Carro usado: 10 pontos sobre o Caoa Chery Tiggo 5x

SUV compacto da marca sino-brasileira Caoa Chery é opção de usado com desempenho satisfatório e até opção híbrida

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Caoa Chery Tiggo 5X estreou no mercado há cerca de sete anos e se tornou referência entre os compactos (Fotos: Caoa Chery | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 19/04/2025 às 11h00

A Caoa Chery foi a marca que começou a mudar a imagem ruim que os veículos chineses tinham no país, e uma das primeiras provas disso foi o Tiggo 5x. O SUV compacto surgiu com design atraente, boa dose de equipamentos, motor turbo e aquele marketing agressivo peculiar do Grupo Caoa. Mas é boa opção de usado?

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Logo o Tiggo 5x conquistou o posto de um dos carros mais vendidos da marca sino-brasileira. Com quase oito anos de mercado, o modelo também é boa opção no mercado de automóveis usados para quem não abre mão de um SUV com bom custo benefício.

Veja agora 10 fatos sobre o Caoa Chery Tiggo 5x.

1. A transformação da marca

Para entender a história do Tiggo 5x é preciso entender a transformação da Chery pelas mãos do Grupo Caoa. Em 2017, a empresa brasileira, que já comercializava e fabricava veículos da Hyundai por aqui, assumiu metade das operações locais da combalida marca chinesa.

Assim nasceu a Caoa Chery, que começou com uma linha de SUVs com proposta moderna e montados em Anápolis (GO). Um dos primeiros destaques destes novos produtos da nova fabricante foi justamente o Tiggo 5x.

2. Trajetória do Caoa Chery Tiggo 5x

Lançado em dezembro de 2018, o Caoa Chery Tiggo 5x chegou para atuar em uma faixa ampla de mercado. A ideia da montadora era disputar vendas com as versões topo de linha dos SUVs compactos e, ao mesmo tempo, beliscar alguns emplacamentos dos modelos de entrada dos crossovers médios.

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Caoa Chery: Tiggo 5X praticamente não mudou desde que estreou no Brasil, apenas passou por ajustes visuais na seção frontal

Um detalhe é que o Tiggo 5x foi o primeiro modelo da Caoa Chery produzido em Goiás.A partir de então, o que se viu foi uma sucessão de atualizações da linha.

Em 2020, a primeira reestilização resultou em faróis mais alongados, nova grade, para-choque redesenhado e adoção de DRL.

Dois anos depois, o Caoa Chery Tiggo 5x sofreu novo face-lift e adotou o sobrenome Pro, com mudanças no para-choque e grade frontal (com o tal efeito 3D), além de mudanças internas profundas. Painel redesenhado e materiais mais suaves nos revestimentos da cabine foram as principais alterações.

Ainda naquela época, o câmbio de dupla embreagem deu lugar a uma caixa do tipo CVT. Logo depois a Caoa Chery lançou a opção híbrida leve do Tiggo 5x, batizada de Pro Hybrid. E, em 2023, surgiu a nova versão de entrada do SUV, a Sport.

3. Bem equipado

Uma característica do Caoa Chery Tiggo 5x desde seu lançamento é a ampla oferta de equipamentos. O SUV surgiu em 2017 com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, câmera e sensor de ré, central multimídia com tela de 9”, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold.

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Pacote farto de conteúdos sempre esteve presente na linha Tiggo 5x

A então opção topo de linha TXS (hoje conhecida como Pro) ainda oferecia airbags laterais e de cabeça, ar automático, quadro de instrumentos digital, teto solar, câmera 360 e regulagem elétrica do banco do motorista.

4. Desempenho do Tiggo 5x

O Caoa Chery Tiggo 5x é feito sobre a arquitetura TX1 e usa motor 1.5 turbo. A potência é de 150 cv com etanol e de 147 cv, com gasolina, o que proporciona arrancadas eficientes, mas que priorizam o conforto.

Com 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, os primeiros exemplares do SUV padecem nas retomadas, com o torque de 21,4 kgfm só se apresentando nas 4.000 rpm.

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Adoção de caixa de dupla embreagem permitiu explora melhor o vigor do motor 1.5 turbo

O cenário melhora após 2020, quando a Caoa Chery troca a transmissão de dupla embreagem DCT do Tiggo 5x pelo câmbio CVT com nove marchas simuladas. Ganhou em agilidade (acredite) nas mudanças e com o motor cheio mais cedo, agora em 2 mil giros.

5. E a versão híbrida?

O Caoa Chery Tiggo 5x tem desempenho discretamente mais interessante. Com 160 cv (etanol) e 157 cv (gasolina), além de 25,5 kgfm, o SUV oferece arrancadas mais espertas, com 0-100 km/h em menos de 10 segundos.

O sistema, porém, é o que chamamos de híbrido leve. Uma bateria 48V não traciona as rodas. Na verdade, ela serve como gerador para aliviar o motor de combustão em determinadas situações e reduzir o consumo.

6. Consumo do Caoa Chery Tiggo 5x

Por falar em consumo, veja as médias do Caoa Chery Tiggo 5x a combustão e híbrido leve. De acordo com os padrões do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Consumo do Caoa Chery Tiggo 5x

  • Consumo etanol cidade: 6,9 km/l
  • Consumo etanol estrada: 8,1 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 9,9 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 11,5 km/l

Consumo do Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid

  • Consumo etanol cidade: 8,1 km/l
  • Consumo etanol estrada: 8,3 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 11,1 km/l
  • Consumo gasolina estrada: 10,9 km/l

7. Conforto

A posição alta de dirigir, o volante de boa pegada e os ângulos de ajustes do banco favorecem a vida do motorista. Os ocupantes da frente ainda têm espaço satisfatório para pernas, ombros e joelhos.

O banco traseiro acomoda bem dois adultos e uma criança, mas o porta-malas de 340 litros deixa a desejar. Chega a ser menor do que o do Fiat Pulse.

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Apesar das dimensões de um SUV compacto, o Caoa Chery Tiggo 5x acomoda bem seus ocupantes, mas é preciso ser racional na hora da bagagem

No rodar, a suspensão dianteira do Caoa Chery Tiggo 5x filtra bem os buracos e quebra-molas. O jogo traseiro independente e multibraço também garante conforto na medida.

O isolamento acústico falha na estrada. O acabamento interno, por sua vez, é melhor nos SUVs feitos depois de 2022. A propósito, nestes modelos, o display tátil do ar-condicionado é bacana aos olhos, porém tem operação bem complicada.

8. Nossa dica de Tiggo 5x usado

Vamos de Caoa Chery Tiggo 5x Pro na versão Hybrid Max Drive ano 2023. O sobrenome a mais diz respeito aos itens de auxílio à condução, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, alertas de mudança de faixa e de tráfego traseiro, além de farol alto automático.

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Caoa Cherry Tiggo 5x Max Drive, ano 2023, é a melhor aposta para quem busca um usado

Além disso, o carro vem com os demais equipamentos já citados. Destaque para os seis airbags, controles de estabilidade, câmera de ré, ar automático, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.

Confira os valores médios do Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive 2023, pela KBB Brasil.

  • Preço de Loja: R$ 126.137 – R$ 131.841
  • Preço de Particular: R$ 114.654 – R$ 130.106
  • Preço de Troca: R$ 93.345 – R$ 100.288

Preços médios apurados na primeira quinzena de abril de 2025.

9. Manutenção do Caoa Chery Tiggo 5x

Os modelos da Caoa Chery não têm fama de manutenção barata. Veja os preços médios de algumas peças do Tiggo 5x.

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 280 a R$ 420
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 200 a R$ 310
  • Bomba de combustívl: de R$ 350 a R$ 530
  • Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): de R$ 280 a R$ 440
  • Amortecedor traseiro: de R$ 950 a R$ 1.300 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 1.400 a R$ 1.800
  • Farol direito: de R$ 1.800 a R$ 3.000

10. Principais problemas do Caoa Chery Tiggo 5x usado

Em modelos com a caixa de dupla embreagem veja  se a transmissão (baseada no “famoso” Powershift da Ford) apresenta trancos, vibrações e patinações. Há relatos no site do Reclame Aqui até de travamento do câmbio.

Em fóruns e grupos sobre o SUV também constam depoimentos sobre barulhos estranhos vindos do freio e mau funcionamento da central multimídia.

O Caoa Chery Tiggo 5x passou por um recall para unidades feitas de janeiro a abril de 2019, para troca dos cabeçotes do motor.

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