Carro usado: 10 fatos sobre a Fiat Idea, o carro do Papa Francisco

Minivan compacta da Fiat surfou na onda dos monovolumes do começo e foi o modelo que serviu a Sua Santidade no Brasil

fiat idea sporting vermelho frente em movimento tunel
Fiat Ideia teve diversas versões, inclusive a apimentada Sporting, com motor E-Torq (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 17/05/2025 às 11h00

Carro familiar no começo desse século era minivan. Tanto que tinha uma infinidade de opções do tipo nos anos 2000, entre eles a Fiat Idea.

VEJA TAMBÉM:

O monovolume derivado da plataforma do Palio chegou para medir forças não só com outras minivans, mas também com hatches altinhos e as ainda sobreviventes station-wagons do mercado.

Entre os atributos, a funcionalidade do aproveitamento de espaço interno e a ampla área envidraçada. Fatos que fizeram o Papa Francisco escolher a Fiat Idea para transitar pelo Rio de Janeiro há 12 anos.

Veja agora 10 fatos sobre a Fiat Idea.

1. Trajetória da Fiat Idea

A estreia da Fiat Idea no mercado brasileiro ocorreu em 2005. Feito sobre a base do primeiro Palio, o monovolume foi lançado  com apenas duas versões de acabamento e motores 1.4 e 1.8.

Entre o fim dos anos 2000 e começo dos 2010, passou por uma reestilização e adotou os motores da linha E.torQ. A Idea foi mais um dos muitos Fiat a ter versão Adventure e o controverso câmbio Dualogic.

FIAT IDEA PAPA
Fiat Idea que transportou o Papa Francisco em sua visita ao Brasil está guardado no acervo da marca italiana, em Betim (Foto: Pedro Januzzi | AutoPapo)

Em 2013, a Fiat Idea ficou famosa por ser o carro do Papa Francisco em sua participação na Jornada da Juventude, evento católico que aconteceu no Rio. Um ano depois a minivan teve a grade dianteira redesenhada.

Em 2016, a Idea saiu de linha na limpa que a Fiat promoveu em seu portfólio. Foi descontinuada no mesmo ano que Bravo, Linea, Palio Fire e Freemont.

2.  Quando as minivans dominavam a Terra

Quando a Fiat Idea foi lançada no Brasil as minivans sobravam no mercado. O monovolume chegou para brigar com a Chevrolet Meriva.

As duas eram opções mais baratas em relação às minivans médias Chevrolet Zafira, Citroën Xsara Picasso e Renault Scénic. Mas o segmento de monovolumes compactos ainda receberia a companhia da Nissan Livina e da Citroën C3 Picasso.

3. Teve motor GM

A vida da Fiat Idea começou com o motor

1.4 Fire nas versões de entrada. Já as opções mais caras usavam outro velho conhecido do mercado, o 1.8 Família I da General Motors.

É que a Fiat tinha um contrato com a GM à época. A estadunidense fornecia os motores 1.8 8V para diversos modelos da marca italiana.

A parceria perdeu a razão de ser depois que a Fiat adquiriu a fábrica da Tritec – joint venture entre BMW e Chrysler. A partir de 2010, a montadora começou a substituir os motores GM pela gama E.torQ.

Com isso, a Fiat Idea teve também os motores 1.6 16V e 1.8 16V. E manteve o 1.4.

4. Desempenho

O 1.4 Fire gera 84 cv de potência com etanol e 81 cv, com gasolina. É bom para andar na cidade, porém tem desempenho apenas regular, com 0 a 100 km/h na faixa dos 14 segundos.

fiat idea adventure extreme 2
Idea Adventure surfou na onda “off-road” que imperava nos anos 2000

Nas subidas é preciso reduzir para se ter força e encarar a ladeira com paciência. Mesmo com o torque de 12,4/12,2 kgfm a 2.250 rpm.

Com o 1.8 da GM a história muda. São 114/112 cv e saídas de semáforo bem mais espertas. O 0-100 km/h cai  para 12 s e as retomadas são garantidas pelos 18,5/17,8 kgfm a 2.800rpm.

Já os motores E.torQ melhoram o desempenho, apesar de ainda terem um rodar áspero. Com o 1.6 16V de 117/115 cv, o 0 a 100 km/h fica por volta de 10 segundos.

O 1.8 16V, por sua vez, apesar dos 132/130 cv, tem arrancadas bem similares. Mas trabalha melhor em giros médios e pede menos trocas de marchas.

De qualquer forma, os dois motores só deixam a desejar justamente no torque em baixos giros – apesar do nome. A força só está disponível mesmo acima das 4 mil rpm.

5. Conforto da Fiat Idea

A posição alta de dirigir é o que se espera em uma minivan. O motorista desfruta de espaço interessante, ergonomia bem pensada e ótima visibilidade, um dos fatores que fez o Papa Francisco escolher a Fiat Idea.

fiat idea adventure extreme 3
Fiat Idea tinha arquitetura vertical que oferecia muito espaço em uma carroceria compacta

O espaço geral é o que se espera em um compacto. O banco traseiro recebe dois adultos e uma criança. O acabamento e o isolamento acústico são apenas razoáveis, e o porta-malas tem 380 litros.

A suspensão trabalha de forma eficiente e absorve as imperfeições da pista. Nas curvas, lembre-se que é um carro alto e estreito, e que torce bastante a carroceria.

6. Séries especiais da Fiat Idea

A Fiat Idea teve três séries limitadas. Em 2011, a edição Italia homenageou o “Momento da Itália no Brasil”. Foi um circuito de atividades culturais e comerciais entre os dois países naquele ano.

A Fiat Idea Italia é baseada na versão Essence 1.6. As 580 unidades eram equipadas com airbag duplo e freios ABS, rodas de liga leve com design exclusivo e aros de 16 polegadas, faróis e lanternas com lentes escurecidas, detalhes cromados na carroceria e spoiler preto integrado à tampa do porta-malas.

Em 2014, depois do Papa Francisco fazer sucesso a bordo de uma Fiat Idea, a opção Essence 1.6 novamente serviu à série especial Sublime. Desta vez, a minivan ganhou frisos cromados, adesivos foscos escurecidos nas colunas, o nome da edição nas laterais e nas soleiras das portas, além de rodas aro 16” diferenciadas e a máscara escura nos faróis e lanternas.

Bancos revestidos de couro marrom, painel frontal bicolor e partes de tecido e couro no revestimento das portas também eram exclusivos da tiragem. Na parte de equipamentos, som Connect com entrada USB e Bluetooth, além de comandos no volante, descansa-braço dianteiro e vidros elétricos traseiros.

Ainda teve tempo para a Fiat lançar a Idea Adventure Extreme, em 2016. Com central multimídia com tela de 6,2” e câmera de ré, a série limitada ainda tem sensor de ré, rede de porta-objetos no porta-malas, rodas diferentes e comando elétrico para os vidros traseiros.

7. Teve aventureiro

A Fiat Idea não escapou da tradicional e famosa versão Adventure. Acabou se tornando a configuração topo de linha, com direito aos apliques estéticos típicos: molduras plásticas nas caixas de rodas, nas laterais e nos para-choques, rack no teto, entre outros.

Além disso, usa motor 1.8 e tem faróis de longo alcance e de neblina, suspensão elevada com amortecedores reforçados, pneus de uso misto e aquele piercing off-road: o estepe pendurado na traseira.

fiat idea hlx 2005 laranja de frente
Modelo foi oferecido com diversos motores, desde o Fire EVO 1.4, passando pelo 1.8 da GM e opção E-Torq

Isso significa 30 cm a mais de comprimento e mais peso, mas é preciso levar em consideração o nada prático sistema de abertura da tampa traseira na Fiat Idea Adventure.

É que o suporte do pneu sobressalente não “sobe” junto com a tampa do porta-malas. É preciso destravá-lo em uma alavanca ao lado direito, depois apertar outra alavanca para, aí sim, puxar toda a peça.

Ou seja, se você precisar acessar o porta-malas vai precisar de mais meio metro de distância para um muro ou outro veículo.

8. Fiat Idea que foi o carro do Papa Francisco

A nossa dica é a Fiat Idea que serviu ao Papa Francisco. Não exatamente o mesmo carro em que ele andou, devidamente guardado no acervo da montadora em Betim (MG) com os amassados originais causados pela multidão que se aproximou do veículo para ver o religioso.

Mas podemos sugerir a versão Attractive da Fiat Idea ano 2013, a mesma usada pelo Papa Francisco. Sim é uma das mais simples da minivan e isso foi escolha do próprio pontífice.

É que a marca disponibilizou diferentes carros para Francisco, mas todas eram topo de linha. O Papa queria um carro mais simples e escolheu a Idea justamente pela posição alta e área envidraçada, o que facilitaria o contato visual com os fiéis.

Com isso, a Fiat teve de alugar uma Idea Attractive em uma locadora – o carro foi comprado depois.

Com motor 1.4, a Fiat Idea Attractive é tão simples quanto o falecido Papa Francisco gostava de demonstrar. Na segurança, só tem airbag duplo, freios com ABS, encosto de cabeça para cinco ocupantes e capas dos retrovisores com repetidores de setas.

Dentro, ajuste de altura do volante e encosto traseiro bipartido. Só os vidros dianteiros têm comando elétrico – isso aí, sua Santidade teve de baixar o vidro na manivela.

Ar, som, retrovisores e vidros elétricos traseiros e sensor de ré eram opcionais e podem ser encontrados em modelos usados.

Preços da Fiat Idea Attractive 2013, segundo a KBB Brasil.

  • Preço de loja: R$ 33.604 – R$ 36.750
  • Preço de Particular: R$ 30.192 – R$ 33.127
  • Preço de Troca:
  • R$ 23.928 – R$ 27.061

9. Manutenção

A manutenção da Fiat Idea não tem complexidades e as peças são fáceis de encontrar.

Confira os preços de componentes da Fiat Idea Attractive 1.4:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 70 a R$ 100
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 60 a R$ 90
  • Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 450
  • Kit troca de óleo (4
  • 3 litros 15W40 + filtro): de R$ 160 a R$ 290
  • Amortecedor traseiro: de R$ 300 a R$ 480
  • Para-choque traseiro: de R$ 330 a R$ 500
  • Farol direito: de R$ 270 a R$ 550

10. Principais problemas do Fiat Idea usado

Proprietários da Fiat Idea costumam reclamar de desgaste prematuro das correias dentadas e infiltração de água na cabine e nos faróis e lanternas.

Outra queixa recorrente é quanto à deformação do eixo traseiro. Então, fique de ouvido ligado em possíveis ruídos quando a minivan está em movimento – como se as rodas estivessem encostando em alguma peça interna.

Recalls da Fiat Idea:

  • Substituição de engrenagens do câmbio e do fluido da transmissão em modelos produzidos entre 2012 e 2014
  • Troca do atuador da embreagem em unidades feitas em 2014
  • Troca do alternador de carros fabricados em 2016 e 2017
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário