O carro bateu por estar sem freio? Pois a culpa é toda do motorista

"Existem várias anormalidades que o motorista pode perceber, no pedal do freio, que estão indicando alguma coisa, sinalizando problema"

motorista pe pedal freio carro automovel
O pisar no pedal de freio, motorista pode identificar sinais de problemas (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/06/2021 às 18h53
Atualizado em 20/09/2024 às 13h54

Aí o carro da frente parou, você foi frear e percebeu que não tinha mais freio; deu aquele batidão no carro da frente e veio falar: “Poxa mas eu, de repente, fiquei sem freio, não entendi porque ele não deu sinal nenhum”. Olha que ele deu sinal e vc não percebeu…

Existem várias anormalidades que o motorista pode perceber, no pedal do freio, que estão indicando alguma coisa, sinalizando problema a curto ou médio prazo.

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Começa com a trepidação: se você pisa no pedal e ele trepida – não no carro que tem ABS, pois na freada de emergência, quando você pisa para valer, em velocidades mais elevadas, aí o pedal balançar por causado ABS. Mas se você está devagar rodando normalmente e tal, pisa no pedal do freio e ele trepida, é sinal de que o disco está empenado, ou coisa assim.

Outro aviso são os ruídos. Pode ser aquele assovio ou chiado: isso é típico da pastilha. Às vezes dar uma lixadinha na pastilha – os mecânicos sabem – causa atraso no pistãozinho que empurra a pastilha, e o chiado desaparece.

Agora, aquele ruído ruim, áspero, que você inclusive sente no pedal alguma coisa, indica que acabou a pastilha de freio; não tem mais a pastilha, só tem a base de Aço. E, nisso, já foi embora também o seu disco de freio. Então fique atento à quilometragem da pastilha, não deixe ali até o final, porque você vai ter problemas de segurança e no bolso.

Atenção ao pedal de freio

Outro aviso é um pedal “muchibento”. Você pisa ele não responde, não reage, não está firme. Você pisa e ele cede um pouco, pois tem ar no fluído de freio e isso é facílimo de resolver: chama-se sangria. Vai alguém lá embaixo do carro, vira um porquinha, você bomba algumas vezes o pedal, faz isso duas ou três vezes, o ar desaparece do fluído e o seu freio volta ao normal.

Mas o pedal pode estar muito duro. Você está pisando e está difícil de o carro parar. Assistência a vácuo: o freio que funciona com o hidrovácuo, a popular ‘cuíca’. De repente ele sente faltado vácuo e deixa todo o esforço por conta do seu pé, aí fica duro mesmo. O problema é no hidrovácuo.

Outro probleminha: o pedal lá embaixo. Não pode o pedal estar lá embaixo. Provavelmente, seu fluído do freio está vazando ou houve um desgaste muito grande das pastilhas ou das lonas traseiras, é o que está indicando o pedal lá embaixo.

Luz de alerta: a luz de alerta está aí para te alertar. Se ela acende, pode ser a pastilha chegando ao final, em alguns carros, pode ser o freio de mão puxado ou pode ser também a falta de fluído no sistema hidráulico do freio.

E, quando você pisa no pedal, o carro realmente reduz a velocidade, mas puxando para o lado. Naquele lado tem alguma coisa errada, o freio não está funcionando bem. Se o freio só para de um lado e do outro não, claro que o carro vai fazer uma curva, não é mesmo?

E, finalmente, o nível do fluido de freio: abre o capô, olhe lá o reservatório. Está acima? Está abaixo? Se ele tiver um pouco abaixo não é para completar hein? Vá com o carro na oficina para ver se não houve o desgaste das pastilhas: na hora que você trocar as pastilhas o nível volta.

Ou então o nível está baixo porque está vazando do fluído de freio e você tem quede qualquer jeito levá-lo para a oficina para ver se não tem esse vazamento. Então, importante hein? O nível do fluido.

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1 Comentário
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Marcelo 10 de junho de 2021

peguei uma carcaça de pneu na estrada, ela arrancou o flexivel de freio dianteiro esquerdo. O carro ficou completamente sem freio. quando não tinha ABS o sistema de Fluxo Cruzado fazia o carro parar, agora não para mais. consegui freiar reduzindo marcha e desligando o motor

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