Opção para quem tá com pouca grana, subcompacto italiano está entre os carros mais baratos do Brasil, seja 0 km, seja usado em bom estado
O título de carro mais barato sempre foi usado como marketing pelas montadoras. E o Fiat Mobi é um dos atores mais importantes na disputa por esse posto. O subcompacto tem dimensões enxutas e, por isso mesmo, é um carro indicado para uso na cidade.
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Fácil de estacionar e econômico, contempla bem a missão de levar as pessoas do ponto A ao ponto B. Selecionamos 10 fatos agora sobre o Fiat Mobi 2024 para você considerar se o leva para sua garagem ou não.
O Fiat Mobi meio que reinaugurou o segmento de subcompactos por aqui. Feito sobre a base da segunda geração do Uno, foi lançado no Brasil em abril de 2016.
A estratégia da Fiat com o Mobi era tornar a novidade o carro mais acessível da marca no mercado brasileiro. Desta forma, o modelo entrou no lugar do Palio Young no portfólio da fabricante.
O hatch começou com o velho motor 1.0 Fire, depois adotou o 1.0 três canecos Firefly em versões mais caras. Só que devido aos custos a Fiat voltou atrás e deixou o carro apenas com o veterano quatro cilindros.
Ao longo dos anos o subcompacto teve sua gama reduzida para apenas duas versões – em 2021 perdeu a opção “SPN” Easy, um dos últimos carros vendidos no país sem ar-condicionado e direção assistida.
Nessa mesma época a montadora recalibrou o motor Fire para se adequar às novas regras de emissões. Recentemente, porém, com o Proconve L7 em vigor, a Fiat mudou de novo a motorização e trouxe de volta o Firefly à linha Mobi.
Em 2021 o mercado brasileiro ainda vivia os efeitos da crise de semicondutores e do arrefecimento das vendas causados pela pandemia. Neste cenário incomum, o Fiat Mobi chegou a ser o carro de passeio mais vendido do país, especificamente em julho de 2021. Verdade seja dita, o Mobi sempre figurou no top 10 do ranking de emplacamentos.
Em 2024, o Fiat Mobi atingiu um importante marco. O pequenino chegou a 600 mil unidades produzidas em Betim (MG). Ainda no ano passado, encerrou no acumulado com 67 mil unidades licenciadas. Foi o oitavo carro de passeio mais vendido do Brasil e emplacou 10 mil a mais que seu rival Renault Kwid.
A última vez que o mercado brasileiro tinha tido uma leva de subcompactos foi nos anos 1990. Além do Renault Twingo, Hyundai Atos Prime e Daihatsu Cuore, todos importados, tivemos o Ford Ka, produzido em São Bernardo do Campo (SP).
Depois que o Ka cresceu e virou um hatch compacto, coube ao Fiat Mobi manter viva essa categoria. O carrinho feito em Betim (MG) tem 3,59 metros de comprimento e 2,30m entre-eixos, respectivamente 23 cm e 7 cm a menos que o Uno, sobre o qual é baseado.
Um dos fatos mais evidentes sobre o Fiat Mobi é que ele vive uma disputa acirrada com o Renault para ver quem é o carro mais barato do Brasil. O interessante é que a alternância entre os dois sempre foi uma constante quanto a isso.
Reajuste após reajuste, os dois subcompactos já trocaram de posto várias vezes em um mesmo ano. E em muitas ocasiões por diferenças inferiores a R$ 100.
O modelo é aquele carro para andar pianinho na cidade. Na linha 2024 o Fiat Mobi ainda carrega o motor 1.0 Fire de quatro cilindros. Os 74 cv com etanol e 71 cv, com gasolina, movem o hatch “o suficiente”.
Apesar do peso inferior a 1 tonelada, é preciso esticar bem as primeiras marchas e ter paciência para embalar o modelo. O 0 a 100 km/h demanda cerca de 15 segundos.
O consumo é interessante. Com etanol, o Fiat Mobi 2024 faz médias de 9,6 km/l na cidade e de 10,4 km/,l na estrada, segundo o PBEV. Com gasolina, 13,5 km/l no ciclo urbano e 15 km/l, no rodoviário.
Obviamente está longe de ser um carro familiar. O espaço é apertado e mais indicado para solteiros ou casais sem filhos.
Motorista e carona têm vão justíssimo para pernas e joelhos. Atrás, dois adultos normais vão ter até certa dificuldade de acessar o banco devido ao vão da porta – que, ao menos, tem ótimo ângulo de abertura.
A suspensão lida de forma competente com os buracos e o acabamento é simples como se espera de um dos carros mais baratos do país. A direção leve ajuda na hora de manobrar.
Sugerimos a versão aventureira do Fiat Mobi 2024. A opção Trekking traz aqueles apliques conhecidos, como molduras nos para-lamas e para-choques, elementos escurecidos, rack no teto e adesivos no capô e nas laterais.
Em termos de equipamentos, na segurança basicamente o exigido por lei: controles de estabilidade e de tração, airbag duplo frontal e freios com ABS. Assistente de partidas em rampas e monitoramento de pneus são alguns “extras”.
No conforto, a lista também é limitada no Fiat Mobi Trekking 2024. Ar-condicionado, direção assistida, chave tipo canivete, comando elétrico dos vidros dianteiros e das travas e encosto traseiro rebatível fazem parte do pacote básico.
Ao menos, o Fiat Mobi 2024 nesta versão topo de linha vem com central multimídia com tela de 7 polegadas, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tomada USB e Bluetooth.
Em 2024, retrovisores elétricos e rodas de liga leve eram opcionais no Fiat Mobi Trekking.
Preços do Fiat Mobi Trekking 2024, segundo a KBB Brasil:
O Fiat Mobi 2024 com motor Fire tem custo de manutenção relativamente simples e peças com ampla oferta no mercado de reposição.
Veja os preços das revisões do Fiat Mobi 2024:
Veja os preços de algumas peças do Fiat Mobo 2024 com motor Fire:
No site do Reclame Aqui e em fóruns virtuais com donos de Mobi são frequentes as queixas em relação ao sistema de frenagem. Os depoimentos falam de falhas ao frear e até no travamento das rodas.
O módulo de injeção eletrônica também costuma apresentar problemas no subcompacto. Fique atento ainda a vazamentos de óleo lubrificante e a sinais de infiltrações na cabine.
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