Carro usado: 10 fatos sobre o Ford Ka 2015
Geração derradeira do hatch tem motor bem disposto e econômico, além de dirigibilidade elogiável para quem está de olho em um hatch usado
Geração derradeira do hatch tem motor bem disposto e econômico, além de dirigibilidade elogiável para quem está de olho em um hatch usado
Poucos carros mudaram tão bem como o Ford Ka. O modelo nasceu como um subcompacto bastante prático para a cidade e depois virou um hatch de entrada igualmente funcional. É justamente sua geração derradeira que merece atenção. O Ford Ka 2015 é um usado indicado para quem quer um carro para rodar no dia a dia, e ainda ter direito a pegar uma estrada de vez em quando.
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Confira agora 10 fatos sobreo Ford Ka 2015.
A terceira geração do Ford Ka foi lançada em agosto de 2014, já linha 2015, e mudou a estratégia da Ford no segmento de compactos. Desde a estreia, o carro passou a disputar as primeiras posições entre os automóveis mais vendidos do país.
Em 2015, o Ford Ka ganhou Isofix e alguns equipamentos em sua gama 2016. No ano seguinte passou a ter cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de encosto traseiro bipartido.
Depois teve novas versões até ser reestilizado em 2018. Na ocasião, trocou a opção do problemático câmbio Powershift por uma transmissão automática convencional de seis marchas, e adotou novo motor 1.5.
Ao mesmo tempo, recebeu reforços estruturais que melhoraram a dinâmica do hatch e sistema de partida a frio do motor sem necessidade de tanquinho a gasolina. O Ford Ka ainda experimentou a versão aventureira Freestyle e uma série especial em celebração aos 100 anos da marca no Brasil.
Nas duas primeiras fases o Ford Ka era um subcompacto. Nesta última leva, o carro cresceu para ser vendido nos tais mercados emergentes e caiu como uma luva para o Brasil, notório consumidor de compactos.
Tanto que o modelo, pela primeira vez na história, teve uma variante sedã. Chamada de Ka+, logo ganhou apelido no Brasil de Kazão. Mas tinha o mesmo entre-eixos, acabamento, dianteira e portas do hatch. Só o desenho traseiro é o porta-malas de 445 litros são diferentes.
O Ka foi o último Ford produzido no Brasil, ao lado de sua variante sedã e do SUV EcoSport. Os três compartilhavam a mesma plataforma na fábrica de Camaçari (BA).
Em janeiro de 2021, contudo, a Ford anunciou o fim de suas atividades industriais no Brasil. A unidade baiana foi fechada e em 2023 foi comprada pela chinesa BYD. A marca estadunidense, por sua vez, virou uma importadora.
A linha de motores TiVCT é apontada até hoje como um dos melhores três-cilindros do mercado. Principalmente pelo baixo nível de vibração e pela disposição em baixos giros.
No caso do 1.0, são 80 cv com gasolina e 85 cv, com etanol, além de respectivos 10,2 e 10,7 kgfm de torque, o que resulta em boa agilidade no trânsito pesado da cidade.
O conjunto mecânico é beneficiado ainda pela variação nos comandos de válvulas na admissão e escape. E pelo sistema de arrefecimento em dois estágios.
No consumo, pela tabela do PBEV 2015, o Ford Ka 1.0 12V anota médias de 13 km/l com gasolina e 8,9 km/l, com etanol, na cidade. Na estrada, 15,1 km/l e 10,4 km/l, respectivamente.
Já o 1.5 16V Sigma começou equipando as versões topo de linha do Ford Ka. A potência de 105 cv (g)/110 cv (e) garante boas arrancadas, mas o propulsor tem rodar mais áspero.
O torque fica em 14,6 (g) e 14,9 (e) kgfm a partir das 4.000 rpm. Também com comando variável na admissão e escape, o Ford Ka 1.5 desenvolve bem na estrada.
Em termos de consumo, faz médias urbanas de 11,5 km/l com gasolina e de 7,9 km/l, com etanol. No ciclo rodoviário, 13,6 km/l e 9,5 km/l, respectivamente.
O Ford Ka oferece o ambiente de um compacto, sem sobras ou apertos. Motorista tem boa posição de dirigir e espaço justo para pernas e joelhos. Porém, a ausência de regulagem de profundidade do volante é um ponto contra.
No banco traseiro, espaço na medida para dois passageiros adultos de estatura normal. Não se empolgue na hora de viajar: o porta-malas recebe apenas 257 litros. Em compensação, a carga útil do modelo da Ford de até 427 kg supera até hoje a de muitos hatches de entrada.
Um aspecto bacana da cabine são os 21 porta-objetos. Entre eles, um compartimento para celular no painel e porta-trecos nas portas em que cabem garrafas de água mineral de 1,5 litro.
Sugerimos Ford Ka 2015 na versão SEL, se possível já linha 2016, com Isofix e comando elétrico dos retrovisores.
A opção topo de linha do Ford Ka 2015 é equipada com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e o obrigatório airbag duplo frontal.
O Ford Ka 2015 SEL tem ainda ar-condicionado, vidros e travas elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, abertura elétrica da tampa do porta-malas, rodas de liga leve aro 15”, cromados na grade, lanternas com lentes escurecidas e faróis de neblina.
O sistema de entretenimento é daqueles primeiros Sync, com uma pequena tela azul, conexão Bluetooth, tomada USB, CD player e comandos no volante.
O Ford Ka 2015 com motor 1.5 tem manutenção e custo de peças condizentes com o segmento de compactos.
Preços de peças do Ford Ka 2015 1.5:
Em fóruns, grupos de discussão e no site do Reclame Aqui as queixas mais frequentes em relação ao Ford Ka de terceira geração dizem respeito à embreagem. O sistema costuma apresentar ruídos ao se acionar a ré e há relatos de dificuldade nos engates do câmbio.
Problemas no motor de arranque e infiltração de água na cabine são outras reclamações constantes.
Recalls
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Tenho um Ford Ka 2015. Nunca deu problema. Lamento não ter como trocar por um do mesmo modelo 0 Km.
Tenho um Ford ka 2015 SE jele e ótimo esta com quase 10 anos só o que fiz na mecanica dele foi troquei o kit de embreagem e as Goiás da mó cinética e muito bom já rodeei189 mlkm e se trocar só por outro for ka
Tenho um ford ka 2018 se. Única manutenção que nos deixou na mão foi o tal do t.b.i.
Trocamos a bateria em 2019 (colocamos moura que está até hoje)
Usamos somente óleo motorcraft 5w20. Trocamos todos os filtros em todas as trocas. Trocamos óleo com 10.000km (uso misto cidade/rodovia)
Carro está com 120.000km.
Não baixa óleo, água nem nada.
Troquei amortecedor dianteiro com 100.000km
Preciso trocar amortecedor traseiro.
Só fala mal quem não tem, ou comprou carro sem procedência.
Falei em trocar com a esposa e ela não gostou. Carro vale a pena
Boa noite! Olá eu tenho um ford ka semana 1.5 2018 não tenho o que reclamar um mto econômico de pouca manutenção o meu ésta com 150 km rodados o motor está em perfeito estado , até agora eu fiz revisão da correia dentada e troca do tbi mais o motor está original funcionando perfeitamente.
Problema no engate da primeira marcha,escapa.problema no tbi.Correia banhada a óleo troquei com 170000.2016.Rodou 7 anos sem dar problema,quando começou a manutenção,só por Deus.
Tenho um ka 2015 1.0 comprei com 84 mil km e está com 298 mil km nunca mim deu dor de cabeça troquei o kit de correia com 246 mil km sou taxista aqui em Adustina Bahia
Tenho um Ford Ka 2019 muito econômico anda bem, tem defeitos como qualquer outro carro.l
Tenho um forde ka 2018 não gostei e muito fraco Tenho muitos problemas na mecânica a forde lançou um carro que na minha opinião tinha que ser recolhido da praça
Tenho um Ford Ka sedam 1.5, 2015. Comprei com 85 mil km e estou com 115 mil km rodados. Não tenho que reclamar.
Sou mecânico a mais de 30 anos e peguei um ford ka 2019 1.5 motor dragon tá com um defeito cabulozo arrebentou correia dentada fiz cabeçote funciona mais falha acelera falha guando solta acelerador ele fica bom acelera denovo falha já troquei catalizador sonda lambda bicos bobinas velas conferi central chicote e nada de ficar bom vcs sabe dizer o que mais pode ser
Tem que falar pro dono do carro , trocar de oficina
Sou proprietário de um Ford ka 1.0 ano 2016 trabalho na uber com ele todos os dias e rodo bastante ,meu carro já está com 177 mil km não tenho oque reclamar do carro por ser 1.0 3 cilindros ele entrega um bom desempenho inclusive andando no etanol com o ar condicionado ligado. O único problema que ele apresentou foi de infiltração de água pelo porta malas em dias de muita chuva.
Como alguém elogia um lixo de carro como esse, Tenho um e não vejo a hora de vender … Um carro que só me trouxe dor de cabeça com esse motor frágil que não aguenta nada e sempre ferve fazendo vc gastar horrores com a manutenção …
Nenhuma abordagem da reportagem sobre a famigerada correia de borracha banhada a óleo? Não dá mesmo problemas ou essa reportagem é “chapa branca”???
Rodei 8 bons anos com um Ka hatch 1.0 e a tão discriminada correia banhada a óleo que para Kim é excelente. Foram 120 mil rodados.
Ok vc parece ser uma minoria sortuda, pq existem inúmeros relatos de prprietários com com problemas com essa correia. Ou estou enganado??
Rodei por 4 anos pela empresa que trabalho com um Ford Ka SE 2018 (1.0). Peguei com 13.000km e entreguei com 136.000km. Praticamente ZERO dor de cabeça!
Prós: consumo, maciez no rodar, acabamento, boa posição de dirigir, ar condicionado condizente, boa visibilidade, comandos de fácil alcance, chave canivete com abertura do porta malas.
Contras: fraco desempenho com ar ligado, retrovisores manuais, ausência de central multimídia.
Problemas que ocorreram com o veículo:
– Aos 34.000 o pneu traseiro esquerdo apresentou rachadura, mesmo não tendo batido em buraco. Foi trocado o par. Apresentou defeito crônico da linha com vazamento do amortecedor dianteiro direito e foi trocado o par.
– Aos 43.000 apresentou alternador em curto intermitente. Foi realizada a substituição.
– Queima constante das lâmpadas de freio (ambos os lados), farolete e farol baixo, mesmo substituindo pelas originais.
– Substituição da bateria aos 77.000, pois a mesma apresentou problemas e não segurava mais carga.
– Aos 82.000 apresentou problemas de superaquecimento e airbag, causado por um gato de rua ter roído a fiação.
– Pneus dianteiros substituídos com 115.000km (ainda com TWI – só andava sozinho, em estradas boas, pneus sempre calibrados e condição macia)
Melhorias: se tivesse versão com motor 1.0 turbo ao invés do 1.5, seria um acerto brilhante da Ford!
Nota: 8.5