Carro usado: 10 pontos sobre o Caoa Chery Tiggo 5x
SUV compacto da marca sino-brasileira Caoa Chery é opção de usado com desempenho satisfatório e até opção híbrida
SUV compacto da marca sino-brasileira Caoa Chery é opção de usado com desempenho satisfatório e até opção híbrida
A Caoa Chery foi a marca que começou a mudar a imagem ruim que os veículos chineses tinham no país, e uma das primeiras provas disso foi o Tiggo 5x. O SUV compacto surgiu com design atraente, boa dose de equipamentos, motor turbo e aquele marketing agressivo peculiar do Grupo Caoa. Mas é boa opção de usado?
VEJA TAMBÉM:
Logo o Tiggo 5x conquistou o posto de um dos carros mais vendidos da marca sino-brasileira. Com quase oito anos de mercado, o modelo também é boa opção no mercado de automóveis usados para quem não abre mão de um SUV com bom custo benefício.
Veja agora 10 fatos sobre o Caoa Chery Tiggo 5x.
Para entender a história do Tiggo 5x é preciso entender a transformação da Chery pelas mãos do Grupo Caoa. Em 2017, a empresa brasileira, que já comercializava e fabricava veículos da Hyundai por aqui, assumiu metade das operações locais da combalida marca chinesa.
Assim nasceu a Caoa Chery, que começou com uma linha de SUVs com proposta moderna e montados em Anápolis (GO). Um dos primeiros destaques destes novos produtos da nova fabricante foi justamente o Tiggo 5x.
Lançado em dezembro de 2018, o Caoa Chery Tiggo 5x chegou para atuar em uma faixa ampla de mercado. A ideia da montadora era disputar vendas com as versões topo de linha dos SUVs compactos e, ao mesmo tempo, beliscar alguns emplacamentos dos modelos de entrada dos crossovers médios.
Um detalhe é que o Tiggo 5x foi o primeiro modelo da Caoa Chery produzido em Goiás.A partir de então, o que se viu foi uma sucessão de atualizações da linha.
Em 2020, a primeira reestilização resultou em faróis mais alongados, nova grade, para-choque redesenhado e adoção de DRL.
Dois anos depois, o Caoa Chery Tiggo 5x sofreu novo face-lift e adotou o sobrenome Pro, com mudanças no para-choque e grade frontal (com o tal efeito 3D), além de mudanças internas profundas. Painel redesenhado e materiais mais suaves nos revestimentos da cabine foram as principais alterações.
Ainda naquela época, o câmbio de dupla embreagem deu lugar a uma caixa do tipo CVT. Logo depois a Caoa Chery lançou a opção híbrida leve do Tiggo 5x, batizada de Pro Hybrid. E, em 2023, surgiu a nova versão de entrada do SUV, a Sport.
Uma característica do Caoa Chery Tiggo 5x desde seu lançamento é a ampla oferta de equipamentos. O SUV surgiu em 2017 com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, câmera e sensor de ré, central multimídia com tela de 9”, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold.
A então opção topo de linha TXS (hoje conhecida como Pro) ainda oferecia airbags laterais e de cabeça, ar automático, quadro de instrumentos digital, teto solar, câmera 360 e regulagem elétrica do banco do motorista.
O Caoa Chery Tiggo 5x é feito sobre a arquitetura TX1 e usa motor 1.5 turbo. A potência é de 150 cv com etanol e de 147 cv, com gasolina, o que proporciona arrancadas eficientes, mas que priorizam o conforto.
Com 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, os primeiros exemplares do SUV padecem nas retomadas, com o torque de 21,4 kgfm só se apresentando nas 4.000 rpm.
O cenário melhora após 2020, quando a Caoa Chery troca a transmissão de dupla embreagem DCT do Tiggo 5x pelo câmbio CVT com nove marchas simuladas. Ganhou em agilidade (acredite) nas mudanças e com o motor cheio mais cedo, agora em 2 mil giros.
O Caoa Chery Tiggo 5x tem desempenho discretamente mais interessante. Com 160 cv (etanol) e 157 cv (gasolina), além de 25,5 kgfm, o SUV oferece arrancadas mais espertas, com 0-100 km/h em menos de 10 segundos.
O sistema, porém, é o que chamamos de híbrido leve. Uma bateria 48V não traciona as rodas. Na verdade, ela serve como gerador para aliviar o motor de combustão em determinadas situações e reduzir o consumo.
Por falar em consumo, veja as médias do Caoa Chery Tiggo 5x a combustão e híbrido leve. De acordo com os padrões do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
A posição alta de dirigir, o volante de boa pegada e os ângulos de ajustes do banco favorecem a vida do motorista. Os ocupantes da frente ainda têm espaço satisfatório para pernas, ombros e joelhos.
O banco traseiro acomoda bem dois adultos e uma criança, mas o porta-malas de 340 litros deixa a desejar. Chega a ser menor do que o do Fiat Pulse.
No rodar, a suspensão dianteira do Caoa Chery Tiggo 5x filtra bem os buracos e quebra-molas. O jogo traseiro independente e multibraço também garante conforto na medida.
O isolamento acústico falha na estrada. O acabamento interno, por sua vez, é melhor nos SUVs feitos depois de 2022. A propósito, nestes modelos, o display tátil do ar-condicionado é bacana aos olhos, porém tem operação bem complicada.
Vamos de Caoa Chery Tiggo 5x Pro na versão Hybrid Max Drive ano 2023. O sobrenome a mais diz respeito aos itens de auxílio à condução, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, alertas de mudança de faixa e de tráfego traseiro, além de farol alto automático.
Além disso, o carro vem com os demais equipamentos já citados. Destaque para os seis airbags, controles de estabilidade, câmera de ré, ar automático, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.
Confira os valores médios do Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive 2023, pela KBB Brasil.
Preços médios apurados na primeira quinzena de abril de 2025.
Os modelos da Caoa Chery não têm fama de manutenção barata. Veja os preços médios de algumas peças do Tiggo 5x.
Em modelos com a caixa de dupla embreagem veja se a transmissão (baseada no “famoso” Powershift da Ford) apresenta trancos, vibrações e patinações. Há relatos no site do Reclame Aqui até de travamento do câmbio.
Em fóruns e grupos sobre o SUV também constam depoimentos sobre barulhos estranhos vindos do freio e mau funcionamento da central multimídia.
O Caoa Chery Tiggo 5x passou por um recall para unidades feitas de janeiro a abril de 2019, para troca dos cabeçotes do motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |