Carro mais veloz do mundo é flex e passa de 530 km/h

Veja o vídeo! Produzido nos Estados Unidos, SCC Tuatara tem motor 5.9 biturbo que produz até 1.750 cavalos de potência

scc tuatara 15
SCC Tuatara (Foto: SCC North America | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 20/10/2020 às 13h06

Quem produz o carro mais veloz do mundo? Provavelmente você não conhece: é a SSC North America. Ela produz o Tuatara que homologou a velocidade de 508,7 km/h em uma rodovia em Nevada, nos Estados Unidos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Para homologar um recorde desses, é preciso fazer duas passagens em direções opostas. Ambas as passagens são medidas e a média é calculada, eliminando assim a possibilidade de erro devido ao vento ou inclinação da pista.

Na primeira passagem, o SSC Tuatara conseguiu atingir respeitáveis ​​484,53 km/h (301 mph). Na segunda passagem, o Tuatara registrou impressionantes 532,7 km/h (331 mph). E tinha fôlego para mais!

VEJA TAMBÉM:

Segundo o piloto Oliver Webb, responsável por levar o SCC Tuatara ao posto de carro mais veloz do mundo, o vento cruzado impediu que o hiperesportivo a, pois o carro ainda não estava “ficando sem fôlego”.

Veja o vídeo!

Para requisitar o título, algumas condições têm que ser observadas:

  • Ser um veículo de produção; deve ser idêntico ao mesmo veículo que o cliente pode comprar.
  • Dirija na mesma rota em direções opostas e faça a média das duas velocidades. Isso leva em consideração os ventos e a inclinação da estrada que podem ter favorecido o veículo como se ele viajasse em apenas uma direção.
  • Consiga essa façanha em uma via pública; isso garante condições de direção no “mundo real” que uma pista de corrida ou pista pode não oferecer.
  • Ter sua velocidade monitorada por um sistema de medição GPS certificado e ter duas testemunhas sancionadas pelo recorde mundial no local para verificação.
  • Funcione com pneus de rua e combustível que não seja de corrida.

Movido a etanol

No caso do SSC Tuatara , a potência máxima é obtida com o E85, ou seja, um combustível composto de 85% de etanol e 15% de gasolina. Com ele no tanque, o motor 5.9 biturbo produz 1.750 cavalos de potência. Com gasolina de 91 octanas, a potência é de “apenas” 1.350 cv. Ele pesa apenas 1.209 kg.

A SSC  North America é a antiga Shelby SuperCars, que já produziu Ultimate Aero, modelo que, em 2007, obteve o mesmo título. A SSC foi fundada por  Jerod Shelby e não tem qualquer relação com Carroll Shelby (o criador do GT40 e do Cobra).

Em 2017, o Koenigsegg Agera RS atingiu 447,24 km / h (277,90 mph) no mesmo trecho da estrada na rota 160 de Nevada onde o Tuatara fez seus testes.

Até agora, este era considerado o recorde oficial, já que os 490,84 km / h (304,787 mph) alcançados pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ no circuito Ehra-Lessien foram medidos em uma única passagem, e portanto não respeitaram as normas para homologação.

Fotos: SCC North America | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário