Carro elétrico: prós e contras
Um fato é inegável: o pouquíssimo eficiente motor a combustão já deveria ser peça de museu há dezenas de ano
Um fato é inegável: o pouquíssimo eficiente motor a combustão já deveria ser peça de museu há dezenas de ano
Toda evolução gera resistência. No final do século XIX, o rei alemão Wilhelm II protestou e disse que seria provisória a substituição do cavalo pelo motor na carruagem. Com o carro elétrico não é diferente, mesmo que na Noruega, por exemplo, já seja mais vendido que o carro a combustão.
Kaiser Wilhelm II morreu há tempos, mas deixou sucessores: já se tentou provar – na Alemanha – que o elétrico polui mais que o diesel.
A argumentação contra o elétrico mescla o emocional (apaixonados como eu) e o racional. Pode até demorar um pouco mais em países sem infraestrutura para recebê-lo. Mas virá, mais dia, menos dia…
Não polui, mas a produção de energia elétrica nem sempre é das mais limpas.Quem o defende alega que, na pior das hipóteses, a poluição é deslocada dos centros urbanos para o campo.
Nem se compara a eficiência do elétrico (95%) com o motor a combustão (35%), que já deveria ter virado peça de museu há tempos.
Não tem o enorme espaço roubado por motor e transmissão, sobrando muito mais para passageiros e bagagem.
Motor elétrico não tem centenas de peças móveis nem troca de óleo, água, ou correias. Nem caixa de marchas, diferencial ou cardã. Tem uma única peça móvel. E não ferve…
Cerca de três vezes mais eficiente, reduz o custo do km rodado.
Torque total desde que se encosta o pé no acelerador. Pode ter tração integral sem o peso nem o espaço ocupados pelo eixo cardã dentro de um túnel: um motor no eixo dianteiro, outro no traseiro. E centro de gravidade lá em baixo pois as baterias ficam sob o assoalho.
A corrente elétrica não necessita de pesadas baterias: pode ser gerada no próprio carro por uma célula a combustível, alimentada por hidrogênio ou outro combustível (liquido ou gasoso) do qual se extrai o H2. Ou ter geração limpa: eólica, solar, biomassa ou hidroelétrica.
Quer ter uma ideia de como é andar em um carro elétrico? Eu te mostro na Kombi do futuro!
Estão em processo de desenvolvimento mas ainda pesadas, caras e de reciclagem complicada;
O elétrico roda limpo, mas a produção de baterias e sua recarga podem gerar emissão de CO2. O que depende de como se gera energia elétrica no país: na China e na Alemanha, por exemplo, parte dela ainda vem de usinas de carvão.
Desde os primeiros elétricos, no início do século XX, este problema ainda não foi bem resolvido.
Ao contrário do combustível líquido, baterias demandam horas para serem completamente recarregadas.
5. Pontos de recarga
Este é um dos complicadores: onde instalar o equipamento de carga rápida? E quem não tem garage em casa? E numa viagem, quando existirão suficientes pontos de recarga rápida na estrada?
O carro elétrico custa mais que o convencional pois as baterias ainda são muito caras.
Por maior que seja a autonomia (que já pulou de 100 para 400 km nos últimos dois anos), ainda não se afastou o fantasma de ficar na rua com as baterias arriadas. Exceção: elétricos com um motor a combustão para recarregá-las. Mas, tudo tem seu custo…
Ainda são poucos os fabricantes de carros elétricos e as opções para o consumidor.
No Brasil, solução adequada seria do carro elétrico sem bateria. Uma célula de hidrogênio (fuel cell) produziria a eletricidade para os motores. O tanque seria abastecido com etanol de onde se extrairia o hidrogênio para a fuel cell.
Somos o único país no mundo que já tem uma rede de postos com bombas de etanol. E a Unicamp já desenvolve um projeto (parceria com a Nissan) para reduzir custo e peso do reformador, equipamento que extrai o H2 do etanol.
Foto Nissan | Divulgação
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Se é para podermos proteger o planeta , se for para diminuir a poluição , se é para termos custo baixo , por que ninguém fala do carro e moto movido a Ar comprimido , autonomia de 200km , 50% do preço de um popular , atinge 120Kh .
Fica ai a dica .
cala sua boca senhor lUCIANO
por gentileza
Kakakakka
Quando a energia elétrica iniciou, a humanidade jamais imaginaria que seria como é hoje!!!! Calma!!! A ciência está aí e só nos resta acompanhar a evolução!!!
Eu sei o que você joga fblroos
O ultimo filme do miranha é bom recomendo
O filme do miranha é bom recomendo
Bom… creio q nos condomínios teria que ter um ponto elétrico para cada vaga.
Acho uma grande evolução e quem defende o motor a combustão é anacrônico!!
Vou comprar um model S plad quando puder,deve ser muito gostoso dirigir um desses kkkkk
No Brasil vai demorar, e muito, para adoção do carro elétrico.
Quem mora em apartamento, nem pensar.
A não ser que o prédio disponha de carregadores para os condôminos. Mas vem muita complicação e confusão em cima disso. Como instalar carregadores em um edifício de: (por exemplo) 200 apartamentos? Isso vai implicar em mais despesas com funcionários e aumento da taxa de condomínio. Enfim muita confusão. Muitas pessoas não conseguem pagar regularmente condomínio normal, quanto mais quando vem sobretaxado de energia elétrica.
Restam os que moram em residências. Porém são poucas as pessoas que estão em condições financeiras para comprar carro elétrico caro.
Os trabalhadores que usam o carro para viajar vão optar pelo carro à combustão para não correrem o risco de ficar na estrada devido bateria sem carga e também fugir da demora para carregar a bateria
Fora isso, não se tranquilize pensando que o carro elétrico é imune à panes e problemas. Vem intensamente embarcado com eletrônica, cujos componentes se queimados vão dar muita dor de cabeça para seus donos. Uma placa ou sensor de um carro elétrico não é facilmente adquirido em qualquer auto peças. E se precisar haja paciência para esperar a peça vir do exterior.e não adianta xiar.
É mais fácil você mesmo fazer seu carro elétrico com sucata ou transformar em elétrico utilizando kits não muito sofisticados que encontrar ma Internet
Assim mesmo encontrar uma bateria de lítio para carro elétrico é muito difícil. Ou então utilizar baterias àcido xumbo convencionais.
E nesse nosso país onde impera a falta de técnicos é mais um motivo para pensar mais de duas vezes antes de embarcar no carro elétrico.
Até que o elétrico seja uma realidade real, fico com os movidos exclusivamente a gasolina e com os caminhões a Diesel.
As desvantagens não são apenas essas. É uma forçada de barra tentar extinguir o veículo a combustão. A frota está aí e o céu está azul. Se querem tanto carros elétricos tornem obrigatórios ônibus, carros de frotas e pequenos carros serem elétricos e deixem as maquinas que contruiram a história automobilística, tais como esportivos e pick ups, serem a combustão.
Muito decepciona um país onde há muito potencial, porém muito pouco investimento em energias limpas e sustentáveis, as normas e infra-estrutura só beneficiam ao uso de energias fósseis que é dominada em sua totalidade por uma empresa pública, no fim das contas os políticos só estão pensando em seus bolsos (bolzos), que pena!
E se inventarem um carro movido a energia solar? Talvez daria certo, claro que com algum tipo de armazenamento desta energia..pois o sol parece que cada dia chega mais perto….
Se esqueceu da vida útil da bateria, que depois gera lixo em alta escala, e as quais tem alto custo,.imagine você a cada 5 anos investir mais 40.000,00 no seu carro elétrico trocando a bateria…
“Somos o único país no mundo…que vive atrasado em tudo” e ainda assim, vive querendo justificar seu atraso! Haja paciência com essas mentalidades tupiniquins!
E um carro bem caro pra jogar fora com tantos pontos fracos um carro q gatinha ainda arrastando um fardo junto custo ponto de abastecimento bateria não tem muita aceitação e investimento carro e corre o risco ter uma peça futurista encostada na garagem e carro pra se pensar bastante pra se comprar aqui no Brasil este e o meu ver
Ouvi dizer que as baterias podem transformar o veiculo em um campo magnético e provocar leucemia, procede?
Procede.
Assim como a terra é plana.
Assim como a vacina pra COVID-19 vai alterar nosso DNA e viraremos jacarés ou outros bichos esquisitos.
Diase
Pick-up diesel ou eletrica? Quantos anos demora para entrar os veiculos eletricos e será que são eficientes quanto os elétricos?
Pick-up diesel ou elétrica? Quantos anos demora para entrar os veiculos elétricos no Brasil? Será que os automóveis elétricos são eficientes quanto os automóveis elétricos?
tenho um corolla hibrido e não me decepcionei com o carro , economico , limpo já que é flex e eletrico , chega a rodar 23 km por litro na estrada no modo eco, então não vejo o porque desta gritaria toda , a tecnologia vai chegar no seu tempo.
André,
Boa tarde!
Estou tentando comprar um Toyota Corolla Hybrido, já fiz até o test-drive e gostei, entretanto, estou com medo de me decepcionar no consumo pois no teste não tem como verificar, restando apenas a nós, acreditarmos nos testes do INMETRO. Quando vi seu comentário a respeito, resolvi passar esta mensagem para conversar a respeito. Se puder, entre em contato comigo pois gostaria de tirar umas dúvidas para realmente comprar o carro.
Boa tarde colega Boris, estou prestes a trocar de carro e estou num dilema quanto a qual tecnologia adotar, ou seja o ainda tradicional motor a combustão (mesmo que tubo de ultima geração) ou elétrico ou ainda Hibrido. Pelo que pesquisei até agora no mercado estamos numa transição entre motores a combustão para as duas outras tecnologias citadas, entretanto pelo que pude apurar tanto para veículos elétricos como híbridos ambas as tecnologias estão em franca evolução, ou seja o que eu comprar hoje pode ser que seja um “mico” daqui a dois/três anos. Será que não vale a pena manter na linha do motor a combustão e aguardar mais um par de anos até que tais tecnologias se consolidem? Este é o meu dilema.
Saudações! Sou engenheiro civil e sempre penso de onde virá o suprimento de energia elétrica para abastecer a nova tecnologia? E por fim, só um pensamento, que não é originalmente meu, mas ” uma tecnologia sempre morre no seu auge”. Terá o motor a combustão chegado ao topo?
Parabéns colega Boris. Sou engenheiro mecânico e defensor da eletricidade como energia. São poucos como nós com coragem para criticar os motores a combustão, ou melhor: geradores de calor (65%) que geram um minguado trabalho (35%) Um absurdo esta “coisa” ainda ter espaço no mundo atual onde alta tecnologia eletrônica se renova a cada 10 anos. Infelizmente somos oprimidos pelo sistema onde o grande poder (montadoras) , em conjunto com uma grande mídia e marketing violento mantém a população subjugada.
Compensa converter pra elétrico ou comprar pronto ( financeiramente falando)?