Hatch da marca sul-coreana tem variedade de versões no mercado de carros usados, com diferentes opções de acabamento e motores
O Hyundai HB20 meio que sacudiu o segmento de compactos. Desenvolvido para o Brasil e com design ousado, foi lançado para rivalizar com ninguém menos que a dupla Volkswagen Gol e Fiat Palio, o compacto se estabeleceu no mercado e há tempos figura entre os mais licenciados do país desde então.
VEJA TAMBÉM:
Isso se replicou no segmento de veículos usados. Hoje, o mercado de segunda mão tem ampla oferta de exemplares do Hyundai HB20, até porque quando zero até hoje o hatch tem uma infinidade de versões de acabamento.
Selecionamos o Hyundai HB20 2015 para destrincharmos mais sobre esta fase do compacto. Veja agora 9 fatos sobre o Hyundai HB20 2015.
O Hyundai HB20 foi apresentado em 2012 e logo chamou a atenção pelo design mais refinado e variedade de versões. Começou com motores 1.0 e 1.6, ambos aspirados, e em 2014 teve duas séries especiais: For You e Copa do Mundo, esta no embalo do mundial realizado no Brasil do qual a montadora é patrocinadora.
Em 2015, o Hyundai HB20 passou por uma reestilização e o câmbio manual das versões 1.6 passou a ser de seis marchas. No ano seguinte foi a vez de adotar versão com visual esportivo e variantes com motor 1.0 turbo.
Várias edições limitadas depois (Ocean, 5 Anos, R Spec e mais uma Copa do Mundo, desta vez em 2018), a linha 2019 do Hyundai HB20 mudou a grade dianteira. Logo depois veio o que a marca chama de segunda geração, com a polêmica frente com jeito de “bagre”.
Na esteira desta remodelação profunda e controversa, o Hyundai HB20 passou a ser equipado com um recalibrado motor turbinado. Que, a longo prazo, substituiu de vez o 1.6 aspirado.
Em 2022, mais uma atualização no design do Hyundai HB20. E tome de série especial para a Copa do Mundo daquele ano. Atualmente, no semestre de 2025, o hatch da fabricante coreana soma mais de 36 mil emplacamentos no acumulado para ser o quinto veículo mais vendido do país.
O Hyundai HB20 tem uma história peculiar. Começou a ser desenvolvido em 2010, com conjunto e design pensados especificamente para o Brasil. O modelo, inclusive, foi o primeiro a usar a plataforma global PB, que só depois foi servir ao i20 europeu.
Vamos analisar os dois motores disponíveis para o Hyundai HB20 2015. A começar pelo 1.0 12V da família Kappa, três cilindros aspirado e com comando duplo de válvulas (variável na admissão).
São 80 cv com etanol e 75 cv, com gasolina, mas com ele o HB se mostra surpreendentemente bem disposto nas arrancadas. Nas subidas e retomadas, contudo, pesa o fato de o torque de 10,2 kgfm (e)/9,4 kgfm (g) só aparecer a 4.500 rpm. Precisa de mais de 14 s para o 0-100 km/h.
Outra opção para o Hyundai HB20 2015 é o 1.6 16V da linha Gamma. Com potência de 128 cv (e)/122 cv (g) e torque máximo de 16,5/16 kgfm a 5.000 rpm, tem respostas mais céleres ao pedal do acelerador. O 0-100 km/h é feito na casa dos 10 segundos.
A adoção do câmbio manual de seis marchas na linha 1.6 do Hyundai HB20 2025 também contribuiu para uma melhor agilidade do hatch. Além de emprestar mais eficiência.
Ainda tem as opções de caixa automática de seis marchas. Ela casa bem com o motor 1.6, mas há alguns delays e buracos a médios giros.
Veja as médias de consumo do Hyundai HB20 2015 pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Espaço não é o forte do hatch, que oferece uma cabine com limitações como em qualquer compacto. A posição de dirigir agrada, mas há pouco vão para joelhos. Na traseira cabem dois adultos numa boa, porém, sem exageros.
A suspensão não é das mais felizes nesta primeira leva do HB20. Reflete muito os buracos. Já o acabamento interno aparenta qualidade, ainda mais se comparado a alguns rivais da época. O porta-malas acomoda 300 litros.
Quem, ou o que, cuidava da manufatura na fábrica de Piracicaba (SP) deveria receber adicional no salário. Isso porque o Hyundai HB20 sempre costuma ter muitas versões de acabamento.
Se formos pegar o ano de 2015, o Hyundai HB20 tinha 13 configurações na linha. Mas em alguns anos, o hatch compacto chegou a ter 15 opções.
No meio dessa salada indicamos o Hyundai HB20 2015 na versão Comfort Style com motor 1.6 e câmbio manual de seis marchas. Na segurança, além dos freios com ABS e airbag duplo, só oferece Isofix e repetidores das setas nas capas dos espelhos externos.
Ar-condicionado, trio elétrico (vidros com função “um toque” em todas as janelas e fechamento pela chave), chave do tipo canivete, alarme e luz no porta-malas, além de uma pequena multimídia com rádio, Bluetooth e USB, são outros itens.
As maçanetas e carcaças dos retrovisores vêm na cor do veículo. Já as rodas de liga leve têm aros de 15 polegadas.
Preços do Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 16V 2015, segundo a KBB Brasil (segunda quinzena de julho de 2025):
Quando 0 km, o Hyundai HB20 tem revisões entre as mais baratas da categoria de compactos. O motor 1.6 16V é bastante conhecido e divulgado, o que facilita no encontro de peças e disponibilidade de mão de obra.
Veja os preços de peças do Hyundai HB20 2015 na versão Comfort Style com motor 1.6 16V e câmbio manual:
O hatch costuma apresentar ressecamento e trincas nas lentes dos faróis, conforme relatos de donos do HB20 em grupos nas redes sociais e no site do Reclame Aqui. O carro também tem muitos relatos sobre problemas no motor de arranque e desgaste prematuro das borrachas de vedação de vidros e portas.
Observe se há falhas no marcador de combustível, no display do som, ou mesmo na central multimídia blueMedia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |