Carro elétrico: entenda as siglas EV, PHEV, HEV, BEV…
Veículos eletrificados possuem diversas categorias diferentes de acordo com sua mecânica; confira todas as siglas e seus significados
Veículos eletrificados possuem diversas categorias diferentes de acordo com sua mecânica; confira todas as siglas e seus significados
O carro elétrico deixou de ser novidade em muitos mercados automotivos e, inclusive, passou a ser figurinha repetida nas ruas de grandes cidades. Apesar desse tipo de veículo ter se tornado algo comum, a maioria das pessoas não sabe distinguir seus tipos e muito menos o significado de siglas como EV, PHEV, HEV, BEV, etc.
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O EV é a classificação mais geral quando se trata de carro elétrico, significa que o veículo usa eletricidade para seu funcionamento e não possui nenhum motor à combustão. São modelos movidos apenas por um ou mais motores elétricos, que podem ser alimentados por baterias ou ter como fonte de energia uma célula de combustível.
O veículo BEV é necessariamente um EV, mas que só é movido por meio de baterias. Dessa forma o modelo possui um banco de baterias para alimentar os motores, demandando assim uma recarga externa em tomada, wallbox ou carregadores rápidos.
Esses modelos são carros elétricos que usam hidrogênio líquido pressurizado, combinado ao ar, para gerar eletricidade a partir de uma reação química. Eles não precisam de um grande conjunto de baterias e possuem um tanque que precisa ser reabastecido com hidrogênio líquido em postos específicos.
São os híbridos plenos ou convencionais que combinam um motor a combustão a uma ou mais unidades elétricas.
Chamado de híbrido plug-in ou híbrido recarregável, esse tipo de veículo é similar ao HEV, mas com o diferencial de demandar recarrega externa das baterias, em tomadas ou eletropontos, como se fosse um automóvel 100% elétrico.
Isso porque seu banco de baterias costuma ser maior, em que o motorista pode rodar apenas com a autonomia da bateria por uma boa distância.
No veículo híbrido leve ou micro híbrido, o motor a combustão é o principal na propulsão do carro. Mas, também é utilizado um pequeno motor elétrico para auxiliar a unidade térmica em algumas situações para economizar combustível.
O sistema normalmente possui um alternador de maior capacidade que o dos carros convencionais, a fim de armazenar eletricidade com o objetivo de alimentar outros equipamentos do veículo, como ar-condicionado, central multimídia, assistências de segurança etc.
A ideia principal desse tipo de carro é ter motor a combustão que funciona como gerador de eletricidade em situações em que a carga da bateria está muito baixa. Assim, se o motorista passar por algum aperto em que a bateria está quase no fim, a autonomia pode ser estendida o suficiente para se dirigir até um ponto de recarga. Porém, esse motor extra não é capaz de mover o veículo.
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