Os 5 nomes carros chineses mais estranhos do que você pensa
No outro lado do planeta os carros são batizados com nomes que no Brasil poderia virar piada, como o veículo chamado King Kong
No outro lado do planeta os carros são batizados com nomes que no Brasil poderia virar piada, como o veículo chamado King Kong
Os carros chineses chegam ao Brasil com nomes que são números e siglas, poucos trazem alguma palavra. Isso se deve aos costumes diferentes dos países asiáticos.
Os japoneses e os coreanos tentam amenizar isso nos nomes dos carros, usando palavras menos exóticos e de fácil compreensão. Já os chineses, ainda preferem fazer de seu jeito.
VEJA TAMBÉM:
No Brasil, algumas representações até mudaram os nomes dos carros para facilitar a aceitação. O Jac J3 se chama Tongyue em sua terra natal, certamente não daria certo por aqui.
Outras marcas mantiveram os nomes chineses de seus carros por aqui, como a BYD. A linha Ocean (Dolphin e Seal) faz referências a animais marinhos e a linha Dynasty às dinastias chinesas (Yuan, Han e Tan).
No mercado interno chinês essa questão de nomes dos carros é completamente fora da casinha. Separamos aqui cinco vezes que eles batizaram seus veículos de forma bem estranha para nossa mentalidade ocidental.
Hoje a Geely é uma gigante que é dona da Volvo e usou o know how dos suecos para melhorar seus carros. Mas, no início da carreira, ela fez o primeiro cupê esportivo da China: o Beauty Leopard.
O nome do carro chinês, que significa, literalmente “Beleza Leopardo” soa meio desconexo. O “beleza” do nome é no sentido estético, não é que o leopardo está recebendo um “joinha”.
A picape média GWM Poer, que será feita no Brasil, possui uma irmã com desenho diferente. O nome é King Kong Cannon. Isso mesmo, igual ao macaco gigante dos filmes.
O nome é usado pelo carro chinês fora de sua terra natal, em mercados como a Rússia. Só não encontramos a semelhança entre a picape e o King Kong. Será que foi batizada por Homer Simpson?
O Chery QQ foi um dos carros mais bem sucedido da primeira investida chinesa no Brasil. Na geração atual ele virou elétrico e ficou ainda menor, usando diminutas rodas de 12 polegadas.
O nome do carro chinês ficou maior, virou Chery QQ Ice Cream. Sim, “sorvete”. O formato da carroceria parece mais com o de um pote de sorvete que o VW Up.
O primeiro carro chinês a chegar ao Brasil foi o furgão Chana Cargo. Quem trouxe essa marca para o Brasil viu a oportunidade de vender um veículo de carga mais barato que uma Kombi, mas não se atentou ao nome.
Para quem é mais inocente, o nome dessa marca chinesa é uma gíria para a genitália feminina. Essa montadora pertence a um grupo chamado Chang’an, nome que poderia ser usado aqui por esse carro chinês sem virar piada.
Desafiamos vocês a ver o comercial da Chana sem rir:
https://youtu.be/y82jw8SiQJs
A GWM começou a vender o Ora 03 na Europa antes de trazê-lo ao Brasil. O carro elétrico usa por lá o seu nome chinês, Funky Cat. Nosso mercado foi o primeiro a adotar o nome “careta” 03, que foi estendido aos outros mercados ocidentais.
A Ora é a submarca de elétricos compactos da GWM. Seus carros trazem nomes com referências a gatos, como Lightning Cat, Punky Cat, Ballett Cat, Good Cat e… Mecha Dragon. Sim, esse último não é um gato. Vai entender…
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não chega a ser pior que o nome do aerobarco que fazia o trajeto Rio-Niterói: Jumbo Cat