Carro usado: Peugeot 208 GT, o esportivo turbo com preço de popular
Lançado em 2016, o Peugeot 208 GT chegou equipado com o poderoso motor THP, feito em parceira coma BMW, e muita esportividade
Lançado em 2016, o Peugeot 208 GT chegou equipado com o poderoso motor THP, feito em parceira coma BMW, e muita esportividade
A Peugeot se prepara para lançar a versão turbo do 208. O modelo chegará em breve e compartilhará a mesma unidade que equipa os “primos” da Fiat. Mas quem curte a marca do leão e também gosta do torque imediato de um motor turbo, mas não tem fundos para bancar o novo compacto, uma opção muito interessante é o 0 208 GT.
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A versão esportiva da primeira geração do 208 estreou em 2016 e ficou em linha até 2020. Até hoje é o hatch compacto mais potente produzido nacionalmente. O carrinho ganhou o mesmo motor THP 1.6 turbo, desenvolvido em parceria com a BMW. Trata-se do mesmo motor utilizado em modelos como 2008, 3008, assim como o Citroën C4 Cactus.
O 208 GT chegou ao mercado logo depois do 2008. A dupla compartilhava motor 1.6 turbo com transmissão manual de seis marchas. A combinação deixou a desejar no SUV, mas casou muito bem com a proposta esportiva do compacto.
Hatch compacto, quatro portas e capacidade para cinco ocupantes
Produzido na unidade de Porto Real (RJ).
R$ 66.095 (Fipe)
No mercado de usados os valores encontrados do 208 GT se mesclam independentemente do ano de produção. Os valores variam entre R$ 70 mil e R$ 98 mil. O preço médio gira em torno de R$ 84 mil.
O que ela oferece?
O 208 GT é equipada com o excelente motor THP 1.6 de 173 cv e 24,5 kgfm de torque. A unidade é combinada com caixa manual de seis marchas.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo do Peugeot 208 GT é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Gasolina | 12,0 km/l | 13,8 km/l |
Etanol | 8,2 km/l | 9,5 km/l |
O porta-malas do Peugeot 208 GT comporta até 285 litros e tem carga útil de 400 kg.
O 208 utiliza suspensão convencional, com sistema McPherson (frente) e eixo de torção (atrás). O conjunto recebeu acerto mais esportivo, o que garante melhor estabilidade, mas compromete o conforto.
O hatch combina discos ventilados (frente) com discos sólidos (traseira).
O 208 GT é um compacto realmente esportivo, que ainda ostenta o título de hatch compacto mais potente feito no país. Além de muito potente, seu preços se equiparam a modelos de entrada, como as versões de acesso do próprio 208 da atual geração.
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Se vc quer um carrinho que deixa fácil, a maioria dos “carrões” importados, pra trás, pode comprar esse foguetinho…
Esse carro não tem cabo de vela e vem com Air-bag de cortina, também, então são 6 Air-bag. Sei disso porque sou proprietário de um Peugeot 208 GT 2017.
E aí Álvaro, está contente com o carro? Dá muita manutenção?
Sim, Antônio. O carro é muito bom. Comprei em setembro/2018 apenas 19 mil km, ainda na garantia de fábrica. Sou o 2º dono e agora já está com 95 mil km de uso urbano e bastante viagens em rodovias federais, então conheço bem o carro. Fiz todas as revisões em concessionárias autorizadas até os 80 mil km e desde então tenho feito as manutenções preventivas e corretivas em oficinas e mecânicos particulares, sem nenhum problema. Nesse tempo com o carro já precisei trocar a tampa de válvulas, o kit corrente do motor, o kit retentores de válvula, a válvula de prioridade, que é um upgrade necessário, e o tubo de plástico que faz a conexão da caixa de ar com a turbina, que costuma dar problema de rachadura na conexão com a turbina, mas a Peugeot nunca fez recall. Aproveitei e fiz uma série de outros upgrades de performance e de freio com os quais nunca tive problema algum.
Olá Álvaro, obrigada por compartilhar sua experiência. Recentemente comprei um 208 GT 2018/2019 e já fiz algumas manutenções/melhorias mas gostaria de saber qual é a sua experiência em relação ao consumo de combustível? Atualmente estou conseguindo ~9 km/l rodando com gasolina premium. O carro é super divertido e confortável mas estou um pouco preocupada com esse consumo.
Valeu, pela observação, já corrigimos.
Tranquilo, Marcelo. Parabéns pelo seu bom artigo sobre o carro. Outro detalhe interessante é que existem apenas 629 unidades emplacadas desse modelo no país, segundo o levantamento feito pelos grupos de proprietários nos DETRANS dos vários Estados.