Carro mais econômico do Brasil: os 10 melhores
Listamos os automóveis com melhores índices de consumo energético energético do país, segundo dados atualizados do Inmetro
Listamos os automóveis com melhores índices de consumo energético energético do país, segundo dados atualizados do Inmetro
O Inmetro divulgou os dados atualizados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE). O números atualizados, de 2020, apontam não só qual é o carro mais econômico do Brasil como também todos os mais eficientes do ponto de vista energético.
VEJA TAMBÉM:
Se, para você, baixo consumo de combustível é essencial em um automóvel, não perca este listão! O AutoPapo enumerou os 10 carros mais econômicos do Brasil de acordo com as tabelas do PBE. Só foram listados carros com motor a combustão, já que os híbridos, além de naturalmente levarem vantagem, têm preços mais elevados. Confira o ranking:
De acordo com o PBE, o Chevrolet Onix Plus LT, equipado com motor 1.0 de aspiração natural e câmbio manual, é o carro mais econômico do país. O sedã tem um consumo energético de 1,34 MJ/km e ganhou nota A do Inmetro.
Consumo | Chevrolet Onix Plus LT |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 10,1 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 14,3 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 12,5 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 17,7 km/l |
A versão Life é a mais básica da linha Kwid. Não vem equipada sequer com ar-condicionado. Porém, é a mais eficiente, segundo o PBE, com um um consumo energético de 1,39 MJ/km. O hatch também recebeu nota A. Tais índices o tornam o segundo carro mais econômico do país.
Consumo | Renault Kwid Life |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 10,3 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 14,9 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 10,8 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 15,6 km/l |
Enquanto o sedã lidera o ranking, o hatch da gama Onix é o terceiro carro mais econômico do mercado brasileiro. O consumo energético é de 1,40 MJ/km, o que lhe garante nota A do Inmetro.
Consumo | Chevrolet Onix hatch LS / LT |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,9 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 13,9 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 11,7 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 16,7 km/l |
A versão Drive é a única da linha Mobi equipada com motor Firefly 1.0 de três cilindros e sistema start-stop. Exatamente por isso, é também a mais econômica: quando o propulsor está associado ao câmbio manual, o modelo alcança consumo energético é de 1,43 MJ/km. O subcompacto ganhou nota A.
Consumo | Fiat Mobi Drive |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,7 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 13,8 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 11,5 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 16,4 km/l |
Na versão Connect, o Volkswagen up! tem motor 1.0 alimentado por injeção direta e turbocompressor, além de câmbio manual. Esse conjunto assegurou um consumo energético de 1,44 MJ/km, além de nota A.
Consumo | Volkswagen up! Connect |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,6 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 14,1 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 11,1 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 16,0 km/l |
O Peugeot 208 Active vem equipado com um motor 1.2 de três cilindros capaz de se destacar em economia de combustível. O hatch tem consumo energético de 1,46 MJ/km e nota A no PBE. Ele é o carro mais econômico do mercado com cilindrada maior que 1.0.
Consumo | Peugeot 208 Active |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,6 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 13,9 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 10,7 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 15,5 km/l |
A dupla formada por motor FireFly 1.0 sistema start-stop colocou mais um carro da Fiat na lista: o Argo Drive. Com um consumo energético de 1,48 MJ/km, ele também exibe nota A.
Consumo | Fiat Argo Drive 1.0 |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,8 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 14,2 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 10,8 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 14,5 km/l |
Com qualquer uma das duas opções de carroceria, o Ka mantém exatamente os mesmos números de consumo, desde que o motor seja 1.0, segundo o PBE. Hatch e sedã têm gasto energético de 1,49 MJ/km e nota B.
Consumo | Ford Ka hatch S 1.0 / Sedan SE 1.0 |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,3 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 13,3 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 10,8 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 15,6 km/l |
O Fiat Cronos Drive com motor 1.3, sistema Start-Stop e câmbio manual é eficiente. Segundo o PBE, o consumo energético de 1,50 MJ/km e nota B em sua categoria.
Consumo | Fiat Cronos Drive 1.3 |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,3 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 13,0 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 11,1 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 15,6 km/l |
As aferições em km/l do Renault Logan 1.0, nas versões Expression e Authentique, foram ligeiramente inferiores às do Fiat Cronos Drive 1.3. Por isso, ele ficou abaixo do concorrente no ranking, embora ambos tenham empatado no consumo energético de 1,50 MJ/km e na classificação com nota B.
Consumo | Renault Logan Expression / Authentique |
---|---|
Consumo urbano com etanol | 9,4 km/l |
Consumo urbano com gasolina | 14,0 km/l |
Consumo rodoviário com etanol | 10,2 km/l |
Consumo rodoviário com gasolina | 14,9km/l |
Fotos | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quando se fala de carros economicos ja aparece os mentirosos contadores de vantagens falando que seus carros fazem ate 20 km lt, nao exite no Brasil um carro se quer, que faça mais de 17 km lt
.Aprendam fazer contas pessoal.
Até hoje não vi nenhum carro fazer mais que 15 km/l, só no computador de bordo, isso porque eles são bem mentirosos.
Boa noite Pedro
Tenho um Nissan Versa 1.6 2016 faço na cidade 11 a 11.5 na gasolina e rodovia 15 a 16km por litro andando 90.a 100km/h
Mesmo sendo atestado pelo inmetro, não se pode dizer com precisão tais dados, e sim uma média de consumo, porque não dizem qual velocidade do veículo!. Se alguém dirige a 80 km por hora é claro e evidente que o gasto é menos; já a 100, 120……o gasto é mais. Dizem ser econômicos, mas não dizem a quilometragem aproximada!
Não acredito em nada disso, até o in….. envolvido em propaganda pra vender carro só pode, desde quando um Hatch da mesma marca GM vai consumir mais que um sedam do mesmo
Está dito meu amigo 80a 100
Tenho um renalt sandero 1.0 2017,vou troca=lo pois é o carro mais gastao que tive ate hoje,ele faz na cidade 4.5km por litro de alcoo,e 5 com gasolina
Esses dias ele foi pra mecanica trocar a correia do ar condicionado e eu aluguei um Renegade,fiquei 5 dias com esse carro,pois gastei 40por cento do que gasto com o sandeiro
Por isso nao acredito no que vcs dizem
Meu Up-Tsi faz na estrada igual o do amigo ai embaixo, 18km/l fácil, fácil na estrada, na mesma velocidade. Dentro da Cidade o consumo é muito relativo, isso por causa do trânsito e depende muito da dirigibilidade, mas ainda sim, na cidade faço 14,3km/l na gasolina. Se eu for para o etanol, ele faz 16km/l na estrada e na cidade 12,2km/l.
Isso mesmo Hudson, tenho um up TSI também e tem essa autonomia mesmo. Essa tabela está fora da realidade.
Meu UP TSI faz 18 km pl facil na estrada andando a 90 -100 km, mais que o da reportagem
faltou o gol g7 2020 super econômico
deve ser G8! pq diferente farol, entao GOL G8 ou voyage G8 1.0 3Cilindros é superior mais economico! eu fiz meu carro voyage G8 mais 19km na estrada
Nossa G7? Como pode se o gol tem apenas 3 gerações?
Este critério me parece estranho. O Fiat Mobi 4 cilindros faz 13km/l etanol usando na cidade e em estrada (40/60%). Diria que faz 15km/l etanol na estrada e no mínimo 11,5km/l etanol na cidade.
Estas tabela de consumo não vale pra nada , cadê os Nissan que são melhores por Ser tecnologia japonesa e dão de 10 a 0 em consumo.
Eu posso dizer porque tenho um Nissan Versa desde 2016
Tenho 2 Nissan´s March 1.6 um 2015 e outro 2018. Na cidade com etanol faz 12/L, rodovia 15/L. Com gasolina na cidade 13,6/l e na Rodovia 19 a 20/L, andando a 80 – 90km/h. Pena que faltam alguns recursos tecnológicos pois desde 2015 até 2020 a Nissan não mudou NADA no carro !!!
Ruy Tururu quer Giffen FGF
tenho um sandeiro 1.0 2015 faz 18 km com litro de gasolina na estrada.
O meu 2014 faz 11 na estrada, e 9 na cidade
Só idiota crê em “etiquetagem” do INMETRO a saber sobre consumo, tal como os testes de segurança, quem sabe são testes isentos,vale o que vier do “vil metal”,
Tenho um Ford KA 2019 com 17.000 Rodados o máximo que consigo na cidade é de 11.5km PR litro e a Ford não encontra o problema. O 2015 que eu tinha antes deste fazia 12.8 na cidade e 19 na estrada.
Meu etios faz 19 km na pista