Carregador para elétricos será obrigação em prédios de São Paulo
A partir desta quarta-feira, 31, novos edifícios da capital deverão ser construídos com sistema de recarga para automóveis movidos a eletricidade
Publicado em 30/03/2021 às 11h27
Atualizado em 30/03/2021 às 13h37
Entra em vigor nesta quarta-feira, 30, em São Paulo, a Lei Municipal nº 17.336, de março de 2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade da previsão de solução para carregamento de veículos elétricos em edifícios (condomínios) residenciais e comerciais. O que significa que prédios construídos na capital a partir de abril devem contar com estrutura de recarga para elétricos.
LEIA MAIS
- Carros elétricos podem ser vendidos sem impostos no Brasil
- Isenção de IPVA para elétricos é aprovada em São Paulo
- VW up! e Fiat 500 voltarão elétricos
A solução adotada pelos novos edifícios – protocolados a partir de junho – deve prever:
- modo de recarga do veículo elétrico conforme normas técnicas brasileiras; e
- medição individualizada e cobrança da energia consumida, conforme procedimentos vigentes das concessionárias.
O texto não define quantos pontos de recarga são necessários por prédio ou quantidade de proprietários e nem determina que edificações que estejam em andamento façam as adequações.
Quem vai pagar o carregador para elétricos?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a Lei nº 17.336 não se aplica a condomínios resultantes de programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos. Isso desde que comprovada a impossibilidade técnica ou econômica.
Nos demais casos, as despesas decorrentes da execução da Lei correrão por conta de orçamentos próprios. Ou seja, as construtoras é que vão arcar com o investimento do carregador para elétricos.
A iniciativa, assim como a isenção de impostos para os veículos, tem como intuito fomentar a substituição dos motores a combustão por elétricos. A tendência é mundial. Inclusive inúmeras fabricantes de automóveis já inclusive anunciaram o fim dos antigos propulsores.
De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, o Brasil tem atualmente mais de 40 mil automóveis movidos a eletricidade. Em 2020, no estado de São Paulo, 6.850 elétricos foram emplacados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Sucesso pra vc. Trabalhe com eficiência técnica e honestidade e terás Sucesso.
Boa noite na todos .
Muito em breve vai ser possível não só andar de carros elétricos .
Mais também,será possível voar de carro.
Eu me formei técnico em energia fotovoltaico, e estamos montando uma empresa especializada.para fazermos estes projetos e instalar os modelos.de carregadores.e as placas fotovoltaicas .para zerar as
contas de energiaa.
