Por debaixo do desenho controverso, hatch japonês esconde uma mecânica elogiável, bom espaço interno e inabalável lastro da marca
Sim, ele sofreu bastante em 10 anos de mercado. Mas o fato é que o Toyota Etios, por mais passível de críticas que seja, é uma ótima opção de carro usado racional, espaçoso e com boa mecânica.
VEJA TAMBÉM:
Por isso, selecionamos o Toyota Etios 2019, em um dos últimos anos de produção e com motor 1.5. E destacamos 10 fatos para você considerar antes de optar pelo criticado (muitas vezes injustamente) hatch.
Veja 10 fatos sobre o Toyota Etios 2019.
Baseado em um projeto indiano, o Toyota Etios foi lançado no Brasil em setembro de 2012. Foi o primeiro produto feito na fábrica da montadora japonesa de Sorocaba, no interior de São Paulo.
O carro também estreava os motores 1.3 e 1.5, ambos multiválvulas. Não demorou muito para a linha se render a uma versão aventureira sobre a qual falaremos adiante.
A gama recebeu mudanças no acabamento nos anos seguintes. E também na mecânica, aí mais especificamente na linha 2017.
Os dois motores ganharam variação nos comandos de válvulas. De quebra, tiveram a potência aumentada e o câmbio manual passou de cinco para seis marchas. O Toyota Etios ainda trouxe, naquele ano, opção de caixa automática de quatro velocidades.
A família Toyota Etios passou pela sua primeira atualização de design na linha 2018. O compacto trocou os para-choques dianteiro e traseiro e adotou nova grade frontal.
Em 2019, mais mudanças visuais no Toyota Etios, bem discretas, diga-se de passagem. O carro passou a ter molduras pretas na grade e lentes escurecidas nos faróis e lanternas.
A chegada do Yaris e, principalmente, do Corolla Cross, ajudaram a decretar o fim do Toyota Etios. Apesar de venderem bem, hatch e sedã foram descontinuados em Sorocaba em abril de 2021 para abrir espaco para o novo SUV médio.
Curiosamente, a produção do Etios para outros mercados sul-americanos ainda foi mantida até 2023.
Sem dúvida, o Toyota Etios foi um dos carros mais criticados da história da indústria automotiva brasileira recente. E o bullying começou antes do lançamento, após uma prévia com carros testados no Japão por jornalistas brasileiros.
A Toyota se apressou e fez ajustes até o lançamento oficial, o que não poupou o Etios de mais críticas. Não só pelo estilo esquisito e nada unânime, mas também pelo acabamento interno e pela dinâmica.
Felizmente a Toyota tratou de fazer melhorias no Etios com o passar do tempo. E mesmo com tanto bullying, as virtudes mecânicas garantiam as vendas da linha compacta.
Em pouco tempo de produção o Toyota Etios já vendia tudo que produzia na planta de Sorocaba. Em 2016, por exemplo, foram quase 68 mil unidades vendidas no Brasil e mais 26 mil exportadas. Ultrapassando a capacidade instalada inicial de produção na fábrica do Etios, que era de 70 mil/ano em 2013.
Até 2021, foram 620 mil unidades do hatch e do sedã produzidas no Brasil.
Com o motor 1.5 16V. Já recalibrado e com comandos de válvulas variável, o Toyota Etios 2019 entrega 107 cv de potência com etanol e 102 cv, com gasolina. Para um carro com menos de uma tonelada, é o suficiente para boas arrancadas.
Além disso, o Toyota Etios 1.5 tem boa força em baixas rotações, o que facilita as retomadas e subidas. Na estrada, a sexta marcha do câmbio manual funciona como um over drive e contribui para um consumo de combustível moderado.
O Toyota Etios em 2019 também tinha opção de câmbio automático. Com quatro marchas, atrapalha um pouco o desempenho do hatch, mas é um aliado e tanto para o conforto no tráfego pesado das grandes cidades.
Não se engane com o entre-eixos de 2,46 metros do Toyota Etios. O habitáculo proporciona um ambiente com bom vão para pernas e joelhos do motorista e demais ocupantes na frente e atrás.
A posição de dirigir, porém, é esquisita. E o porta-malas do Toyota Etios hatch acomoda singelos 270 litros de capacidade, onde cabem uma mala grande e uma pequena.
Um dos maiores dramas e alvos de críticas do Toyota Etios. Nos primeiros anos, hatch e sedã desagradaram pela aparência e texturas nos revestimentos de painéis e portas.
O quadro de instrumentos central era uma tristeza só, com visualização ruim. E a tampa do porta-luvas com um buraco para não comprometer a saída do ar para o carona é de doer a vista. Rebarbas aparentes e encaixes falhos do Etios não condizem com a qualidade habitual dos Toyotas.
A fabricante japonesa até tentou melhorar o acabamento. Ao longo dos anos o Toyota Etios teve novos revestimentos e adotou um painel digital. Mas nada que tenha emprestado qualquer requinte à linha compacta.
Como dito, o Toyota Etios compensa a aparência geral com uma mecânica elogiável. Feito sobre a plataforma Entry Family Car (EFC) – versão simplificada da NBC para mercados emergentes -, o carro agrada no rodar a maior parte do tempo.
Bom lembrar que o modelo caiu nas graças de muitos motoristas de táxi e de aplicativos. Justamente pela robustez e a fama de mecânica durável da montadora.
Não satisfeita com a avalanche de críticas quanto ao design e acabamento do Etios, a Toyota resolveu aumentar o teto de vidro do seu hatch compacto.
No fim de 2013 a Toyota lançou o Etios Cross, a versão aventureira do hatch. Feita para brigar com Volkswagen CrossFox, Hyundai HB20X, entre outros.
Porém, o modelo conseguiu ficar ainda mais controverso. Afinal, seguiu a fórmula de outros aventureiros: ganhou molduras escurecidas exageradas na carroceria e acabamento com jeito de Storm Trooper na dianteira.
O Etios Cross morreu em 2018, três anos antes de a Toyota encerrar as vendas da linha.
Sugerimos o Toyota Etios 2019 na opção X-Plus 1.5, já depois da última reestilização. Entre os equipamentos de segurança, controles de estabilidade e tração, Isofix e assistente de partida em rampas, além dos airbags frontais e freios ABS exigidos por lei.
Na parte de conforto, o Toyota Etios X-Plus 2019 oferece ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, direção assistida e encosto traseiro rebatível. O som original da versão tem tomada USB e conexão Bluetooth, mas existem exemplares usados com centrais multimídias vendidas como acessórios de concessionária.
Já ouviu aquele papo que Toyota não quebra, né? Esse estigma positivo colou no Etios. Fato é que tem fama boa de manutenção e peças fáceis de achar.
As principais reclamações de donos de Toyota Etios apontam falhas recorrentes no sistema de embreagem. Segundo depoimentos em fóruns virtuais e no Reclame Aqui, o conjunto tem baixa durabilidade e apresenta excesso de vibrações e trepidações no pedal.
Outros problemas relatados: infiltrações de água na cabine, ruído excessivo das peças plásticas do acabamento interno e quebra frequente da alça do comando de regulagem de altura do banco do motorista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Tenho um Sedan , cambio manual, ano 2019!
Não pretendo trocá-lo. Até porquê, dentre as atuais opções zero-km no mercado, NÃO EXISTE qualquer modelo capaz de substitui-lo!!!
Robustez, confiabilidade, desempenho, conforto, baixa manutenção, excelente custo-benefício – tudo isso junto no mesmo carro!!!!