Carro usado: desmistificando o Fiat Uno Mille

Hatch compacto é robusto, tem ótima liquidez, mas nada justifica alguns preços em anúncios no mercado de usados

fiat uno mille way 2006 vermelho de frente
Uno Mille foi o carro que deu início a era do carro popular com motor 1.0 (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 08/11/2025 às 11h00

Você já viu aqui no AutoPapo que o Uno foi um carro revolucionário quando foi lançado, em 1984. Tanto que perdurou quase 30 anos do mesmo jeito e com o tempo ele virou Fiat Uno Mille. Só que nada justifica os preços salgados que muitos exemplares usados custam atualmente no mercado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Só dar uma pesquisada nos sites de compra e venda de carros. Um Fiat Uno Mille 2010 dificilmente sai por menos de R$ 25 mil. Isso para um hatch com 15 anos de uso, com motor 1.0 e pelado em equipamentos.

fiat uno mille economy 5 cinza de frente fazendo curva
Valorizado na praça, Uno Mille mantém preços acima das tabelas de referência

Tem piores e até anúncios surreais. Uno Mille 2013 do último ano de produção, por R$ 40 mil, e alguns por mais de R$ 60 mil! É o preço de um Argo 2020, maior, mais moderno e com motor 1.3 Firefly, só para dar um exemplo dentro da marca.

O que não significa que o Fiat Uno Mille seja um carro ruim. Mas vamos reunir 10 fatos sobre o hatch compacto que mostram que ele pode ser uma boa compra, mas não custar tanto.

Revolucionário desde o começo

Nascido na Itália em 1983 e produzido no Brasil a partir de 1984, o Fiat Uno foi um projeto assinado por Giorgetto Giugiaro e considerado revolucionário para sua época. Compacto por fora, tem cabine espaçosa e que foi superior à maioria dos rivais do segmento por um bom tempo.

uno mille 1990
Com linhas assinadas por Giugiaro, o Uno era um carro revolucionário e com soluções de engenharia que fazem dele um carro cobiçado ainda hoje

Além disso, o Uno Mille oferecia posição alta de dirigir e soluções ergonômicas interessantes. Destaque para alguns comandos no painel na forma de pequenas alavancas, como os faróis.

Sem esquecer do ótimo coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,36 e que ajuda a explicar o apelido de Botinha Ortopédica. Para efeito de comparação, o Fiat 147, que o Uno substituiu, tinha Cx de 0,50.

Trajetória do Fiat Uno no Brasil

O Fiat Uno estreou no Brasil em 1984 com motores 1.0 e 1.3. No primeiro ano já arrebentou em vendas (13 mil unidades) e a linha cresceu rapidamente. Nos anos 1980, destaque para o 1.5R (85 cv, com opção a etanol e gasolina), sucedido pelo 1.6R nos anos 1990.

A década de 1990, a propósito, marcou a chegada do Uno Mille (versão 1.0), além de uma grande reestilização. O compacto também recebeu novidades importantes, como o motor 1.5, injeção eletrônica, inúmeras séries especiais e até uma versão equipada com motor turbo.

uno mille elx 1995
O nome Uno foi aos poucos deixando de ser utilizado na primeira carroceria do compacto, sendo referido apenas como Mille

Nos anos 2000, o Fiat Uno solidificou sua identidade como Mille. Mesmo nessa fase, a marca italiana conseguiu inventar mais atualizações para o seu hatch compacto.

O Fiat Uno Mille passou por uma discreta repaginada visual em 2004, aderiu à motorização flex e adotou o eficiente propulsor Fire. O modelo ainda experimentou o kit aventureiro Way e, estrategicamente, manteve versões aliviadas em equipamentos para garantir vendas em um mercado disputado e com rivais mais modernos.

Virou Fiat Uno Mille

A história do carro popular no Brasil se confunde com a do Fiat Uno Mille. E tem um ponto de virada nos anos 1990, quando o governo começou a dar incentivos fiscais para veículos com motor de até 1.000 cm³.

A Fiat foi rápida. Pegou seu conhecido motor Fiasa (1.5), deu um jeito de reduzir o curso dos pistões, tirou alguns itens de série e, pronto: estava criado o “carro popular”.

Assim, nasceu o Fiat Uno com o sobrenome Mille. Ele podia aproveitar as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) menores – em 1993, a alíquota chegou a ser de 0,1% para carros “mil” com preço equivalente a até US$ 7.500. Mesmo com o fim desse benefício, a Fiat manteve o nome Uno Mille.

fiat uno mille fire 2004 vermelho de frente
Em 29 anos, o Uno Mille passou apenas por leves ajustes nos faróis, grade, para-choques e lanternas

Pulamos para 2007, quando a Fiat lançou o Uno Mille Economy, cuja principal promessa era a economia de combustível e redução de cerca de 10% no consumo. Para tal, pneus de baixa resistência, quinta marcha alongada, novo lubrificante e reajuste da suspensão para diminuir a altura.

Só que a versão também economizava nos equipamentos de série (ar-condicionado e direção eram opcionais). De consolo, adicionava um indicador de consumo instantâneo para auxiliar o motorista.

Desempenho

Os preços mirabolantes de alguns Fiat Uno Mille contrastam com os números de desempenho do compacto. O motor 1.0 Fire é conhecido por sua robustez, porém entrega apenas 66 cv (etanol) e 65 cv (gasolina).

Evidentemente ele sofre nas acelerações, especialmente em subidas e retomadas. O tempo de 14,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h é uma prova de que a pressa não é a prioridade para o compacto.

Consumo

Afinal, a proposta deste carro é ser justamente eficiente. O Mille é um carro econômico. Parte do segredo está no câmbio: as relações curtas das cinco marchas ajudam o compacto  de apenas 820 kg a sair da inércia.

E é no posto de combustível que ele se destaca, com médias urbanas de mais de 9 km/l com etanol e de quase 13 km/l, com gasolina.

Espaço e porta-malas

Como dito, apesar das dimensões enxutas (3,69 metros de comprimento e 2,36 m de entre-eixos), a botinha ortopédica tem uma cabine otimizada. Motorista e carona têm bom vão para pernas e joelhos.

fia uno mille economy 2009 motor interior lateral frente traseira 1
Versão Economy trazia um medidor “Econômetro” para ajudar o motorista a consumir menos combustível

Mas é um carro pequeno, então, não se iluda. No banco traseiro dois adultos conseguem viajar sem grandes dramas e o porta-malas oferece apenas 290 litros.

Nossa dica

O Fiat Uno Mille Economy 2013 com kit Way e quatro portas, que tentava conciliar economia com um visual mais charmoso. No Preço de Revendedor da KBB Brasil custa, em média, R$ 27.600 – R$ 10 mil a menos do que muita gente tem cobrado por aí.

fiat uno mille way economy azul de frente
Uno Way, ainda como Mille, é “feijão sem bicho”

Mesmo assim, não é tão barato se nos depararmos com a lista reduzida de equipamentos.

A de conforto se resume a itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas dianteiras, além de encosto rebatível e limpador/desembaçador traseiros.

Lembrando que não dispõe de ABS nos freios ou airbag duplo. Esses itens passaram a ser obrigatórios em 2014, quando o Uno Mille já não era mais fabricado pela Fiat – e a marca italiana não quis investir em tais equipamentos para um modelo de volume, porém, de entrada.

Série de despedida

A verdadeira estrela de despedida do último ano do Fiat Uno foi a série Grazie Mille. Essa aí dá até para entender o preço de Revendedor da KBB Brasil, com valor médio de R$ 38.800. Porém, tem gente cobrando mais de R$ 70 mil em muitos anúncios por aí.

fiat uno grazie mille 1
A série Grazie Mille, lançada no fim de 2013, marcava a despedida de um dos carros mais queridos do brasileiro

Limitada em 2 mil unidades numeradas, nas cores verde Saquarema (exclusiva) e preto Bari, virou item de colecionador. O Fiat Uno Grazie Mille se distingue por detalhes visuais como faróis com lentes escuras, rodas de liga leve de 13 polegadas exclusivas, ponteira de escapamento esportiva e adesivos da série.

Por dentro, o acabamento inclui tecido bordado e emblemas da edição especial que adornam carpete, teto e pedaleiras.

Manutenção

O Fiat Uno Mille é aquele carro de manutenção simples e peças fáceis de achar. Os preços dos componentes do compacto seguem essa lógica.

  • Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 100
  • Kit com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 150
  • Kit troca de óleo*: de R$ 140 a R$ 280
  • Bomba de combustível: de R$ 200 a R$ 300
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 350 a R$ 550 (par)
  • Farol dianteiro: de R$ 170 a R$ 390
  • Para-choque traseiro: de R$ 220 a R$ 450

*Veja a recomendação no manual: há especificações de lubrificante de 5W30 a 15W40

Principais problemas do Fiat Uno Mille

Se você achar versões de Fiat Uno Mille por preços condizentes e quiser investir em um compacto robusto e econômico, fique atento a dificuldades em dar a partida. São frequentes os relatos de donos do modelo sobre falhas no motor de arranque.

Outros problemas comumente listados por proprietários dizem respeito a vazamentos de óleo e dificuldades em engatar a marcha. Dê uma boa revisada, ainda, na parte elétrica do carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário