Carro usado: 10 fatos sobre o Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus trouxe o conceito de cupê para os SUVs compactos e é opção interessante de seminovo com desempenho forte
Volkswagen Nivus trouxe o conceito de cupê para os SUVs compactos e é opção interessante de seminovo com desempenho forte
O Volkswagen Nivus foi um dos carros lançados em uma das épocas mais delicadas da humanidade. O SUV-cupê foi apresentado no primeiro semestre de 2020, logo depois que a Covid-19 se instalou com força no Brasil.
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Mesmo assim, o crossover compacto se saiu muito bem. Com linha enxuta e custo/benefício atraente, desde sempre foi bem nas vendas. Entre os atributos do Volkswagen Nivus desde o ano 2020, já modelo 2021, desempenho garantido pelo motor TSI, dinâmica firme e lista de equipamentos abrangente.
Atributos que fazem do SUV uma boa opção de seminovo. Veja agora 10 fatos sobre o Volkswagen Nivus 2021.
O SUV-cupê foi lançado em maio de 2020 em duas versões e com o mesmo conjunto que o acompanha até hoje: motor 1.0 turbo e câmbio automático. No primeiro ano cheio de vendas, 2021, o Volkswagen Nivus passou dos 36 mil licenciamentos.
Nesse mesmo 2021, o Volkswagen Nivus ganhou linha 2022 com algumas novidades. A opção de entrada Comfortline passou a ser equipada com quadro de instrumentos digital. Contudo, a central multimídia virou opcional para toda a gama devido à crise no fornecimento de semicondutores.
No ano seguinte o carro voltou a ter o multimídia de série para as duas versões. Em julho de 2024, a Volkswagen relançou a variante Sense para o Nivus, agora destinada ao público em geral – antes, ela servia apenas ao mercado PcD.
Ainda em 2024, em outubro, o Volkswagen Nivus passou por uma reestilização. De quebra, o acabamento interno melhorou, com novos revestimentos de bancos e painéis com material mais suave ao toque.
O SUV-cupê foi um projeto concebido no Brasil por José Carlos Pavone, chefe de design da marca alemã para a América Latina. Feito sobre a plataforma MQB, ganhou mercados além-mar. O modelo também é vendido na Europa, onde tem equipamentos e detalhes visuais diferentes, além do nome Taigo.
Além de projetado por aqui, o Nivus também foi o primeiro carro da Volkswagen no Brasil desenvolvido virtualmente. Para o SUV-cupê, a montadora construiu o Laboratório de Protótipo Virtual dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Com uso de realidade virtual e de realidade aumentada, além de simuladores, o Volkswagen Nivus não precisou de protótipos durante seu desenvolvimento. Só para se ter ideia, veículos feitos nos anos 2010 demandavam de 30 a 40 protótipos físicos até o lançamento..
A plataforma MQB é sempre cultuada pela dinâmica e dirigibilidade. Feito sobre a base do Polo, o Volkswagen Nivus comprova essas virtudes. O volante aponta bem nas curvas, a suspensão é firme e a estabilidade agrada na maior parte do tempo.
Além disso, o Nivus tem pegada mais urbana e menos utilitária, se comparado ao T-Cross. A posição de dirigir é baixa e lembra a do Polo, o volante do Golf 8 tem boa amplitude e a ergonomia é intuitiva.
Não bastasse a arquitetura MQB, todo mundo morre de amores também pelo motor TSI. Só que realmente não há do que reclamar do 1.0 turbo de três cilindros. São 128 cv com etanol e 116 cv, com gasolina.
As respostas geralmente rápidas ao pedal do acelerador e as mudanças ágeis do câmbio automático de seis marchas resultam em 0 a 100 km/h em 10,0 segundos, com etanol, e em 10,5 segundos, com gasolina.
O Volkswagen Nivus também responde bem em médios giros na hora das retomadas. Graças aos 20,4 kgfm de torque máximo, que ficam disponíveis de 2.000 a 3.500 rpm.
O SUV-cupê melhorou sua eficiência desde o lançamento. Segundo a tabela 2024 do Inmetro, faz médias na cidade de 8,3 km/l com etanol e de 11,9 km/l, com gasolina. O consumo rodoviário com etanol é de 9,9 km/l e de 14,1 km/l, respectivamente.
Se formos traçar um paralelo entre os dois SUVs compactos, o Nivus é o crossover do Polo e o T-Cross seria o do Virtus. No caso do “acupezado”, o espaço para pernas é apenas regular, e menor se comparado ao do irmão maior..
O entre-eixos de 2,56 metros não permite muitas folgas para os passageiros traseiros. O assento é mais indicado para dois adultos, com espaço na medida para joelhos, pernas e cabeças.
O Volkswagen Nivus compensa com um porta-malas de maior volume e mais amplo que o do T-Cross. Com 4,26 metros de comprimento, barra traseira mais larga e banco traseiro mais avançado, o SUV tem porta-malas com bom vão e profundidade para levar 415 litros. O do irmão recebe 373 litros.
Vamos de Volkswagen Nivus 2021 na versão Highline. A mais completa tem importantes equipamentos de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e parada pós-colisão.
Ainda na segurança, oferece retrovisor eletrocrômico, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e de subidas, câmera e sensores de ré, faróis full-LED e luzes diurnas de condução.
No conforto, ar-condicionado automático, trio elétrico, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente e bancos de couro. Em conectividade, o Volkswagen Nivus 2021 Highline ainda se destaca pelo Active Info Display, o quadro de instrumentos eletrônico e configurável, e pela VW Play com tela de 10”, que, a propósito, estreou no SUV-cupê.
Pelo site da KBB Brasil, o Volkswagen Nivus 2021 na opção Highline tem os seguintes preços:
* segunda quinzena de dezembro de 2024
Um Volkswagen Nivus 2021 já está fora da garantia por tempo, mas ainda pode desfrutar das revisões na rede de distribuidores. A montadora oferece manutenções com preço fixo após 60 mil km. Confira os valores.
Já as peças têm preços apenas regulares.
Existem muitos relatos em fóruns virtuais e no site do Reclame Aqui a respeito de vibração excessiva e de barulhos estranhos no câmbio automático, além de mau funcionamento da transmissão. Estalos e rangidos na suspensão dianteira também aparecem nos relatos, inclusive com desgaste precoce dos amortecedores.
Observe também no Volkswagen Nivus do seu interesse se há manchas na carroceria e fique atento ao estado dos freios. Muitos donos falam que discos e pastilhas precisam ser trocados antes do tempo médio.
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