Carro usado: Toyota Etios X 1.3 (2013)
Com valores abaixo dos R$ 40 mil, o incompreendido Etios é o caminho mais barato para ter um Toyota na garagem
Com valores abaixo dos R$ 40 mil, o incompreendido Etios é o caminho mais barato para ter um Toyota na garagem
O mercado de carros usados é conservador. Quando se verifica o ranking de negociações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), notamos que há modelos que se sustentam por anos entre os mais comercializados. E definitivamente o Toyota Etios não é um deles.
VEJA TAMBÉM:
Mas por quê? Há fatores como volume e tempo de produção que são “vantagens” para ter maior fluxo de vendas. Preço também é um fator. Assim é mais fácil encontrar unidades de Gol e Mille, que ficaram em linha por mais de 30 anos do que um modelo com menor tempo de produção.
Assim, o pobre do Etios não figuram entre os 50 mais vendidos. Mas nem por isso significa que ele não possa ser encontrado no varejo de usados. E como indicação para quem busca um carro abaixo dos R$ 40 mil temos o Etios X 1.3, ano 2013. Uma opção que não é a mais sofisticada, mas também não é a mais paupérrima.
O Etios foi a resposta da Toyota para o aquecido segmento de compactos que aflorou no início dos anos 2010. O modelo chegou junto com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, no final de 2012.
No entanto, mesmo com o lastro da marca japonesa, o Etios não engrenou por dois motivos: o visual pouco agradável e o indefensável quadro de instrumentos central.
Há um argumento plausível para que a instrumentação tivesse sido posicionada no meio do painel. O Etios foi desenvolvido para o mercado do Leste Asiático, em que muitos utilizam mão inglesa.
No entanto, também deveria ser distribuído em demais mercados emergentes, como o latino, que utiliza mão convencional. Assim, o painel ao centro barateou o custo de desenvolvimento e produção. Bastava apenas trocar a posição do volante.
Hatch compacto, quatro portas e cinco ocupantes.
Produzido na planta de Sorocaba (SP).
Fipe: R$ 35.901
Curiosamente o Etios X custa mais hoje do que custava quando era novo. Seu preço de lançamento no final de 2012 era de 33.490. Hoje, segundo a Fipe, sua cotação está em quase R$ 36 mil. Claro que devemos considerar que os R$ 36 mil de hoje têm lastro muito menor que os R$ 33.500 de 10 anos atrás.
E se na Fipe ele é bem cotado, o preço médio dos classificados gira em torno de R$ 38 mil. E algumas unidades podem chegar a até R$ 44 mil.
O Toyota Etios poderia ser equipado com dois motores 1.3 e 1.5. A versão X foi equipada com a unidade menor, que entrega 90 cv e 12,8 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão manual de cinco marchas
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o consumo do Toyota Etios X 1.3 (2013) é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 8,5 km/l | 12,5 km/l |
Gasolina | 9,0 km/l | 13,0 km/l |
O porta-malas do Etios é um dos pontos fracos do japonês e comporta apenas 270 litros.
O hatch utiliza o conjunto trivial de boa parte dos automóveis. No eixo dianteiro ele conta com sistema McPherson. Já no traseiro, eixo de torção.
O Etios utiliza discos sólidos (frente) e tambor (traseira).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Simplesmente um carrão. Estou curtindo muito meu Etios cross
1.5 no entanto super econômico, completo de tudo, ar que gela mais que arindel..enfim top top top
Tenho um Etios 2021 1.5 automstico e só alegria pra min é hótimo carro
Pra mim não tenho o que dizer do meu etios pois tenho um sedan 2015 comprei zero até hj nunca tive problema econômico confortável principalmente em viagens longas manutenção não é tão cara quantos outros que já tive pena a Toyota ter tirado aqui onde moro proucura grande pra se ter um mesmo usado
Carro feio péssimo prefiro Ford fusion