Governo dá sete escorregadas ao lançar o plano do carro ‘popular’

Excesso de trapalhadas e incompetência para elaborar um plano capenga como este que desagradou a gregos e troianos

renault kwid zen vermelho 1 carro popular
Programa do carro popular foi um coleção de trapalhadas (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/06/2023 às 09h03
Atualizado em 27/06/2023 às 08h43

O governo federal, na tentativa de agradar a indústria e operar uma manobra populista com o plano de incentivos do “carro popular” , pôs à mesa um exemplo de lambança que conseguiu um resultado unânime. Ele conseguiu desagradar a todos: o consumidor, o concessionário, o frotista e o caminhoneiro. E até para desovar os estoques nos pátios, o plano foi falho. Listei sete patacoadas desse plano de incentivo que ainda vai custar caro no bolso do consumidor. Afinal, a conta virá com o aumento do diesel, daqui algumas semanas.

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Inépcia

A inabilidade do governo veio à tona antes mesmo de oficializar o plano, ao anunciá-lo canhestramente antes de ser implementado e criando uma expectativa no mercado que esvaziou as concessionárias durante quase duas semanas. Ou alguém é idiota a ponto de comprar um carro sabendo que seu preço será reduzido daí a alguns dias?

Vôo de galinha

O plano de renúncia fiscal desagradou a gregos e troianos, pois nada resolveu para o consumidor nem para a indústria automobilística. A redução de R$ 2.000 a R$ 8.000 teria que ser acompanhada de um plano de financiamento com juros também reduzidos e a longo prazo. Pois a queda nas vendas não foi provocada apenas pelo preço, mas também pelos juros elevados. Para a indústria, nada resolve este “vôo de galinha”, um movimento pontual que ajudou a aliviar estoques por um curto período. Qualquer plano minimamente consistente deve durar pelo menos doze meses para gerar resultados satisfatórios.

E as montadoras?

O governo foi tão inepto em seu plano que se limitou a conceder uma isenção tributária, sem exigir nenhuma contrapartida das fábricas. Ingênuo a ponto de não perceber o óbvio: as montadoras vieram aumentando as tabelas de preços desde o início do ano, pois já tinham vazado informações sobre um possível plano de incentivos no primeiro semestre e imaginavam que seriam forçadas a “colaborar” pelo governo. Tanto que, mesmo sem esta exigência, elas voluntariamente concederam descontos extras até em modelos de valor mais elevado, pois criaram “gordura” para tanto.

Ambiente

Outra distorção do plano foi a falta de estímulo aos modelos “limpos” numa época em que não se trata de outro assunto no planeta. Ou melhor, só se lembraram do assunto ao – ridiculamente – atribuir mais pontos classificatórios aos modelos a etanol, que não existem no mercado. Ou aos híbridos e elétricos: nenhum dentro do valor máximo de R$ 120 mil para fazer jus aos incentivos….

Prazo para pessoas físicas

Enfiaram as mãos pelos pés ao conceder o prazo (inicial, depois prorrogado) de 15 dias para que a pessoa física aderisse ao plano. Por acaso imaginavam que, se o prazo não fosse estendido, as empresas, frotistas e locadoras não esgotariam o crédito remanescente em questão de minutos? E, pensando bem, qual o propósito de conceder incentivos para locadoras que já gozam de descontos elevadíssimos e colocam o carro à venda (pelo preço de mercado) 18 meses depois da compra?

Pesados!

Cereja do bolo na trapalhada foi a inclusão de caminhões e ônibus no plano, numa frustrada tentativa de estabelecer, a toque de caixa, uma renovação de frota para retirar os mais idosos de circulação. Com regras que deveriam teoricamente estimular o caminhoneiro autônomo a sucatear seu veículo, mas que na prática se revelaram inócuas.

‘Carro popular’

“Carro popular”, só mesmo entre aspas: anunciá-lo é uma ilusão pois o carro barato já acabou no mundo inteiro, pela inflação e pelos custos dos equipamentos de segurança e emissões. A pura renúncia fiscal não resolve e ainda complica as contas públicas. Se o governo pretende tornar o carro mais acessível, tem que articular com todo a cadeia e pensar nas opções para reduzir custos de fornecedores, fábricas e concessionárias. Além de reclassificar a obsoleta tributação que hoje privilegia a cilindrada, ao invés de emissões e eficiência energética.

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33 Comentários
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Wagner 6 de julho de 2023

Num total de 30 pessoas so 2 elogiam essa atitude do governo vamos ver ate quando ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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Wagner 1 de julho de 2023

por favor pessoal ,volta para escola e vao estudar,essa inflaçao so tem uma causa que todos escondem do povo e causada pela emissao de moeda sem limites ,para cobrir as despesas do governo,francamente ,colocar culpa nos banqueiros que tem de pagar 1% ao mes para os clientes

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Flavio 5 de julho de 2023

Que comentário idiota. Vê se se enxerga . O plano foi um sucesso.

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wagner 6 de julho de 2023

So vc elogiando cara,nao basta ser mane tem que ser ze mane KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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Flavio 13 de julho de 2023

Wagner. Vai no proctologista. Teu cérebro está vazando

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Vanderbach 29 de junho de 2023

Para o autor aí faço uma pergunta para provar se entende de mecânica: a retirada da válvula termostática altera o consumo do carro?

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Sergio Reis 28 de junho de 2023

De fato, o plano foi elaborado para dar entrada, como um gesto, s um governo reorganizando o País, após anos de incompetência e desonestidade, principalmente exacerbadas nos 4 ultimos anos de governo, mais preocupado com sua continuidade do que com a estabilidade, já que de economia nada entendia e só cuidou de patrocinar grandes negociatas no exterior; a sangria foi estancada e teremos 4 anos de reconstrução que, como imagino, todos nós torcemos para que dê certo. Quase fiz a compra de um Montana na Chevrolet, pois preciso de um carro com caçamba . Como 1/10 do preço na oferta final do carro (muito boa, por sinal) teria que ser financiado, desisti. Por que? Como muitos outros pretendentes a compra de um carro novo, os juros são inconsequentes e absurdos! Como a maioria dos potenciais compradores não recebem aumento de ganhos no patamar imposto pelo Banco Central, a compra de carros novos – mesmo com as vantagens ofertadas – se tornou inviável para muitos potenciais compradores. Vemos que há ainda um pequeno grupo que torce para que não dê certo, ao invés de buscar contribuir para que dê certo, senão para si, para a maioria da população e o desenvolvimento de nosso país. É uma pena e uma demonstração que ainda nao atingimos a maturidade política que nis fará crescer democraticamente, a ponto de contribuir, ao invés de pregar inverdades, para projetos que nos façam maiores, como pessoa e como Nação.

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29 de junho de 2023

Faz o L.

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Valdir 28 de junho de 2023

Os juros são culpa do atual governo?
Afinal quem tornou o Banco Central (BC) Independente?
Independente de quem cara pálida?
Hoje o BC é dependente tão somente da ganância dos Banqueiros e especuladores.
Todo mundo com a cabeça no livre mercado queria o tal do BC independente.
O governo anterior fez, e o atual paga a conta.

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MILTON QUADROS 28 de junho de 2023

Que bom que vai acabar. Um absurdo programas governamentais em prol da classe média que pensa que é rica para que essa volte após quase uma década a consumir carro zero quilômetro. Programa bom é o que subsidia preço de combustíveis para que importadores e acionastes lucrem às custas de brasileiros que compram combustíveis.

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Joaemar 27 de junho de 2023

Concordo. Apenas bicicleta é um transporte que limpo.

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Vanderley 27 de junho de 2023

Muito bla bla e não vai chegar em lugar nenhum, pois eu tenho um caminhão mb1111 , pra mim poder trabalhar tive que gastar nesse caminhão mais de 60 mil reais, fiz funilaria, fiz diferencial,fiz caixa de cambio comprei pineu novos reformei carroceria e eletrica em geral .. só donos da cocada aí me pagaram 90 mil reais no caminhão, aí compro esse moderninho do plano do governo
!!!

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Georges 27 de junho de 2023

Curioso fiquei quando começaram a aparecer descontos mirabolantes muito acima daqueles propostos pelo plano popularesco com validade de 1 mês. E até um novo modelo de carro pé de boi apareceu do nada. No mais, entra governo , sai governo e a pataquada continua. Muda só a pataquada.

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Jonys 27 de junho de 2023

Quanta gente pobre comentando coisas de pobre.

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Georges 27 de junho de 2023

Pois é moço, é a relalidade da maioria desse povo do qual o senhor também faz parte (faz parte?). Já conseguiu a atenção que precisava, tá ok?

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Elioricardoalves 27 de junho de 2023

Baixar impostos não interessa ao governo teve que pagar?????????? ridículo os veículos em si teve um brutal aumento de 2018 a2023 o governo pisou foi e na jaca

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Regis The Askman 27 de junho de 2023

Ponto 1. Todo mundo já sabia desse plano porque as montadoras estavam pedindo desde janeiro. Era ponto pacífico que o governo faria algo, já que foi esse mesmo governo que fez uma longa redução de IPI lá atrás.

Ponto 2. O programa é temporário justamente por causa da lei de responsabilidade fiscal e o teto de gastos. Só dá pra fazer beneces se houver compensação. Tá aí o aumento do diesel e o prazo curto. Acabou a mamata de IPI reduzido por longo prazo.

Ponto 3. A má índole de montadoras é culpa do governo? Se elas querem vender mais, que cortem na própria carne, não na gordura. Isso é lei do mercado, governo atuar nisso é intervenção que vocês mesmo não gostam pois estamos no livre mercado. Até precisarem do governo…

Ponto 4. Os modelos limpos, híbridos e elétricos já têm imposto zero. Incentivar combustível renovável era a melhor saída. Pra ter híbrido abaixo de 120 mil, vá lá pedir na montadora.

Ponto 5. Quer dizer que não era pra ter prazo dedicado às PF e deixar de novo as locadoras limpar o caixa e rodar na mamata já no início?

Ponto 6. R$ 93 mil de desconto em caminhões e ônibus! Tá pouco pra você? Então não compre.

Ponto 7. Não existe carro popular no Brasil por causa de um jumento chamado Paulo Jegues que deixou o dólar disparar. Não existe porque toda vez que o governo tenta incentivar a produção nacional vocês chamam de protecionismo. Não tem carro popular porque nenhum governador nem abre o bico nessa hora pra não ter que reduzir o ICMS. Qual o percentual do ICMS mesmo?

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José Roberto Lima 27 de junho de 2023

Corretíssimo, é sempre estranho culpar o governo pelos juros altos, quem é que mantém o famigerado juros altos a favor dos banqueiros mesmo? Há será que vão lembrar?

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RPD 27 de junho de 2023

Perfeito!

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Jairo 27 de junho de 2023

Enquanto na maioria dos países civilizados a intenção é de se incentivar carros elétricos ou híbridos aqui esse governinho passa a lábia nos que fizeram o “L” com descontos pra boi dormir em carros que de “populares” só tem o nome.Carros que não poluem o meio ambiente (elétricos) ou poluem menos (híbridos) não tem incentivo nenhum.Coisa de asnos mesmo!

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Alfredo 27 de junho de 2023

Isso aí cara! Concordo em gênero, número e grau. Ainda vou mais longe, um carrinho de bairro elétrico, que anda no máximo a 50 Km/h, autonomia de uns 80 km, tem que ter air bag, freio ABS, ser emplacado e ainda é caro pra cacete em nosso país. Como evoluir né?

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Navi 27 de junho de 2023

Todos poluem, sem exceção.

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Joaemar 27 de junho de 2023

Concordo. Apenas bicicleta é um transporte que limpo.

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RPD 27 de junho de 2023

Coisa de gado e papagaio é cair na lábia norte-americana que, para se livrar da falta de petróleo, tenta convencer o mundo e os incautos de que a modinha de carro elétrico é a solução.
Solução para quem, cara pálida?! Para país que não consegue crescer 4% a.a. sem risco de apagão certamente não é!
Mas acham que dá para plugar toda a frota nacional na tomada! E sem autorizar novas hidrelétricas, para agradar aos “defensores” do meio-ambiente… aff

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Elioricardoalves 26 de junho de 2023

E difícil ter que engolir isso o governo ? pagando para o consumidor comprar um carrinho? isso foi mesmo tentativa de desovar estoques o brasileiro vai de fato pagar por isso mais tributos com os veículos são subiu demais de 2018 para cá

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Elioricardoalves 27 de junho de 2023

E meu amigo essa estória de férias coletivas foi porque as vendas de veículos novos caiu pátios cheios ai vem o governo com essa é duro o desconto em si e pouco pelos valores de carros hoje subiu bastante teria que ser quando exemplo o kiwid era seu 35.000 mil reais ai sim Valeria a pena só um sonho de mim e de muitos

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alain daniel tissier 26 de junho de 2023

Um pouco fácil de falar de “agradar as montadoras”. Melhor que ninguém Boris, você sabe que a produção atual esta + ou – a 50% da capacidade instalada. Eu não conhece negocio que aguentem sem falar dos milhares de funcionários demitidos. Com certeza o Plano não foi grande coisa más melhor que nada. Esvazio os pátios. Mas sempre bom ler as suas análises. Abraços.

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Edison 26 de junho de 2023

O falecido meu pai sempre dizia: filho, enquanto existir trouxa esperto ñ morre de fome. Hj mt estão felizes com seus carrtinhos novos, mas no futuro vai ficar mt mais caro pois o governo vai ter q recuperar em mt a perda dessa vergonhosa tapiação. e tem mais; o governo ñ pode ficar sem o dele, sem a maior fatia do bolo.

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Ney Verdandi 26 de junho de 2023

Um plano de incentivo que não passa de “propaganda populista”; enquanto isso o país desce ladeira abaixo, rumo ao fundo do poço..

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Gustavo 26 de junho de 2023

O que se poderia esperar desse ex presidiário que ajjeitaram para sair da cadeia fazer alguma cousa certa? Ele quer curtir a vida com aquela figura ao redor do undo gastando o nosso dinheiro e pior que ainda tem gente que defende ele e os seus metralhas. Estamos lascado, logo seremos uma nova Venezuela. Que puder ir embora que faça o quanto antes.

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Oscar 25 de junho de 2023

Foi perfeito pra mim…..meu primeiro carro zero km.
E Lula que Bom…….foi por isso é vários outros motivos que fiz o L.

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Amarildo 27 de junho de 2023

Foi tudo perfeito mesmo, depois de 20 dias acaba os descontos e aí fazemos o quê enchemos os pátios de novo? Você deve ser um daqueles que adoram pão e circo…

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Navi 27 de junho de 2023

Provávelmente será o último, pelo menos com 4 cilindros.

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