Carro usado: 10 fatos sobre o Fiat Siena 2010

Sedã compacto da Fiat tem boa oferta de usados com bom custo/benefício e fama de robustez para quem precisa de espaço e não tem muita grana

FIAT SIENA 2010 AZUL FRENTE
Em 2008, o Siena passou por seu terceiro facelift, que aproximava a família Palio de novos modelos como o Punto (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 08/03/2025 às 11h00

Sedãs oriundos de hatchbacks por muito tempo foram símbolo de um certo status no segmento de compactos. O Fiat Siena surfou nessa visão de mercado desde a primeira geração e hoje mantém seu legado no segmento de usados com outro foco.

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Derivado da primeira geração do Palio, o Fiat Siena 2010 goza da fama de robustez e de bom custo benefício, ainda com a vantagem de mais espaço no generoso porta-malas. Além disso, no referido ano, tem variedade de versões e motores, além de muitas ofertas no mercado de segunda mão.

FIAT SIENA 2010 PRATA LATERAL MOVIMENTO
Fiat Siena agrada pelo enorme porta-malas 

Veja agora 9 fatos sobre o Fiat Siena 2010.

Trajetória do Fiat Siena

O Fiat Siena foi lançado no Brasil em 1997, um ano após a estreia do Palio. Começou com duas opções de motores 1.6 e já nas temporadas seguintes ganhou séries especiais MTV e 500 anos. A partir dos anos 2000 passou por uma reestilização e começou a oferecer diversos outros propulsores.

Em 2004 e 2007, novas atualizações no design. Em 2010, o Fiat Palio teve uma fase movimentada. Ganhou versão Attractive, trocou o motor 1.8 de origem GM pelo 1.6 E.torQ, passou a ter opção do dispensável câmbio Dualogic e estreou até uma configuração Sporting.

FIAT SIENA 97 VERDE FRENTE E LATERAL
Derivação sedã do Fiat Palio, o Siena estreou no mercado em 1997 para suceder o Prêmio

O sedã ganhou uma segunda geração em 2012, mas o velho Fiat Siena se manteve em produção e, com mais uma reestilização. O veterano modelo continuou sendo comercializado em versão única até 2016, quando foi descontinuado.

Nasceu argentino

Talvez pouca gente se lembre, mas o Fiat Siena nasceu em 1997 com nacionalidade argentina. Produzido na fábrica da marca italiana em Córdoba, usava os motores 1.6 de 8V e 82 cv e 1.6 16V de 106 cv.

O carro passou a ser feito em Betim (MG) em 1999. No mesmo ano em que foi lançada uma controversa opção com motor 1.0 de 61 cv de potência e câmbio manual de seis marchas.

Independência do Palio

No lançamento e nas duas primeiras reestilizações (assinadas pela ItalDesign, de Giorgetto Giugiaro, diga-se) o Siena tinha como marca praticamente replicar a frente do Palio que o originou. Isso mudou na atualização de 2007.

Na ocasião, o sedã adotou grade e para-choques exclusivos. Os faróis com parábolas duplas também eram diferentes dos do hatch. O desenho controverso na dianteira contrastava com as lanternas traseiras, que remetem ao belo Alfa Romeo 159.

Vários motores para o Fiat Siena 2010

Como frisado, o Fiat Siena 2010 teve um ano agitado. A marca italiana trocou a versão ELX pela Attractive e estreou a opção Sporting. Ao mesmo tempo, a variante EL (com desenho antigo) passou a usar motor 1.4.

A grande virada em 2010 para o Fiat Siena, contudo, foi mesmo a adoção dos motores E.torQ. Derivados da antiga fábrica da Tritec (joint venture entre BMW e Chrysler) no Paraná, o 1.6 16V substituiu os conjuntos 1.8 fornecidos pela GM nas versões mais caras.

MOTOR FIRE PALIO SIENA WEEKEND
Fiat Siena e integrantes da família Palio receberam vários motores ao longo de sua trajetória

Ao mesmo tempo, o três-volumes compacto tinha uma penca de powertrains. Além do 1.6 16V e do 1.4, era vendido com  o 1.0 da linha Fire. Sem falar na opção Tetrafuel, que combinava o 1.4 flex com GNV.

Ainda em 2010, o Fiat Siena também começou a oferecer opcionalmente o câmbio automatizado de embreagem simples Dualogic. A caixa até hoje é criticada pelo excesso de trancos, falta de grip e pelo histórico de problemas.

Mas vamos de 1.6

O desempenho do Fiat Siena 2010 linha 2011 com o motor E,torQ é o mais satisfatório. O motor 1.6 16V tem rodar áspero, porém os 117 cv com etanol e 115 cv, com gasolina, emprestam agilidade nas arrancadas e o sedã é capaz de cumprir o 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

Apesar do nome, o que pega é o torque. Não pelos bons 16,8/16,2 kgfm, mas é que eles só aparecem para valer acima das 4 mil rotações. Isso compromete um pouco as retomadas, quando é preciso recorrer às reduções no câmbio manual, que é aquele com engates esponjosos e pouco precisos já conhecido da Fiat.

Conforto

Falamos de um compacto, então não espere muito do Fiat Siena neste quesito. O espaço interno e a amplitude da cabine são como no Palio. O motorista tem posição baixa de dirigir, uma ergonomia satisfatória e espaço justo para joelhos e pernas.

FIAT SIENA 2010 INTERIOR QUADRO DE INSTRUMENTOS
Fiat Siena teve diferentes versões com níveis variados de acabamento e conteúdos

No banco traseiro, apenas dois adultos vão bem, e novamente com vão justo para pernas e joelhos. O acabamento é razoável para a época – alguns plásticos texturizados até agradam -, o isolamento acústico é apenas competente na cidade e a suspensão com acerto mais suave deixa o sedã meio “joão bobo” nos buracos.

Porta-malas

Em compensação, aqui está o principal fator de compra do Fiat Siena, não só 2010, mas de toda a sua primeira geração. Os 500 litros de volume no porta-malas saltam aos olhos, ainda mais se for comparar com a idade do projeto e a concorrência à época.

FIAT SIENA 2010 PRATA TRASEIRA LATERAL MOVIMENTO
Porta-malas comporta nada menos que 500 litros de volume

Na prática, o porta-malas do Fiat Siena consegue receber duas malas grandes e mais duas pequenas, além de outros volumes menores. Para se ter ideia, o espaço é só pouca coisa menor que o do atual Cronos.

Nossa dica

Vamos de Fiat Siena 2010 na versão Essence 1.6 16V já como linha 2011. O exemplar tem sensor de ré e, com pesquisa, é possível encontrar modelos com freios ABS e airbags frontais, equipamentos opcionais naqueles tempos.

No mais, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, volante e banco do motorista com ajustes de altura, encosto traseiro rebatível e luzes no porta-luvas e no porta-malas são equipamentos de série. Por fora, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15”.

O sistema de som Fiat Connect também era opcional. Ele inclui rádio com CD player, tomada USB, conexão Bluetooth e comandos no volante.

Veja os preços médios do Fiat Siena 2010/11 na KBB Brasil:

  • Preço de Loja: R$ 29.991 – R$ 32.361
  • Preço de Particular: R$ 26.962 – R$ 29.154
  • Preço de Troca: R$ 21.155 – R$ 24.037

*valores apurados na primeira semana de março de 2025

Manutenção

Os componentes do Fiat Siena, em geral, são fáceis de achar e têm preços na média do mercado de compactos. O motor E.torQ é um pouco mais complexo que os propulsores Fire, mas nenhum bicho-papão.

Veja os preços de alguns componentes do Fiat Siena 2010 1.6:

  • Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 40 a R$ 80
  • Kit com quatro velas de ignição: de R$ 90 a R$ 190
  • Kit óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 160 a R$ 280
  • Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 470
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 340 a R$ 500
  • Farol dianteiro: de R$ 310 a R$ 450
  • Para-choque traseiro: de R$ 280 a R$ 420

*valores apurados na primeira semana de março de 2025

Principais problemas

Em fóruns e no site do Reclame Aqui as principais queixas em relação ao Fiat Siena recaem sobre falhas no desempenho, que seriam causadas por defeito no potenciômetro que aciona o corpo da borboleta. Defeito na sonda lambda é outra reclamação recorrente.

Também fique atento ao sistema de embreagem e a qualquer excesso de trepidação e vibração do carro em marcha lenta. Em alguns relatos, a causa era problema nos calços do motor.

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4 Comentários
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Humberto 10 de março de 2025

Rapaz!!! Comprar um Siena 2010 usado hoje no Brasil só é bucha, nunca vi um inteiro ou bem conservado….

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Hugo Marques 10 de março de 2025

O problema é que o Siena é um dos vários modelos de carros que deram muito as caras em empresas de frota, táxi e principalmente aplicativo.

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ANDERSON DE LIMA PESSANHA 9 de março de 2025

Essas matérias kkkkk… a versão 1.6 16v etorq é a melhor o motor é potente anda muito mais que turbinhos 1.0 por aí, confiável com corrente ao invés de correia banhada a óleo como os carros da GM. Eu tenho um GS com motor Etorq e só alegria!!!!

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Hugo Marques 10 de março de 2025

Tenho um EL 1.4 2012, foi comprado zero km na época, hoje está com mais de 123 mil km rodados.
Barato de manter, resistente e acha peça até em farmácia ou padaria😎

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