importação da Hyundai Caoa, que já estão preenchidas.
A Ford Maverick não vende grandes volumes, porém encontrou seu nicho e a marca parece feliz com os resultados. A gama está para aumentar com a vinda da versão híbrida, porém existe um outro modelo igualmente interessante: o Tremor.
Essa versão traz para a caminhonete o sistema de tração avançado do Bronco Sport, com diferencial traseira com bloqueio mecânico. Além disso, traz suspensão mais alta e proteções na parte inferior da carroceria.
A Maverick Tremor utiliza o motor 2.0 turbo da FX4 que é oferecida no Brasil. Como é um pacote de opcionais que pode ser aplicado às versões XLT e Lariat, o pacote de equipamentos não mudaria.
A Honda Rigeline já veio ao Brasil, importada pela Fiat para ser estudada durante o desenvolvimento da Toro. A picape japonesa tem porte médio tradicional, similar ao da Chevrolet S10, porém utiliza monobloco.
Como a Honda não possui tradição nesse segmento e a Ridgeline utiliza motor V6 aspirado, seria um produto bastante nichado no Brasil. Algo que a marca parece ter costume, vide as vendas discretas do Accord e do CR-V nos últimos anos.
A Chevrolet Colorado era irmã da nossa S10, mas agora veio uma nova geração com plataforma inédita e porte maior. Já a caminhonete média nacional, sofrerá uma reestilização grande que mantém a mesma base.
Por isso, a Colorado poderia se encaixar em um nicho intermediário, como se fosse uma média premium abaixo da Silverado. Falta saber se a equipe de marketing da Chevrolet comprovou a existência de público para isso.
A Ram sobreviveu por muitos anos apenas com o modelo 2500, que exige habilitação na categoria C e tem porte de caminhão. Por um tempo, quando ainda era um modelo da marca Dodge, ela rivalizava com a Ford F-250 nacional.
Existiram especulações da vinda das novas gerações importadas, mas nunca se materializaram. Hoje, com esse boom das picapes e a Ram vendendo até a 3500, pode ser uma boa hora da Ford voltar a oferecer a F-250.
A geração atual traz interior luxuoso e um poderoso motor V8 6.7 turbodiesel de 500 cv. Força que faria a Ram 2500 ficar na poeira.
A Chevrolet também oferece uma caminhonete desse segmento, a Silverado 2500. Seu motor também é um V8 turbodiesel: um 6.6 de 477 cv. Já a carroceria tem cromados suficientes para ajudar na iluminação da Festa do Peão de Barretos.
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