Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil em 2022: preços e análise
Selecionamos os modelos mais baratos que trazem conforto ao dirigir; e a boa notícia é que ainda tem opção abaixo dos R$ 100 mil
Selecionamos os modelos mais baratos que trazem conforto ao dirigir; e a boa notícia é que ainda tem opção abaixo dos R$ 100 mil
O interesse por carros com câmbios automáticos cresce significativamente no Brasil. No primeiro semestre deste ano, eles representaram 55% de todos os automóveis de passeio 0 km vendidos no país. Chegou a hora, então, de descobrir os 10 carros automáticos mais baratos do país em 2022.
A tendência é que esse tipo de transmissão seja maioria esmagadora nos automóveis leves a curto prazo – fala-se em 80% de market share de ATs até 2025. Hoje, inclusive, até mesmo determinadas linhas de compactos só saem com caixa automática.
VEJA TAMBÉM:
É o caso da nova geração do Honda City, da renovada gama Toyota Yaris ou de SUVs como Citroën C4 Cactus e Hyundai Creta. Outros modelos têm poucas versões com câmbio manual, como o recém-reestilizado Hyundai HB20S ou o Fiat Pulse.
A marca italiana, inclusive, acaba de equipar o novo câmbio CVT do SUV na linha Cronos, que já passa a ser o carro automático mais barato do país.
* Preços públicos sugeridos pelas montadoras na terceira semana de agosto de 2022, exceto para os estados de São Paulo, Paraíba e para a Zona Franca de Manaus. Levamos em consideração a versão mais barata dentro de cada linha, sem opcionais ou pintura metálica. Confira o listão!
Nem bem chegou, e o Fiat Cronos com câmbio CVT já sentou na janelinha para ser o carro automático mais barato do Brasil. Na linha 2023, o modelo ainda deveu o motor turbo, porém trouxe a caixa CVT que tinha estreado na picape Strada e no SUV Pulse.
Com sete marchas simuladas, o modelo trabalha bem com o motor 1.3 Firefly, recalibrado para o Proconve L7 e com 108/98 cv. Figura também entre um dos ATs mais eficientes do momento. Conforme medições dentro dos padrões do Inmetro para o PBE, o Cronos, na nova versão Drive CVT, faz 13,4 km/l com gasolina na cidade.
Com um ótimo porta-malas de 520 litros, o Cronos Drive 1.3 AT tem uma lista de equipamentos apenas suficiente. Recebe controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, central multimídia com tela de 7”, tomadas USB para o banco traseiro, controle de cruzeiro, sensor de ré, ar-condicionado, direção elétrica e trio elétrico. Deve airbags a mais além dos obrigatórios frontais.
Dá para entender porque as vendas do 208 cresceram muito nos últimos meses. A Peugeot segurou o preço da nova (e belíssima) geração do seu hatch compacto para ele figurar na vice-liderança entre os carros automáticos mais baratos de 2022. É pouca coisa mais cara que o Cronos – apesar de não ter o bom espaço do sedã -, mas fica abaixo dos R$ 90 mil.
A transmissão de seis velocidades da Aisin trabalha com o velho motor 1.6 16V – o hatch deve ganhar o 1.3 Firefly, projeto Fiat, ainda este ano. No que diz respeito a equipamentos, vem apenas com o esperado: quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, piloto automático e central multimídia com tela de 7″ e conexão Android Auto e Apple CarPlay.
A terceira geração do hatch compacto finalmente chegou e já garante um lugar no pódio dos carros automáticos mais baratos de 2022. A opção mais em conta é a Feel Pack, que usa o mesmo conjunto mecânico do companheiro de plataforma Peugeot 2008, com câmbio de seis marchas, só que com o motor 1.6 EC5 com potência maior com etanol e menor com gasolina.
Entre os equipamentos, os obrigatórios controles de estabilidade e tração, além de assistente à subida em rampas, monitoramento dos pneus, multimídia com tela de 10” e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, rodas diamantadas, vidros e travas elétricos, ar-condicionado e chave com telecomando das portas.
A gama do novo C3 só tem mais uma outra variante AT, com jeitão de série especial. A First Edition, que custa R$ 97.990 e agrega vários detalhes, como teto pintado de outra cor, airbumps na carroceria, barras no teto, faróis de neblina, tapetes exclusivos, entre outros.
Já andamos na novidade: confira!
O compacto da marca japonesa passou por uma reestilização no início do ano e perdeu a opção de câmbio manual. A linha 2023 só sai com a caixa CVT com sete marchas virtuais herdada do antigo Corolla, e já figura bonita entre os carros automáticos mais baratos de 2022, na terceira posição.
O Yaris usa sempre o motor 1.5 16V. Nesta atualização da gama, o hatch ficou discretamente mais equipado. Desde a XL (a opção de entrada) oferece sete airbags (um é para joelho do motorista), controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção elétrica, trio e sistema multimídia com tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O Onix era o carro automático mais barato do Brasil em fevereiro, mas despencou para a quarta colocação com a chegada do Cronos – e também por ter tido reajustes maiores que o Yaris e o 208. Mesmo assim, se garante nas primeiras posições com preço abaixo de R$ 95 mil nesta versão que não tem sobrenome.
O compacto da GM, ainda às voltas com a falta de semicondutores na linha de montagem, usa motor três cilindros turbinado e caixa automática de seis velocidades. Nesta opção, sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete, som com entrada USB, limitador de velocidade, banco traseiro rebatível e bipartido, entre outros.
O Onix Plus é pouco mais de R$ 2 mil mais caro que o irmão e não deixa de ser uma boa opção, até porque tem mais volume no porta-malas e é o segundo sedã automático mais em conta do país. Esta versão espelha a configuração hatch da linha: tem os mesmos equipamentos e mantém o interessante custo/benefício.
O Yaris Sedan entra na lista graças à Volkswagen, que acabou com as versões automáticas de Gol, Voyage, além da opção 1.6 AT do Polo, na virada do ano por causa do Proconve. O três-volumes seguiu a reestilização da linha promovida em janeiro, recebeu mais equipamentos e esta versão XL traz os mesmos conjunto mecânico e itens da opção similar no hatch.
O hatch mais vendido do país foi reestilizado em julho, perdeu a cara de bagre e é outro que se manteve nesta lista graças à debandada de automáticos da Volks. O HB20 AT mais barato é o desta nova versão Comfort, que chegou na renovada linha 2023, com o bom motor turbo tricilíndrico e a caixa de seis velocidades.
Todas as versões agora são equipadas com seis airbags, piloto automático e limitador de velocidade. Na Comfort, destaque ainda para os controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, central blueMedia com tela de 8” e conexão sem fio com smartphones, rodas de liga-leve, além de ar, direção elétrica e trio.
O novato já passou dos R$ 100 mil em sua versão AT mais em conta, porém consegue um lugar entre os 10 carros automáticos mais baratos do pedaço em 2022. O crossover compacto da marca italiana, lançado em novembro de 2021, estreou o novo câmbio continuamente variável da marca em conjunto com o motor 1.3 Firefly aspirado, recentemente recalibrado.
O carro também se vale de bom custo/benefício e, por ser novo, já oferece os controles de estabilidade e de tração exigidos por lei. Mas ele vai bem em outros itens: airbags frontais, laterais e de cabeça, ar-condicionado automático, sensor de ré, controle de subida, rodas de liga-leve, trio elétrico e central multimídia com tela de 8,4″ e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Com o lançamento de duas novas versões na linha 2023, a única minivan ainda feita no país figura entre os carros automáticos mais baratos. O motor é o manjado 1.8 SPE/4 ECO (também conhecido como Família I da GM), que foi recalibrado para atender as normas do Proconve L7. Nesta configuração mais acessível, a Spin oferece cinco lugares.
O monovolume só oferece os dois airbags exigidos por lei, mas compensa com controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas. No mais, uma lista bem enxuta nesta variante: ar-condicionado, vidros elétricos “um toque” com abertura e fechamento pela chave e banco traseiro corrediço.
Freio motor em carro automático? Sim, existe, e você deve usar!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Hoje em dia, no mercado brasileiro dos 0 km, não existem os “mais baratos”.
Existem sim os menos caros. Ou os menos superfaturados, como preferirem.
É só fazer arminha que resolve…
Melhor fazer arminha! Do que encher a cuequinha!(de dinheiro publico roubado).
É. Inclusive o 10o dedo que falta no bom moço deve ter ficado encravado no orifício de muito manipulado de pouco raciocínio. Vai pra Argentina que resolve!
Artigo sem fundamento, existe carros automáticos com preços bem mais acessíveis.
presta atenção pq é sobre carro zero de fabrica e n seminovo ou usado
Esses são os mais baratos ? kkk . Gnt em que universo um HB20 , onix , até polo valem quase 100 mil ? não existe mais carro popular , qualquer um hoje ta caro . Comprar um carro hoje e sustentar está sendo coisa de rico .
Também , se o mundo fosse acabar AMANHÃ, PARA QUE MESMO , você iria precisar de um Arrizo ???
Onde estão os modelos Fiat Argo automaticos na matéria?
50% são impostos um absurdo no Brasil, tudo para sustentar a máquina pública,e as revendas também não ajudam só querem lucro. O que acarretará a perda de produção e venda . O Brasil tem de mudar a política de preço para automóveis zero kilomentro
Tanto no financiamento com juros baixos impostos etc ., da forma que está vai causar muito prejuízo ambos os lados.
o Judiciário são os que mais mamam nos altos salários! Em que eles são melhores do que os médicos, engenheiros, professores, pesquisadores e etc?
E tu quer que a concessionária não lucre e trabalhe de graça pra tu, bonitão?
Tristes por quê?
Metade é imposto para sustentar a máquina. A máquina do estado inflado de servidores (políticos e outros) que só SE SERVEM.
Em 132 anos de República é isso o que fizeram.
Exatamente. Um magistrado recebe na folha de pagamento 180 mil todo mês. É mole? Sustentar essa cambada não é fácil não.
Sim já um enfermeiro recebe 4.600,00 fora o imposto de renda 22% e previdência 14% que serão descontados que no final resultará em 3.900,00, sim há outros servidores públicos além dos juizes e promotores, acabam generalizando.
Trocar de carro nem pensa tá muito difícil governo acabou com alegria dos pobres ?
Verdade. Na época do r4rto de 9 dedos eu tinha 6 Carros 0km e trocava eles todo ano.
o 9 dedos estivesse hoje no poder, estaria igual ou pior com as roubalheiras! Reciocina amigo! Enfrentaria a pandemia e guerra não é facil e ainda estaria pior se fosse a favor do fique em casa! muita falta de noção e avaliação! abraço!
Exatamente. No governo passado chovia picanha, aeroportos lotados, agora é só desgraça. Por isso mesmo vou me mudar para Cuba, Venezuela ou Argentina, que são a continuidade e resultados dos governos que enganam os com pouca instrução. Lá tá cheio de carro barato, gasolina também. Recomendo!
De barato não tem nada,, absurdo esse governo!
Faço minhas, as minhas palavras.
Fica em casa que a economia a gente vê depois
Temos um governo mundial?
Esse é o governo culpado dos aumentos.
Porque carro subiu no mundo todo, inclusive a menor inflação dos países grandes foi a brasileira. Acho melhor você fazer as malas e ir pra Cuba, Argentina ou Venezuela, lá não teve aumento de nada, só riqueza
90mil num arrizo? não paga isso nem que o mundo fosse acabar amanha…
V. Exa., sendo um Sir., pode pedir ajuda a rainha Elizabeth e comprar seu Range Rover.
kkkk brasileiros e os comentários/memes OS MELHORES DO MUNDO. Mas sobre a matéria faltou o argo