SUV compacto japonês se destaca pelo conforto a bordo e no rodar pode ser boa opção de usado para quem sonha com um utilitário
O Nissan Kicks é aquele modelo de marca japonesa que ninguém lembra que é da mesma terra de Toyota e Honda. Mesmo assim, o SUV compacto tem virtudes bem parecidas com as dos carros de seus conterrâneos.
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Conforto no rodar e desempenho tradicional são umas dessas características do Nissan Kicks, mesmo em sua primeira geração. Além disso, o modelo tem fama de mecânica confiável.
Desta forma, o Nissan Kicks se mostra uma boa opção de SUV usado “racional” e “japonês”.
Veja agora 10 fatos sobre o Nissan Kicks.
O SUV foi mostrado pela primeira vez como carro conceito no Salão de São Paulo de 2014. Dois anos depois, o Nissan Kicks foi lançado no Brasil, importado do México.
Em 2017, o modelo começou a ser fabricado em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Desde a estreia, sempre carregou o motor 1.6 16V e câmbio automático CVT, enquanto as versões manuais foram descontinuadas após 2022.
Antes disso, em 2021, o Nissan Kicks passou por uma reestilização e mudou o nome das versões. Teve séries especiais e, em 2025, esta geração do crossover passou a adotar o sobrenome Play para se diferenciar da segunda geração, lançada em junho do mesmo ano.
O Nissan Kicks só ganhou cidadania brasileira em 2017, mas começou a ser vendido importado em 2016 justamente para marcar as Olimpíadas do Rio daquele ano. Até porque a marca japonesa era uma das principais patrocinadoras dos jogos.
A estreia, inclusive, se deu com uma série especial Rio 2016.
O desenvolvimento do Kicks foi liderado pela filial brasileira da fabricante em parceria com três centros de design da Nissan no mundo: Londres, EUA e Japão. O SUV usa a plataforma V e foi o terceiro modelo feito pela marca na fábrica fluminense – que já produzia o hatch March e o sedã Versa.
Sabe aquele desempenho de carro japonês, bom, mas pacato? Assim é o Nissan Kicks. Essa primeira geração do carro sempre se valeu do motor 1.6 16V, conhecido mais pela praticidade do que por qualquer dose de emoção.
Com 114 cv e a caixa continuamente variável, o Nissan Kicks entrega arrancadas competentes pontuadas por um CVT raiz. Ou seja, performance gradativa e sem trancos. Tanto que o 0 a 100 km/h fica em 12 segundos.
Na estrada o modelo embala bem e mantém a prerrogativa de rodar confortável e sem grandes emoções. Nas retomadas, o CVT segura os giros quando se pisa forte no pedal do acelerador, mas depois o Kicks ganha força e impulso necessários para ultrapassagens.
O Nissan Kicks também se destaca por um desempenho eficiente. Veja as médias de consumo aferidas pelo Inmetro na tabela 2024 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
É a principal proposta do Nissan Kicks. Fora o desempenho quase linear e gradual, o carro tem boa posição de dirigir e espaço até generoso para um compacto na frente.
O banco traseiro é indicado para receber até dois adultos e uma criança. A suspensão filtra bem os buracos e imperfeições e o isolamento acústico é eficiente.
O acabamento interno usa bastante plástico, mas tem fechamentos corretos e aparenta qualidade. O porta-malas de 432 litros é um dos melhores da categoria.
Além da série de estreia Rio 2016, o Kicks teve várias outras tiragens especiais. Algumas, inclusive, com direito a repeteco.
Em 2016, ainda mexicano, surgiu a SV Edition. Depois, em 2019 e 2020, teve o Nissan Kicks Uefa Champions League – a montadora era patrocinadora da Liga dos Campeões da Europa.
A marca ainda lançou a Special Edition, baseada na versão S do SUV e limitada em 950 unidades. Porém, nada supera o Nissan Kicks XPlay.
Foram três tiragens limitadas desta série que quer remeter ao universo dos games. O primeiro Nissan Kicks Play foi lançado em 2021 e voltou em 2022. Em setembro de 2023, nova edição com o mesmo nome e a mesma quantidade de carros: mil unidades.
Via de regra, a série XPlay traz pintura preta no teto e em detalhes nos para-choques e nas colunas traseiras, defletor traseiro e rodas de liga leve em tom preto brilhante.
Vamos de Nissan Kicks 2018 na versão SL com câmbio CVT. Na segurança, a versão é equipada com seis airbags, câmeras de ré e 360, controles de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas e sensor de estacionamento traseiro.
Detalhe é que o modelo oferecia alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência como opcional à época. Então, com uma boa pesquisa é possível encontrar o Kicks com esses importantes itens de assistência à condução.
Ar-condicionado automático, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos de couro, trio elétrico, sensor de luminosidade, ajustes de altura e de profundidade do volante e rodas de liga leve aro 17” também fazem parte do pacote.
Já a central multimídia é em tela pequena, de 5”. Mas espelha celular, tem GPS embarcado, conexão Bluetooth e tomada USB.
Preços médios do Nissan Kicks SL 2018 segundo a KBB Brasil.
Preços apurados na primeira semana de julho de 2025
Quando 0 km, o Nissan Kicks tem preços de revisões bastante competitivos. Mas alguns valores de componentes podem ser salgados.
Veja os preços de peças do Nissan Kicks 1.6 CVT ano 2018.
Em grupos de discussão de donos do Nissan Kicks as queixas principais recaem sobre alternador, que dá defeito com frequência, e vibrações e folgas na caixa de direção.
Manchas na pintura e pontos de oxidação no capô e nos para-lamas também são reclamações recorrentes.
Recall
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