10 sinais de que você precisa levar seu carro para a oficina
O automóvel avisa quando algo está errado e você precisa ficar atento a estes sintomas para não ficar na mão no meio da rua
O automóvel avisa quando algo está errado e você precisa ficar atento a estes sintomas para não ficar na mão no meio da rua
Assim como o corpo humano manifesta sintomas de que algo não vai bem, o automóvel também se comporta assim. O carro dá sinais de que há algum problema e que é preciso levá-lo à oficina.
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Separamos 10 dos sinais mais comuns que o carro dá e quando é hora de rever o seu mecânico.
Um dos principais sinais de que você precisa levar seu carro para a oficina é quando ele começa a apresentar falhas no desempenho. Perda de potência, acelerações mais vagarosas e dificuldade em passar de uma certa velocidade com o veículo podem ter diferentes causas.
Entre os fatores, problemas na injeção eletrônica ou nas velas e cabos do sistema de ignição. Vazamentos de fluidos também podem ocasionar tais falhas no desempenho e até mesmo falhas em sensores, como o do acelerador eletrônico ou da posição da borboleta, podem ser os motivos.
A dificuldade em acionar o motor do carro todos os dias é um dos sinais mais comuns de que é preciso levar o carango para a oficina. Até porque o leque de fatores que podem estar causando esse problema é vasto.
Velas sujas ou detonadas, problemas no motor de arranque, defeitos no alternador e na própria bateria, falhas nos sistemas de ignição ou de injeção de combustível e até no compressor do motor podem fazer o carro não dar ou demorar a dar partida. Por isso, é preciso passar o scanner automotivo e fazer o diagnóstico o quanto antes.
Você abastece sempre nos mesmos postos, está com as manutenções em dia, óleo e filtros dentro da validade, além da calibragem correta dos pneus. Mesmo assim, o consumo do carro piorou do nada? Bom levar o veículo para a oficina.
O motivo pode estar no sistema de ignição (velas, cabo de vela e bobinas). Ou em um filtro de ar sujo e entupido. Mas também pode ser ocasionado por defeitos na sonda lambda, que tem como função monitorar a mistura ar combustível produzida durante a combustão do motor.
Fique atento se a ventoinha está armando direto ou sequer desliga. Isso pode ser sinal de que é hora de ir para a oficina, até porque o carro pode parar de funcionar instantaneamente. Lembre-se que a peça entra em ação para ajudar a ventilar o motor e ajudá-lo a trabalhar na temperatura correta.
A origem disso pode estar nos componentes eletrônicos que servem à ventoinha. Talvez, a carga esteja passando direto para a peça e ela não desliga. O problema também pode estar ligado a falhas no sensor de temperatura.
O automóvel faz barulhos e sacoleja em demasia em qualquer buraco inocente ou ao passar em valetas e quebra-molas? Sinais de que a suspensão do carro pode estar com problemas e que é hora de encaminhar o veículo até a oficina mecânica especializada.
Amortecedores já em fim de vida útil, bandejas deformadas ou buchas gastas são as causas mais prováveis para o sintoma. Porém, fique atento e só leve em lojas de confiança, para evitar os espertalhões que costumam condenar toda a suspensão.
Se o pedal vibra e treme em qualquer freada é hora de levar o carro no mecânico. Isso pode ser consequência de discos ou tambores empenados ou com desgaste acentuado. O estado de conservação destas peças impacta diretamente no poder de frenagem do veículo.
Além disso, a vibração pode ter outras origens: na suspensão ou mesmo nos rolamentos. E não esqueça que, em carros equipados com ABS, ao pisar bruscamente no freio uma trepidação no pedal é normal.
Câmbio com engates duros e que arranham a cada mudança de marcha necessita da inspeção de um mecânico. Isso pode significar desgaste excessivo em diferentes componentes da embreagem, como cabo, platô e estrias do disco, o que pode resultar em um defeito mais sério.
Outro motivo para a dificuldade ao engatar as marchas pode estar no fluido da caixa. O óleo pode estar vencido ou contaminado. O que pode comprometer a vida útil do conjunto da transmissão.
Você acelera e o carro dá aquelas engasgadas? Sinal de que o carro deve ser levado para a oficina e que provavelmente a origem do problema esteja na qualidade do combustível usado. Gasolina adulterada ou ruim geralmente compromete o sistema de ignição.
Mais uma vez as velas, cabos de velas e bobinas de ignição devem estar comprometidas e causar esses engasgos durante as acelerações e retomadas. Porém, esses sinais podem indicar que o carro também está com questões no sistema de injeção, então, hora de levá-lo à oficina.
Carro que puxa para um dos lados sem motivo aparente é um dos sinais que é preciso verificar seu alinhamento. Se os pneus estão corretamente calibrados e não há danos aparentes nas rodas, talvez seja hora de verificar a geometria da direção, com a execução de serviços de alinhamento e balanceamento.
Se o problema persistir quando você freia o carro, aí a razão pode estar no sistema de frenagem. Verifique o estado das pastilhas e discos, principalmente.
Já teve aquela sensação de andar com o veículo e ele fazer um som meio sinistro e gutural? A gente costuma dizer que o carro ronca, ou seja, emite sinais de que é preciso ser levado à oficina mecânica para descobrir o motivo daquele barulho incomum.
O problema provavelmente é ocasionado pelo desgaste dos rolamentos, um grupo de esferas de aço que ajudam as rodas a girarem. Se for este o motivo, o som áspero geralmente aumenta à medida que o carro se movimenta mais rápido.
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E veículos com start/stop que não desligam certamente estão avisando que a bateria já era.