Picape aventureira é funcional e oferece desempenho e robustez; para muitos, até melhor que sua famosa rival italiana
Viver à sombra de um fenômeno de vendas é dramático para alguns carros. Que o diga a Volkswagen Saveiro, que apesar de vender bem menos que sua principal adversária, é uma baita picape, ainda mais na versão Cross.
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No mercado de veículos usados, então, a picapinha da marca alemã se sobressai pela robustez, desempenho, dinâmica e versatilidade. Fora o fato de a Volkswagen Saveiro em sua versão Cross ter detalhes estéticos diferenciados e ser a mais equipada da linha.
Vamos destacar os 9 fatos da Volkswagen Saveiro Cross ano 2015.
A picapinha nasceu do mais que bem-sucedido Projeto BX (que originou o Gol), em 1982. Além de ser derivada do hatch supercampeão de vendas, a Volkswagen Saveiro acompanhou de perto, em boa parte de sua história, as mudanças e atualizações da linha compacta.
A partir de 1985 a picape começou a usar motor refrigerado a água e em 1987 passou pela sua primeira reestilização. Nos anos 1990 adotou motores AE 1.6 e AP 1.8 e em 1991 sofreu nova atualização no design.
A segunda geração só veio em 1997, três anos depois da estreia do Gol Bolinha. Ainda naquela década, a Volkswagen Saveiro teve a bacana configuração esportiva TSI, com detalhes arrojados no design e o motor “apezão” 2.0 de 112,5 cv.
Em 2000, a Volkswagen Saveiro se despediu do século com nova remodelação. A partir de então teve uma boa variedade de séries especiais (Summer, Fun e SuperSurf) e ganhou motor flex 1.6.
Uma nova atualização na linha da Volkswagen Saveiro aconteceu em 2005 e foi nessa fase que a picape ganhou a versão Crossover, que seria uma prévia da Cross. Inicialmente, essa variante aventureira teve motor 1.8, mas depois também passou a usar o propulsor 1.6 flex.
A terceira geração do modelo foi lançada em 2009, no embalo dos novos – e derradeiros – Gol e Voyage e feita sobre a plataforma PQ24 (do Fox). Um ano depois é que apareceu, pela primeira vez, a Volkswagen Saveiro Cross, com a grande novidade desta geração: a configuração cabine estendida.
Já em 2013, linha 2014, a picape compacta adota nova frente, alinhada à identidade visual da marca alemã. Em 2015, a Volkswagen Saveiro Cross estreia motor 1.6 16V e itens de segurança, sobre o qual debruçaremos adiante. Naquele mesmo ano, a gama adota nova nomenclatura de versões e a aguardada cabine dupla.
No ano de 2016 a Volkswagen Saveiro proclama sua independência, ao fazer uma reestilização diferente da vista no Gol. Nos últimos anos passou a ter versão Robust, experimentou série especial Pepper e aboliu o velho motor 1.6 8V EA 111.
Em 2023, nova reestilização da Volkswagen Saveiro e a despedida da versão Cross, substituída pela Extreme. Hoje, com mais de 950 mil unidades emplacadas em mais de 40 anos, a picape é a única sobrevivente da Família BX, já que Gol, Voyage e Parati deram adeus ao mercado.
A história da Volkswagen Saveiro Cross começa em 2010, um ano após o lançamento da terceira geração do modelo, chamada pela marca de G5 e baseada no novo Gol, apresentado em 2008. A opção aventureira tinha o claro intuito de rivalizar diretamente com a Fiat Strada Adventure.
Um dos diferenciais da Volkswagen Saveiro Cross é que ela já começou com cabine estendida, enquanto o motor era o manjado 1.6 8V da família EA 111. Em 2012, a versão aventureira e topo de linha recebeu quadro de instrumentos com iluminação branca.
Na linha 2014, a picape seguiu a reestilização do Gol. Em 2014, já como linha 2015, a Volkswagen trocou o motor da Saveiro Cross pelo 1.6 16V da gama EA 211 e a versão aventureira passou a ser equipada com controle eletrônico de estabilidade e freios a disco nas quatro rodas.
Na tentativa de seguir os passos da principal concorrente, a linha Volkswagen Saveiro passou a ter variante cabine dupla, opção disponível também para a Cross. Já em 2016, a picape sofreu mais uma reestilização, naquela em que se desvencilhou do estilo do Gol.
A Volkswagen Saveiro Cross durou até 2023, quando a montadora lançou a Extreme no seu lugar.
Assim como o restante da linha – e de boa parte dos VW -, a picape compacta tem aquele acerto firme. Isso se reflete na direção (com assistência hidráulica), nos pedais, na rigidez da carroceria (mesmo vazia) e até nos engates justinhos do câmbio manual .
A Volkswagen Saveiro Cross usa suspensão por eixo de torção com molas helicoidais na traseira, mesma de Gol e Voyage, o que colabora para um rodar mais confortável quando com caçamba vazia. Ao mesmo tempo, a picapinha é bem equilibrada.
O veículo oferece boa estabilidade nas curvas e em velocidades mais elevadas, sem sensações demasiadas de flutuação ou menções gritantes de que vai sair de frente.
O que pega é a posição de dirigir: bancos estreitos, com apoio lombar ruim e assento curto cansam motorista e passageiro. Em compensação, a ergonomia é bem resolvida na maior parte do tempo.
A Volkswagen Saveiro Cross 2015 já se vale do motor 1.6 16V MSI de 120 cv com etanol e 110 cv, com gasolina. Não tem o mesmo ímpeto nas arrancadas, nem aquela força toda em baixos giros (torque de 16,8/15,8 kgfm a 4.000 rpm) como o 1.6 8V, mas oferece rodar bem mais suave, além de consumo interessante.
O carro embala mesmo a partir de rotações médias e o 0 a 100km/h é feito com menos de 10 segundos. No ciclo urbano, as médias de consumo são de 7,2 km/l com etanol e 10,4 km/l, com gasolina. E sempre vale louvar o câmbio manual MQ200, que casa bem com o propulsor, tem curso curto e engates precisos.
O fato de a Volkswagen Saveiro, inclusive a Cross, ter suspensão traseira por eixo de torção e com molas helicoidais compromete suas capacidades. Além da caçamba menor que a Strada Adventure (580 litros contra 680 l, da Fiat), leva até 607 kg de carga, enquanto a rival tem 650 kg de carga útil.
Mas para pistas menos convidativas e asfaltadas, a Volkswagen Saveiro Cross tem boa dose de robustez. A altura do solo supera os 19 cm e o ângulo de ataque da picapinha é de 20,1 graus.
É uma versão aventureira, então se você não gosta daqueles apliques “off-road light” vá para uma configuração comum da picape compacta. A Volkswagen Saveiro Cross tem os detalhes manjados: molduras escuras na dianteira, na traseira e nas caixas de rodas.
No desenho da frente da Volkswagen Saveiro Cross 2015, destaque para os dois faróis de milha redondos e as luzes principais com lentes escurecidas. Além disso, a picape ostenta barras longitudinais integradas a uma espécie de santantônio, rodas de liga leve com aros de 15” e pneus de uso misto.
Indicamos a Volkswagen Saveiro Cross 2015 com cabine dupla. Além dos obrigatórios airbag duplo e freios com ABS, o modelo é dotado de controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas e sensor de ré.
No conforto, ar-condicionado, volante com regulagens de altura e de profundidade, trio elétrico, luz na caçamba e som com tomada USB, CD player e conexão Bluetooth. Os opcionais à época incluíam retrovisor eletrocrômico, bancos de couro, sensores crepuscular e de chuva e piloto automático.
Preços da Volkswagen Saveiro Cross 2015 CD 1.6 16V segundo a KBB Brasil (segunda semana de julho de 2025):
A manutenção da Volkswagen Saveiro Cross não costuma assustar mecânicos e clientes. As peças têm preços moderados, mas os componentes de acabamento externo e lataria cobram o preço da aventura.
Veja os preços de algumas peças da Volkswagen Saveiro Cross 2015:
Um dos principais fantasmas que rondam o motor 1.6 16V – e a Volkswagen Saveiro Cross – é o consumo excessivo de óleo. Relatos no Reclame Aqui e em grupos com donos da picape falam em necessidade de reposição e troca do lubrificante com menos de 3 mil quilômetros rodados.
Outras reclamações dizem respeito a falhas na bobina da ignição, dificuldades de engate do câmbio, barulhos nos freios traseiros e infiltrações na cabine devido a falhas nas vedações de vidros e portas.
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